Dois Su-35 nas cores da Força Aérea Russa
Dois Su-35 nas cores da Força Aérea Russa

A Rússia e a Sukhoi assinaram um contrato de compra de 48 Su-35, 12 Su-27SM3 e 4 Su-30M2 por 2,5 biliões de dólares. Os Su-35 serão entregues até 2015, enquanto que os Su-27SM e os Su-30M deverão entrar em serviço em 2011. Em julho, fontes oficiais russas diziam que 3 regimentos aéreos seriam armados com o Su-35, como avião intermédio até à chegada dos primeiros (atrasados) PAK-FA.

Os Su-27SM3 serão reconstruídos a partir de aviões armazenados e os Su-30M são aviões que deviam ter sido exportados para a China, mas que foram retidos depois de os russos terem percebido que os chineses estavam violando os termos da parceria e que estavam oferecendo o Su-27 (versão chinesa) ao Sudão.

A decisão vem de apoio à Sukhoi, uma empresa que desde a década de 90 tem vivido sobretudo das exportações, já que a Força Aérea Russa tem retido as compras e a renovação da frota devido a crônicos problemas orçamentais que só foram resolvidos nos últimos anos, e este contrato serve como um alívio para que possa prosseguir os trabalhos nos dois protótipos do PAK-FA.

Fonte: Air Forces Monthly

Anúncios