A quarta aeronave de testes do modelo F-35A, a nona da frota de testes do JSF, que decolou pela primeira vez no dia 30 de dezembro, em Fort Worth, Texas. (Foto: Lockheed Martin)

A Lockheed Martin confirmou que a aeronave AF-04, a quarta aeronave F-35A Lightning II de teste, efetuou o primeiro voo a partir da unidade da Lockheed Martin em Fort Worth, Texas, no dia 30 de dezembro.

O voo foi o 410° do ano para a frota de teste dos JSFs, batendo o plano original de 394 voos. Os testes dos F-35A e F-35C estão adiantados no cronograma de 2010, mas o problemático F-35B STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing) continua a sofrer com mais atrasos com a frota de aeronaves tendo ficado sem voar na maioria do ano devido a dificuldades técnicas, a maioria dessas relacionadas a questões hidráulicas nas portas do fan de sustentação e em rachaduras nas anteparas da aeronave de testes no solo.

O caça AF-04 é o nono da frota de testes a voar – de quatro aeronave F-35As, quatro F-35Bs e um único F-35C, que deverão receber mais três aeronaves do modelo “C” ainda em 2011.

Anúncios

4 COMENTÁRIOS

  1. É enquanto as versões A e C já são uma realidade a B é só sofrimento. Mas também convenhamos a versão STOVL quando pronta será um feito em tanto pela moderna engenharia aeroespacial, e dará outros horizontes neste tipo de aeronave.

  2. Fox Bravo,

    Vc tem toda a razão.

    O F-35B Lightning II, sucessor natural do Harrier, vai potencializar as operações STOVL e VTOL de uma maneira nunca vista.

    Seus operadores terão a opção tática de usar uma clareira ou um navio de apenas 20.000 toneladas para operar uma aeronave de 5ª geração tão capaz (ou mais) que os caças convencionais contemporâneos.

    Os US Marines e a Marina Militare acreditam que vale a pena a espera.

    Sds,

    Ivan.

  3. Sei não, aquela turbina "que torce como rosca" pra baixo na
    versão B ainda não me convenceu.

  4. Esta aeronave que o Jobim disse que era muito para nós, para quem pilota F 5 deve ter uma grande diferença,quem gosta de ser alvo,virar caçador é uma diferença enorme mesmo.

Comments are closed.