
Um voo da Southwest Airlines com 117 pessoas a bordo fez uma aterrissagem de emergência nesta quinta-feira no aeroporto Hollywood Burbank, na Califórnia, durante chuva forte, informou a FAA (Administração Federal de Aviação).
“Ninguém ficou ferido”, disse o porta-voz da FAA, Ian Gregor. O voo 278, um Boeing 737-700 que partiu de Oakland, Califórnia, parou depois de percorrer uma área com material especial projetada para parar um avião, disse o porta-voz.
O sistema de segurança ajudou a impedir que o avião batesse em uma cerca e chegasse em uma estrada movimentada de seis pistas ao lado do aeroporto.

O aeroporto está aberto, e todas as companhias aéreas estão operacionais, segundo informações do próprio aeroporto via Twitter. Uma pista foi fechada. Alguns voos foram cancelados ou atrasados.

Havia 112 passageiros e cinco tripulantes no voo, disse a porta-voz da Southwest, Brandy King. A Southwest twittou que a companhia aérea reembolsará os custos do bilhete de passageiros e fará um “gesto adicional de boa vontade”.
Our Employees are getting the 112 Customers of Flight 278 (OAK to BUR) their luggage and rebooking those with connecting flights. We’re refunding the cost of Customers’ roundtrip airfare and including an additional gesture of goodwill.
— Southwest Airlines (@SouthwestAir) December 6, 2018
No horário do incidente, a visibilidade no aeroporto era de apenas 1 milha. A área estava passando por uma forte chuva – com até meia polegada de chuva por hora na região onde o aeroporto está localizado. Após o incidente a FAA interrompeu as operações em solo, mantendo os voos de chegada no ar por mais 45 minutos.
A área onde o avião parou – chamada de sistema de contenção de materiais projetados – está em vigor há anos. Em outubro de 2006, um pequeno jato carregando o astro do beisebol Alex Rodriguez e outras pessoas foi parado pelo sistema, de acordo com o Los Angeles Times.
A área é feita de blocos de concreto leve que desmoronam sob o peso de um avião, informaram autoridades do aeroporto nesta quinta-feira.
Seis anos antes, um 737 saiu da mesma pista, atravessou uma barreira, atravessou uma rua movimentada (onde bateu em um carro) e quase atingiu um posto de gasolina. Seis pessoas ficaram feridas.
FONTE: CNN – Edição: Cavok
Um sistema de contenção deste deveria ser obrigatório em aeroportos de qualquer tamanho, e pelo material utilizado não deve ser caro.
A associação com o acidente do TAM 3054 em 2007 é inevitável. O cenário é muito semelhante: pouso em condições difíceis em aeroportos "engolidos" pelas cidades, como foi em Congonhas. Sorte (ou preparo/previdência?) que não houve vítimas fatais desta vez. Concordo com o amigo, este sistema deveria ser obrigatório em todos aeroportos.
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