A Azul operará na pista auxiliar do Aeroporto Santos Dumont enquanto a pista principal passa por reformas. (Foto: Azul)

A Azul fez a sua estreia na Ponte Aérea Rio-São Paulo na manhã desta quinta-feira (29). Com direito a música ao vivo e uma roda de comemoração no saguão do aeroporto de Congonhas, a companhia pode iniciar as ligações diretas entre a capital paulista e o aeroporto Santos Dumont, no Rio depois de quase 11 anos. E voará sem concorrência até o dia 21 de setembro.

A rota, que é a mais importante do país e a quarta maior do mundo em frequência de voos, contará com 16 ligações diárias da Azul.

Executivos, convidados, veículos de imprensa e mais de 200 clientes estiveram a bordo das operações comemorativas, batizadas de Voo 1 e Voo 2, que decolaram quase simultaneamente dos dois aeroportos. O tradicional batismo das aeronaves no Rio e em São Paulo também marcou o momento.

Antes do início do processo de embarque em São Paulo, John Rodgerson, presidente da aérea, discursou para os presentes sobre a importância de existir mais uma empresa nesse importante mercado.

“Pessoal, chegamos. Viva a concorrência. O aeroporto de Congonhas é o principal terminal doméstico do país e a Ponte Aérea é o quarto maior mercado do mundo e a Azul vai entrar forte neste mercado, oferecendo mais uma opção nessa rota. Ampliar a concorrência só traz benefícios para os consumidores”.

“A presença de mais empresas aqui ajudará a baixar os preços das tarifas e aumentar a qualidade do serviço de todas as empresas. Estamos felizes em poder voar na ponte após onze anos de operação no Brasil”, vibrou o executivo.

Em função das obras na pista principal do aeroporto do Santos Dumont, no Rio de Janeiro, somente a Azul irá operar no terminal até o dia 21 de setembro, já que suas aeronaves Embraer e ATR estão certificadas para utilizar a pista auxiliar do aeródromo.

A rota São Paulo-Rio de Janeiro será operada com os jatos Embraer, aviões com poltronas dispostas em 2×2 e telas de TV individuais.

“Desde o encerramento das operações da Avianca Brasil, a Azul foi a única empresa aérea que se posicionou a favor de ampliar as opções na Ponte Aérea, visando quebrar o duopólio que surgiu no rota, já que Congonhas, principal terminal doméstico do país, é o único aeroporto congestionado do Brasil, sem autorizações de pousos e decolagens disponíveis”, refere um comunicado de imprensa distribuído nesta quinta-feira pela Azul.

De acordo com comunicado da empresa, com as 16 operações diárias ligando as duas importantes capitais, a Azul ofertará uma média de um voo a cada 50 minutos.

A Azul destaca ainda que “a utilização da pista principal de Congonhas por aeronaves menores não explora em todo o seu potencial a infraestrutura do terminal paulistano e não acirra a competição em rotas já operadas a partir do aeroporto”, numa indireta às companhias Passaredo e MAP Linhas Aéreas que ganharam os restantes slots em disputa e que, recentemente, anunciaram a sua fusão, passando a trabalhar juntas com a designação comercial única ‘VoePass’


Com informações da Azul

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