Sukhoi Su-25
Sukhoi Su-25 / Foto: Ministry of Defence of the Russian Federation

Interessante vídeo sobre o Sukhoi Su-25 ‘Frogfoot’, destacando algumas características se sobre vivência da aeronave.

A filmagem é antiga, mas vale a pena ver:

Neste segundo vídeo, é possível ver a aeronave em missões reais de combate na Chechênia:

https://youtu.be/rUq8DKJkZsw

divider 1EDIÇÃO: Cavok

NOTA DO EDITOR: A VKS atualmente emprega o Su-25SM3, equipado com glass cockpit e compatível com armas inteligentes.

Anúncios

18 COMENTÁRIOS

  1. Pode até ser efetivo, mas, como diz o povo: o bicho é feio com força!

    • Tem de ser feio, tipo um Serginho chulapa da aviação. Pro trabalho que tem de fazer ser feio é pre-requisito – A-10 que o diga!

    • Não o acho feio, assim como o A-10, ambos têm uma beleza peculiar dado o tipo de aplicação. 🙂 Enfim, o A-1 Skyraider ou mesmo o Il-2 Sturmovik, pioneiros no gênero, são, ao seu modo bonitos, creio.

  2. è o verdadeiro "burro de carga" ou se preferirem o "pau para toda obra" da força aérea russa. Com a mas recente atualização é capaz de usar bombas guiadas a laser entre outras armas inteligentes. Feio mas forte com um touro, li relatos deles sendo atingidos repetidas vezes e na maioria das vezes retornavam as bases. Um vetor espetacular para qualquer força aérea sendo empregado de modo certo.

    • Uma vez eu li que os Su-25 foram os primeiros aviões russos a usar bombas guiadas a laser na década de 80.

  3. A blindagem da cabine aguenta tiros de canhão 30mm! pelas imagens dá pra perceber como este avião foi projetado pra levar porrada e aguentar…
    Acredito que numa eventual intervenção russa eles seriam os reais responsáveis por atacar os alvos com incursões diurnas e fazendo uso de foguetes atacando em mergulho como nós vimos na Georgia em 2008 e também na Chechênia…

    • Acho que o amigo quer dizer fragmentos de 30 mm, não?
      Um 30 mm perfurante fura a lateral do casco de alguns tanques, é muito para qualquer avião. Precisa mais de 60 mm de aço ara segurar.

        • Eu sei, mas 30 mm sólido é impossível para qualquer caça. 30 mm atravessa um BMP-2.

          Muito legal o vídeo, se for mesmo 30 mm é HE de fragmentação ou algo assim.

      • Na verdade, o Su-25 diferente do A-10, é pura blindagem, realmente ele é todo blindado, você atira nele, na fuselagem, e nada acontece, a capacidade de sobrevivência do A-10 ela é super elevada pois consegue resistir bastante tiro, apesar de, não ser difícil acertar os computadores dele e incapacitar os MFCD, então, sem avionica, o que ele vai fazer no campo de batalha? não muita coisa, toda sua avionica, GPS, DSMS, TGP, é tudo adiministrado pelos MFCD, e como você vai usar uma bomba com HUD em mal estado e etc? não tem como. O uso da avionica é por computadores, então, mas do que aguentar tiro, a blindagem e proteção do A-10 foi feito para PROTEGER o piloto, e não para permanecer no campo de batalha levando tiro de 30mm.. até porque se ele levar, dependendo da região, se for na asa o piloto já tem que ejetar, não podemos confundir coisas, o A-10 resisti muito tiro, muito mesmo, para derrubar um A-10, só quebrando as asas ou os motores, fora isso, é bem difícil. Já o Su-25, eu diria que ele é uma rocha, tu atira e nada acontece, e fora que, dependendo da versão do Frogfoot, "nem" computadores eles tem (na verdade tem, mas não é comparável ao Hawg), então só existe blindagem.

        Agora, não sei se o Frog aguenta tiro de 30mm, a ponto de não ultrapassar o projétil.. realmente eu não sei, no A-10 eu tenho certeza que vara facilmente.

        • Que eu me lembre alguns Su-25 foram derrubados no Afeganistão antes dos russos adotarem contra-medidas.

          Tenho um livro sobre ele dizendo que suporta cerca de 4 vezes mais impactos que um caça normal.
          O interessante nesse avião é o misturador de ar frio nos exaustores. Tem uma tomada de ar específica para coletar ar frio e liberar junto com o quente diminuindo a assinatura.

          Dá para ver nessa maquete. http://s511.photobucket.com/user/andlovemen/media

          • Su-25 é um bom avião, porém, ao meu ver ele é bem rustico, apesar de ser mais novo que o A-10.

            Sobre a blindagem, é realmente muito blindado.. o A-10 tem suas blindagens para pontos específicos, se fosse colocar a mesma blindagem com os mesmo motores, ele não seria A-10, teria que mudar bilhões de coisas, já sairia totalmente do seu objetivo.

Comments are closed.