A segunda aeronave de teste de voo (FTV2) do Global 7000 da Bombardier. (Foto: Bombardier)

A Bombardier Business Aircraft anunciou que a segunda aeronave de teste de voo do Programa Global 7000 e Global 8000 (FTV2) completou seu voo inicial. Este marco confirma que o desenvolvimento do programa está progredindo bem e que a aeronave Global 7000 está em vias de entrar em serviço no segundo semestre de 2018.

A FTV2, denominada “The Powerhouse”, foi projetada para testar os sistemas da aeronave, incluindo sistemas de propulsão, elétricos e mecânicos, todos eles totalmente funcionais durante o voo de 4 horas e 28 minutos.

O capitão Jeff Karnes, auxiliado por seu co-piloto, J.R. Marcolesco e o engenheiro de testes de voo Ben Povall, decolou das instalações da Bombardier em Toronto às 10h50 (horário local) no sábado (04). O voo inicial também testou o desempenho da aeronave em altitude, com a FTV2 subindo para 43.000 pés (13.106,4 metros), como esperado.

“O voo bem sucedido do primeiro veículo de teste de vôo (FTV1) em novembro de 2016 abriu o caminho para o voo suave da FTV2 neste final de semana passado”, disse Michel Ouellette, vice-presidente sênior do Programa Global 7000 e Global 8000. “Estamos focados em cumprir o programa de desenvolvimento e cronograma de certificação e, mais uma vez, temos demonstrado a nossa capacidade de produzir resultados através do trabalho árduo e dedicação das equipes altamente qualificados que trabalham no programa.

“Agora temos um veículo de teste de voo dedicado a testar os sistemas da aeronave. Os dados da FTV2 complementarão os resultados bem-sucedidos já obtidos em plataformas de teste, incluindo o ISCTR e, a partir do extenso teste em voo da FTV1 até o momento”, disse Francois Caza, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto e Engenheiro Chefe da Bombardier. “Estamos no caminho certo com nosso programa de testes e estamos muito satisfeitos com a progressão e desempenho de nossos veículos de teste de voo até o momento. A dedicação e a colaboração que nossas equipes demonstraram foram cruciais para alcançar este importante marco”, acrescentou.

O jato de negócios Global 7000 é projetado excepcionalmente de dentro para fora para entregar uma experiência da cabine como nenhum outro. O único jato de negócios da indústria, com quatro espaços de estar e uma área de descanso dedicada à tripulação, o Global 7000 oferece conforto incomparável e flexibilidade de design de interiores que estabelecem o padrão para uma nova categoria de grandes jatos executivos.

2 COMENTÁRIOS