A Força Aérea Francesa apresentou hoje uma pintura especial em um dos seus jatos de combate Mirage 2000D (3-XN), homenageando os 30 anos do segundo ataque aéreo a Base Aérea Líbia de Ouadi Doum, no norte do Chade.


O Mirage 2000D com a comemorativa pintura nas cores “baunilha-chocolate” da Força Aérea Francesa. (Foto: Armée de L’Air)

O Mirage 2000D nas cores ‘baunilha e chocolate’ tem a mesma pintura usada pelos jatos Jaguar da Força Aérea da França que em 1987 despejaram bombas na base aérea líbia de Ouadi Doum, no Chade.

O Jaguar utilizado no ataque em 1987 foi preservado na base.

O Esquadrão 3/3 “Ardennes” preparou o aniversário dos trinta anos do segundo ataque aéreo de Ouadi Doum, que ocorreu no dia 7 de Janeiro de 1987 (a primeiro ataque ocorreu no dia 16 de Fevereiro 1986). A cerimônia dos 30 anos será realizada na base aérea 133 de Nancy-Ochey, lar da 3ª Ala de Caça da Força Aérea Francesa.

No local, um memorial será inaugurado, com o jato Jaguar utilizado no ataque em 1987, na presença de aviadores atuais dos Ardennes, e dos “Anciens”.

No dia 7 de janeiro de 1987, quatro aeronaves Jaguar decolaram de Bangui, com cobertura de quatro jatos Mirage F1C, e tomaram a direção da base da Líbia a partir do leste e do norte.

Um jato Jaguar chegou a muito baixa altitude, evitando os radares e mísseis superfície-ar líbios, e disparou um único míssil.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. O mirage 2000 eh um dos mais fotogenicos avioes q eu jah vi. Nao tem foto perdida com ele.

    Eta aviao bonito.

  2. os nosso Mirage 2000 quando operavam ainda, ficariam bonitos com os padrões verde e cinza da FAB, mas foram mantidos o padrão Francês, sei lá porque ..

    • CPA04, os nossos M2000 eram da versão C, de superioridade aérea, que comumente é utilizada a camuflagem cinza em todas as Forças Aéreas, se fosse a versão D de ataque, como as fotos deste post, aí sim poderiam utilizar a camuflagem verde e cinza.
      Abraço

Comments are closed.