AF 1 N 1011 580x302 - Voa o primeiro A-4M modernizado para Marinha Brasileira
A aeronave AF-1 “N-1011” está sendo usada como protótipo para o programa de modernização dos A-4 da Marinha Brasileira.

Na quarta-feira, dia 17 de julho, voou pela primeira o protótipo do modernizado A-4M que será usado pela Marinha Brasileira. A aeronave s/n 1011 realizou um voo dentro da normalidade desde Gavião-Peixoto, interior de São Paulo, onde está a unidade da Embraer responsável pelo trabalho de modernização.

A aeronave será usada como plataforma para certificação dos equipamentos e futuras modificações que serão implantadas.

No total, a Embraer vai modernizar 12 jatos A-4 (nove aeronaves monoplaces AF-1 e três biplaces AF-1A), num contrato de 2009 avaliado em US$ 106 milhões, o qual prevê que os jatos possam continuar voando até 2025.

Dentre as modificações estão um modernizado cockpit, com novos aviônicos e displays multifuncionais. O radar será substituído pelo IAI ELTA EL/M-2032 fabricado em Israel.

Os jatos modernizados também receberão novos sistemas de comunicação para permitir datalink seguro com outras aeronaves militares no Brasil. Dentre os armamentos os A-1M poderão ser equipados com mísseis ar-ar BVR e armas ar-superfície, ampliando a capacidade operacional da Marinha Brasileira.

Fonte: Pássaro de Ferro – Adaptação do texto: Cavok

zemified e - Voa o primeiro A-4M modernizado para Marinha Brasileira
Anúncios

28 COMENTÁRIOS

  1. Legal, um amx está dando uns rasantes acima da cidade onde moro já faz uns 3 dias, acredito eu que seja os que estão sendo modernizados pois moro numa cidade próxima a gavião.

  2. A pintura vai ser a mesma ou essa foto é antes da modernização?

  3. Sei não…alguma coisa não está "batendo"…ainda mais que rola um boato de que deu pau na aviônica do A-4M…

  4. Pois é Giordani. Se este é um A-4 modernizado, não deveria estar com a estrutura revisada e com pelo menos, uma nova pintura?

  5. Tchê,
    Duas coisas nessa web não devem ser feitas: Uma é alimentar Trolls. A outra, é espalhar boatos. Eu também não sei, mas li, em mais de um lugar, que a modernização do A-1 e do A-4 não saiu com o previsto e técnicos israelenses tiveram de ir as pressas pra lá…

  6. O português Pássaro de Ferro está mais rápido do que a “inprença izpesialisada” nacional. Nada a respeito na Fôia, no Currêio — junto de uma análise “histratéjica”…

    • Isso aí é que me chamou a atenção…nada na imprensa "ispeçializada"…

  7. Interessantes as modificações… Elas tornam esse A-4 muito próximos dos A4-AR argentinos. Serão meios de ataque razoáveis, podendo pelo menos atualizar as táticas do pessoal de combate naval…

  8. Será que o Porta Aviões São Paulo, vai estar totalmente operacional quando os A-4 forem todos modernizados? Sei não emmm!!

  9. Interessante, segundo o link da wikipedia no texto, esse radar é o mesmo usado no Tejas.

  10. Preciso dizer que fiquei contente coma notícia. Não vejo a hora destes caras estarem operacionais no opalão, e o opalão, idem. Em terra de cego, caolho é rei. Por enquanto vai servindo… infelizmente é nossa realidade, mas não podemos perder tudo que já aprendemos (Marinha) até agora.

  11. Se esta foto for de pós modernização,nada de novo externamente,até mesmo a pintura está estranha.Pensei que o N1023 fosse sair primeiro.O cockpit do A4 ja é apertado,com modernização então,coitado dos pilotos.

  12. Continua sendo um belo avião. Mesmo assim, garante uma capacidade de ataque,

  13. O primeiro é sempre especial… mas o importante é que tudo está caminhando pro lado justo!!

    Valeu!!

  14. off-topic, ou on-topic: Parece que o Biden ligou pediu desculpas para a Dilma pela espionagem. Talvez as escutas e a NSA já o tenham alertado que melou o assunto Super Tijolão no FX2 na visita da Patroa a Washigton logo mais e ele está tentando reverter o tema.

  15. WolfpackVF1,

    Que os céus te ouçam…
    Porque tijolão chipado e grampeado ninguém merece!

  16. Os Argentinos bem que podiam vender seus A-4s modernizados.

    São lindões…vivem parados (conservados)…teríamos mais um esquadrão a bordo do A-12 SP !!!

  17. Kurti,

    Não creio que eles queiram se desfazer de sua aeronave de caça mais avançada… Creio que mesmo os Super Etendard não possuem eletrônica de bordo ao mesmo nível…

    Ademais, os sistemas daquelas aeronaves são bastante diversos dos A4 modernizados no Brasil…

Comments are closed.