A subsidiária da Northrop Grumman, a Scaled Composites, efetuou o primeiro voo de uma nova aeronave experimental.

A Scaled Composites orgulha-se de anunciar o lançamento e o primeiro voo do seu projeto mais recente, a aeronave experimental Model 401. A empresa construiu dois protótipos do Model 401 para um cliente não divulgado. O objetivo é “demonstrar técnicas de fabricação avançadas, de baixo custo e fornecer aeronaves para pesquisas de voo para parceiros da indústria e governo dos Estados Unidos“, afirmou em um comunicado de imprensa.

Tanto o comprimento quanto a envergadura do Model 401 medem 11,58 m. O peso vazio é de 1.800 kg e o máximo de decolagem é de 3.600 kg. O avião é propulsado por um motor Pratt & Whitney JTD15D-5D gerando 1.400 kg de empuxo seco. A velocidade máxima é de Mach 0.6 (cerca de 700 km/h ao nível do mar) e tem autonomia de até três horas.

Este é um momento emocionante para nós. A Scaled está na vanguarda do desenvolvimento de aeronaves experimentais e tenho a sorte de ter um assento na primeira fila“, disse Aaron Cassebeer, engenheiro de projetos da Scaled Composites. “Hoje foi um excelente dia para nossa equipe de testes. Tivemos um ótimo voo e esperamos o futuro programa de teste“.

Além desses escassos detalhes, existe pouca informação sobre o Model 401, embora seu design sugira um aparelho com capacidade stealth.

A imagem do Model 401 imediatamente provocou especulações no Twitter sobre sua missão e capacidade, com muitos internautas observando o design do Quiet Bird de 1960.

A equipe planeja continuar a expansão do envelope no primeiro avião enquanto trabalham em direção ao primeiro voo do segundo veículo.

A Scaled Composites é uma empresa especializada em desenvolvimento aeroespacial e materiais compósitos. Fundada por Burt Rutan em 1982 e localizada em Mojave, Califórnia, a Scaled possui a média de um novo e único avião por ano.

Boeing Quiet Bird de 1960

A imagem do Model 401 imediatamente provocou especulações nas redes sociais da comunidade aeronáutica, sobre sua missão e capacidade, com muitos internautas observando as semelhanças com o Predator C Avenger da General Atomics e o Quiet Bird de 1960.

 

1 COMENTÁRIO