Segundo protótipo do Gripen E decola para seu voo inaugural no dia 26 de novembro. (Foto: Saab)

No dia 26 de novembro, a Saab completou com sucesso o primeiro voo da segunda aeronave de teste Gripen E.

A segunda aeronave de teste Gripen E, designada 39-9, decolou em seu primeiro voo às 09h50 do dia 26 de novembro de 2018. O voo de teste foi operado no aeroporto da Saab em Linköping, na Suécia, com o piloto de testes da Saab, Robin Nordlander, nos controles.

“Algumas pessoas acham que ser um piloto de testes é o trabalho mais excitante do mundo e deveria ser. Voar o Gripen E significa voar sem esforço, mesmo em um voo inaugural como este. O voo foi tão suave e o 39-9 é um verdadeiro prazer de pilotar. Estou ansioso para voltar a colocá-lo no ar e em breve colocar os novos sistemas em teste”, diz Robin Nordlander, Piloto Experimental de Testes da Saab.

Durante o voo de 33 minutos de duração, o piloto realizou várias ações para validar as características de voo e vários critérios de teste, como o software, o sistema de suporte de vida e o sistema de rádio.

“É muito gratificante ver a segunda aeronave Gripen E entrar no programa de testes de voo como planejado. Esta nova aeronave nos permite expandir as atividades experimentais à medida que testamos mais funcionalidades com sistemas a bordo, enquanto, com duas aeronaves voando agora, estamos aumentando o ritmo geral de testes. O programa continua a gerar bons progressos e gerar interesse, pois nossos clientes e outros estão ansiosos para ver e aprender mais sobre as capacidades que o Gripen E dará aos seus pilotos”, diz Jonas Hjelm, diretor da área de negócios da Saab Aeronáutica.

A próxima fase do programa de testes do Gripen 39-9 é o teste dos sistemas e sensores táticos.

5 COMENTÁRIOS

  1. Esperando as viuvas "Rafaletes", "SuperBugetes" e "Flanketes" chegarem pra falarem mal do Gripen em 3, 2, 1…

    • Qdo o Gripen fizer o que eles fazem quem sabe eles venham…

    • Eu me classifico como viuva do dinheiro, só me tiram e não gastam de forma consciente, e pra quê, pra
      um bando de véio ignorante brincar de guerrinha.

  2. Talvez seja apenas impressão, ângulo da foto, iluminação etc..
    Mas este parece mais liso, mais bem refinado, mais aerodinâmico, parece que a junção da asa/fuselagem ficou melhor acabada.
    By the way, continuo achando que esse cronograma foi traçado por Jó.
    Mas enfim.. É uma boa noticia, que continue voando em bons ventos.

Comments are closed.