Aeronave BAe 146 (D-AMGL) pertencente a WDL Aviation realizou o voo. Imagem ilustrativa.

Um voo da British Airways (BA) CityFlyer com destino a Düsseldorf na Alemanha aterrissou na capital da Escócia por engano. Os passageiros só perceberam o erro quando o avião pousou e o anúncio de boas-vindas a Edimburgo foi feito.

O voo é operado pela WDL Aviation por meio de um acordo com a BA. O avião, que iniciou o voo no aeroporto na cidade de Londres, foi então redirecionado e decolou desta vez, com o destino correto, Düsseldorf.

A BA disse que estava trabalhando com a WDL para descobrir por que ela apresentou o plano de voo errado.

“Pedimos desculpas aos clientes por essa interrupção em sua jornada e entraremos em contato com cada um deles individualmente”, disse a BA em comunicado.

Rota original em vermelho e rota amarela “incorreta”.

Em seu voo final no domingo, o avião voou para Edimburgo e voltou o aeroporto London City, então parece que alguém na WDL programou o mesmo plano de voo para o dia seguinte, de acordo com a BA.

Quando a tripulação chegou ao aeroporto de London City na segunda-feira, depararam-se com o plano de voo para Edimburgo e simplesmente realizaram o voo.

A empresa alemã WDL disse que está “trabalhando de perto com as autoridades para investigar como a confusão de voos pode ocorrer”.

“Em momento algum a segurança dos passageiros foi comprometida. Passamos os passageiros para voo com o número BA3271 para Düsseldorf após a parada involuntária em Edimburgo”, afirmou o comunicado.

BA se recusou a dizer quantos passageiros foram afetados pelo erro.

“Os banheiros foram bloqueados”

Sophie Cooke, consultora de gestão de 24 anos, viaja de Londres para Düsseldorf semanalmente a trabalho.

Ela disse que quando o piloto fez o anúncio de que o avião estava prestes a pousar em Edimburgo, todos pensaram que era uma piada. Ela perguntou à tripulação de cabine se eles estavam falando sério.

O piloto então pediu aos passageiros que levantassem as mãos se quisessem ir para Düsseldorf. Todos levantaram as mãos.

“O piloto disse que não tinha ideia de como aconteceu. Ele disse que isso nunca aconteceu antes e que a tripulação estava tentando descobrir o que poderíam fazer.”

Sophie disse que o avião permaneceu na pista de Edimburgo por duas horas e meia, antes de voar para Düsseldorf.

“Foi muito frustrante. Os banheiros foram trancados e ficamos sem alimentação”, disse ela.

Análise por Simon Browning, produtor de transportes da BBC

É extremamente incomum para os passageiros embarcarem em um voo e chegarem ao destino errado – e ele apresenta muitas questões sobre procedimentos e padrões.

O voo foi operado por uma empresa de aviação alemã em nome da BA. Eles seguem os mesmos protocolos operacionais que os passageiros da BA esperam?

Por que não foi feito um anúncio para os passageiros antes da decolagem dizendo “o tempo em Edimburgo está bom e o voo durará uma hora”. Se tivesse, eles poderiam ter evitado muitos problemas.

Para os passageiros envolvidos, eles receberão uma compensação pelo atraso? E finalmente – qual garantia temos para confiar na BA para que tal erro pode ser evitado novamente?

Passageiros reclamaram do erro no Twitter:

E a BA respondeu dizendo que “atualmente não tem qualquer informação” sobre o motivo pelo qual o voo foi para o lugar errado.

A companhia aérea limitou-se a dizer que sua equipe de atendimento ao cliente em Düsseldorf havia localizado todos os passageiros na chegada e iria acompanhá-los “no devido tempo”.

WDL Aviation é uma companhia aérea sediada em Colônia, na Alemanha. A frota da empresa é composta por aeronaves BAe 146-200 com algumas ordens para o Embraer 190.


FONTE: BBC

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Embaraçoso. Já os pax devem ter achado outras coisas bem piores rsrsr.

  2. Inglaterra, onde tudo é cronometrado, tudo é pontual, tudo é perfeito. Um erro destes é lamentável, o plano de voo feito pelo tio da lanchonete ? Primeiro mundo que nada, erram como todo mundo erra.

Comments are closed.