O primeiro contato de reabastecimento em voo do A400M com um helicóptero, um H225M Caracal francês.

A aeronave Airbus A400M alcançou com sucesso seu primeiro contato de reabastecimento ar-ar (REVO) de um helicóptero, com um H225M. Testes também foram feitos com o helicóptero H160, conforme imagens a seguir.

Ao longo de quatro vôos, operados em condições diurnas no sul da França, o A400M realizou 51 contatos secos, marcando um marco decisivo para sua capacidade total como avião-tanque. Esses testes foram realizados sob a coordenação do centro de testes de voo francês “DGA Essais en vol”.

Os testes, sem combustível e realizados entre 1.000 pés e 10.000 pés em velocidades de voo de até 105 nós, confirmaram os resultados positivos de voos de proximidade anteriores realizados no início de 2019. A próxima etapa do programa de testes de voo envolverá contato com transferência de combustível em operações programadas para ocorrer antes do final de 2019, antes da certificação final em 2021.

A campanha de testes de voo também incluiu os primeiros testes de proximidade entre o A400M e um helicóptero H160 solicitados pela Agência Francesa de Compras de Defesa (DGA) no quadro do estudo de viabilidade para o Guépard (futuro helicóptero multirole militar para as forças armadas francesas). Os testes foram realizados com sucesso.

O A400M é certificado para ser rapidamente configurado como avião-tanque, não exigindo uma versão de aeronave dedicada. O A400M carrega até 50,8 toneladas (111.600 lb) de combustível em suas asas e na caixa da asa central, sem comprometer nenhuma área de espera de carga. Também podem ser instalados dois tanques adicionais de retenção de carga, fornecendo 5,7 toneladas adicionais (11.400 lb) de combustível cada. O combustível transportado nos tanques extras pode ser de natureza diferente do combustível nos tanques principais. Isso permite que o A400M atenda às necessidades de diferentes tipos de aeronaves receptoras.

Como avião-tanque, o A400M já demonstrou sua capacidade de reabastecer receptores de caças como Eurofighter, Rafale, Tornado ou F/A-18 em suas velocidades e altitudes preferidas, e também é capaz de reabastecer outras aeronaves grandes, como outro A400M, C295 ou C-130.

O reabastecimento ar-ar de helicóptero é uma operação tática militar que envolve baixas velocidades e baixas altitudes. Após essa conquista e sua certificação final, o A400M se tornará uma das poucas aeronaves-tanque do mundo capazes de realizar tal operação.

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