O jato executivo Gulfstream G600 decola para seu primeiro voo em Savannah, Georgia. (Foto: Gulfstream)

No dia 17 de dezembro, no 113º aniversário do primeiro voo dos irmãos Wright, o novo Gulfstream G600 voou pela primeira vez, a partir de Savannah, Georgia, realizando o marco antes do previsto.

O G600 decolou do aeroporto internacional Savannah-Hilton Head às 13h50 horário local, e gastou 2 horas e 53 minutos no ar. O piloto de testes Scott Martin e Todd Abler foram acompanhados pelo engenheiro de voo de testes Nathaniel Rutland.

“O voo ocorreu exatamente como antecipado, graças em grande parte aos investimentos que fizemos em nossos laboratórios terrestres”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Este voo é a maneira perfeita de encerrar 2016 e definir o tom para um bem sucedido 2017.”

A plataforma de aviônicos Gufstream Symmetry Flight Deck.

O voo inaugural da aeronave lança oficialmente o programa de teste de voo do G600. Dois aviões adicionais foram introduzidos no centro de teste de voo em antecipação de seus voos no início do próximo ano.

O primeiro G600 vai seguir o programa de voo de teste semelhante ao do seu irmão mais novo G500, com o qual compartilha um alto grau de consistência técnica. A Gulfstream já completou mais de 57.000 horas de testes de laboratório no solo para os dois novos modelos.

O G600 representa a aurora de uma nova era no design do cockpit, com integração, funcionalidade, ergonomia e até mesmo estética. A Gulfstream incluiu um novo controle ativo mini-manche. A aviônica é dotada da plataforma Gufstream Symmetry Flight Deck derivada do sistema Honeywell Primus Epic.

Para a cabine, o G600 proporciona um ambiente de cabine pressurizada com o menor altitude no mercado. Enquanto o jato voa em uma altitude de 51.000 pés (15.545 metros), os passageiros se sentam como se estivessem em pé no solo, numa altitude de 4.850 pés (1.478 metros). Para o sistema de ar, os engenheiros da Gulfstream desenvolveram uma maneira de apresentar 100% de ar fresco na cabine. Este sistema irá alterar o ar a cada dois minutos. A aeronave é alimentada por um par de motores turbofans PW815GA Pratt & Whitney Canada de 15.680 libras.

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