Proposta francesa pode ser considerada invalida pela Bélgica. (Imagem ilustrativa)

A tentativa da França de oferecer caças Dassault Rafale para a Bélgica parece cada vez mais condenada ao fracasso após recentes comentários do ministro da defesa belga.

Sob o interrogatório de outros legisladores no parlamento belga, o ministro da Defesa, Steven Vandeput, disse que a França não respondeu corretamente a um pedido de propostas (RfP) para a substituição de sua frota de caças Lockheed Martin F-16.

Em vez disso, a ministra francesa da Defesa Florence Parly enviou uma carta no início de setembro para a Vandeput, que propôs uma parceria operacional e industrial entre os dois países se o Rafale fosse selecionado para o acordo de 34 aeronaves.

Vandeput disse aos parlamentares que apenas duas ofertas conformes foram recebidas, dos governos do Reino Unido e EUA, oferecendo respectivamente o Eurofighter Typhoon e o Lockheed Martin F-35.

Nenhuma das 164 perguntas contidas no RfP para permitir uma avaliação completa foram respondida pela carta de Parly, diz ele.

A Bélgica buscou aconselhamento jurídico sobre a posição francesa. Isso será apresentado ao governo até o final de outubro para informar uma decisão final sobre se deve ou não descartar o Rafale.


FONTE: FlightGlobal

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Nada como a Lei para não comprar um Rafale.Vale qualquer ajuda e que sina essa da Dassault.

  2. Pedem determinadas informações e os franceses respondem com um acordo de cooperação tem que ser desclassificado mesmo.

  3. o Rafale deu o azar de nascer justamente em tempos de quinta geração ,além de ter um primo rival naquela que poderia ser sua area de influencia , com os tais radares de bolinhas chineses , toda força aerea deseja 5 Gs para dificultar a vida do inimigo , a Belgica vai de F35 !

  4. Parece aquele vendedor das Casas Bahia quando você entra na loja querendo comprar uma simples TV de 32 polegadas e o sujeito tenta te empurrar uma de 50 com home theater e mais um monte de frescurada. Patetada desses franceses.

  5. seria mais bonito a Bélgica comprar logo o F-35 e parar de malandragem com os outros fabricantes

Comments are closed.