Momento da decolagem do segundo protótipo do treinador HAL HTT-40.

O primeiro voo do segundo protótipo do avião de treinamento básico indiano, o Hindustan Turbo Trainer-40 (HTT-40) “PT-2” foi realizado com sucesso no final de semana passado, conforme relatado pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

O voo ocorreu a partir da unidade da HAL em Bengaluru, a unidade do setor de defesa da fabricante.

Durante esse primeiro voo do segundo protótipo HTT-40, a aeronave pilotada pelo Gp Capt KK Venugopal no assento dianteiro e o Gp Capt C Subramaniam na parte traseira. O voo serviu para avaliar os controles de voo e manobras já realizadas pelo primeiro protótipo (PT-1).

“O segundo protótipo foi preparado dentro de um ano, e voou por uma hora realizando manobras importantes”, disse o CMD T Suvarna Raju da HAL.

Destinado a ser utilizado para a primeira fase de treinamento dos pilotos dos três serviços militares indianos, o primeiro protótipo do HTT-40 tinha feito o seu voo inaugural após muitos atrasos no dia 31 de maio do ano passado. O voo inaugural foi realizado na presença do então ministro da Defesa Manohar Parrikar.

O programa HTT-40 tem como objetivo atingir sua capacidade operacional até 2018, e para isso a empresa vai fabricar três protótipos e dois aviões para testes estáticos, disse a HAL anteriormente.

O HTT-40 irá substituir o avião de treinamento Hindustan Piston Trainer (HPT)-32 ‘Deepak’ que estava sendo usado pelo IAF para o treinamento primário.

O programa HTT-40 foi quase abandonado, mas o então ministro Parrikar forçou para que a Força Aérea da Índia e a HAL garantissem o desenvolvimento do treinador.

Enquanto o HAL forneceria o HTT-40 para as forças de defesa, ela seria autorizada a exportar parte da produção.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS