Força Aérea Angolana recebeu seus dois últimos Su-30K modernizados na Bielorrússia.

A 558ª Fábrica de Reparação Aeronáutica da Bielorrússia (ARZ) em Baranavichy, em abril, concluiu a transferência de um lote de 12 caças Su-30K modernizados para Angola. A informação foi divulgada durante a exposição de armas e equipamentos militares MILEX 2019, pelo vice-diretor de Desenvolvimento da 558ª ARZ, Alexander Vorobey.

“Em abril deste ano, dois caças Su-30K foram entregues para Angola em dois voos a bordo de aeronaves de transporte. Assim, a 558ª ARZ concluiu o contrato para a revisão de 12 aeronaves Su-30K para a Força Aérea de Angola, que foi realizada em coordenação com a Rosoboronexport JSC”, disse Sparrow.

Segundo ele, o Su-30K angolano é na verdade refinado ao nível dos caças Su-30SM. Eles estão equipados com 12 pontos de armas e podem usar os novos mísseis ar-ar guiados RVV-AE, bem como o míssil anti-navio X-31A e a arma anti-radar X-31P.

Para proteger contra armas de alta precisão, cada caça angolano está equipado com uma estação de interferência por satélite, desenvolvida pela 558ª ARZ. Esta estação opera na faixa de freqüência de 8-12 GHz, na qual os sistemas de rastreamento dos mísseis ar-ar operam.

Juntamente com os jatos, a Força Aérea de Angola recebeu um simulador de voo e uma equipe de treinamento da Bielorrússia. “A operação dos caças Su-30K em Angola é atualmente fornecida pela equipe de garantia da nossa fábrica”, disse um representante da 558ª ARZ.

Os caças Su-30K foram entregues pela Índia sob um contrato de 1996. A Rússia os tomou sob o esquema de troca e os ofereceu a vários países africanos. Em 2013, Angola adquiriu 12 unidades, para mais seis a Rosoboronexport ainda está procurando um comprador.

A 558ª ARZ bielorrussa foi escolhida para cumprir o contrato para a modernização dos jatos de Angola, uma vez que a nação parte da União Soviética era a contratante principal para a reparação de caças Su-27 (com base na qual o Su-30 foi criado).


Fonte: TASS

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Para Angola, está de ótimo tamanho! Precisam mesmo é se certificar de que essas aeronaves estejam bem manutenidas, bem armadas e com tripulações adestradas.

    Em tempo: que camuflagem horrível. Jesus Cristo! 🙁

Comments are closed.