Su-30MKI
Su-30MKI
A presidente Palil a bordo do Su-30MKI
A presidente Patil a bordo do Su-30MKI

A Presidente da Índia, Pratibha Patil, de 74 anos, voou no caça Su-30MKI da Força Aérea da Índia, tornando-se a primeira mulher do país a voar uma aeronave de combate.

Conforme informado anteriormente aqui no Cavok, a presidente Patil descreveu seus 30 minutos de voo no caça Sukhoi biplace como “uma única e maravilhosa experiência”. Ela voou como ‘co-passageira’ no caça, que decolou de uma base da força aérea próxima da cidade de Pune, no oeste de Índia.

Ela também alcançou o recorde mundial por ser a mulher mais idosa a voar num jato de combate, informaram os oficiais indianos.

“Eu fui familiarizada com as manobras da aeronave, as quais possui um modo sofisticado de lidar. Eu tive a oportunidade de voar na mais tecnicamente avançada aeronave,” disse a senhora Patil para imprensa, na cidade de Pune, após seu voo.

A presidente Patil, que sempre aparece em público vestindo o tradicional sari de algodão, teve que vestir um macacão equipado com o traje anit-G, que os pilotos usam para diminuir o efeito da força G sobre o corpo nas manobras de alta velocidade.

Ela foi o segundo presidente indiano a voar com Sukhoi. O presidente da gestão anterior, Abdul Kalam, também voou no Su-30.

Os presidentes da Índia possuem diversas obrigações simbólicas, incluindo o comando oficial militar do país.

Fonte: BBC News

Anúncios