No dia 3 de maio de 2011, a primeiro espaçonave comercial do mundo, a SpaceShipTwo, realizou o primeiro teste de ensaio de reentrada da atmosfera, onde ela executa as manobras que terá que realizar para voltar na atmosfera e iniciar o planeio para pouso no SpacePort. O vídeo, produzido pela Virgin Galactic, foi divulgado no dia 17 de maio, dias antes da SS2 realizar seu segundo ensaio de reentrada, dia 25 de maio, no Deserto de Mojave.

O vídeo mostra a SpaceShipTwo, liberada da VMS Eve, a partir de uma altitude de 51.500 pés, após um voo de subida que dura aproximadamente 45 minutos. As asas da Space ShipTwo inclinam-se 65 graus para cima, durante 75 segundos, aumentando o arrasto e permitindo que a aeronave faça a reentrada com segurança, numa razão de descida de 15.500 pés por minuto. Quando atinge os 33.500 pés, as asas voltam à posição normal e a nave segue planando até o pouso no Mojave Spaceport. Todo processo dura cerca de 11 minutos, desde que ela é liberada da nave-mãe.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito doido…Pergunta: Na nave mãe os dois lados possuem pilotos ?

    • Na nave mae, so' um lado tem cockpit. O outro lado atualmente (ou melhor, na ultima ves que eu vi o White Knight 2, ha quase dois anos) tem janelas falsas, adesivos pretos de vinil. ou seja, nao tem interior. Mas quando começarem os voos comerciais, o White Knight 2 vai ter cabine pra passageiros, e vai fazer voos parabolicos ("Vomit Comet", "0g") depois de lançar a SpaceShip. Ou seja, voce tem duas opçoes: Paga dezenas/centenas de milhares de dolares pra voar no foguete ate' 100km e ter uns 5 minutos de 0g no espaço, ou paga "apenas" alguns milhares pra voar na nave-mae e ter varios periodos de 15 segundos de 0g dentro da atmosfera.

  2. Imagino qual será a sensação dos passageiros desta peculiar nave sem nenhuma intervenção governamental-militar. Se der certo, prevejo a Boeing desenterrando o projeto Sonic Cruiser para viagens sub-orbitais.

  3. Se os investimentos da década de 50/60 do século passado se mantivessem, hoje isso sería peça de museu, por quê há muito o Homem já estaria com bases na Lua e novos motores…

    A Conquista do Espaço não será viável com motores químicos. Mesmo o motor iônico não será a solução. As estrelas só se tornarão acessívei com o desenvolvimento do motor magnético.

    Mas a história é feita por pioneiros e visionários.

    Sucesso a VG!!!

Comments are closed.