A Bielorússia receberá quatro caças Su-30SM em 2019.

Espera-se que a Rússia faça a primeira entrega de quatro aviões de combate Su-30SM à Bielorússia no final deste ano. A Bielorússia encomendou 12 unidades dos caças fabricados pela Irkut Corporation.

“De acordo com o contrato, o primeiro lote de aeronaves Su-30SM será entregue em 2019. O lote consiste em quatro aeronaves”, informou a agência Belarusian Telegraph (BelTA), de uma informação do serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Bielorrússia.

As entregas para as aeronaves encomendada da Rússia estavam programadas para começar no ano passado, mas, devido às mudanças técnicas no conjunto de equipamentos da aeronave, as entregas foram adiadas.

Em 2018, o ministro da Defesa da Bielorrússia, Andrei Ravkov, disse que a Rússia, devido às sanções internacionais de equipamentos e placas eletrônicas para aeronaves, ainda era incapaz de entregar os caças Su-30SM à república – e as entregas poderiam ser feitas em 2019.

Espera-se que a Bielorrússia receba no total 12 caças biplaces da Rússia equipados com vetoração de empuxo para supermanuperabilidade, bem como com HUD grande angular, de acordo com a agência de notícias russa Interfax. As novas aeronaves substituirão os antigos caças MiG-29.

O caça multirole Su-30SM é o desenvolvimento da família de aviões de combate Su-30MK. O caça foi projetado de acordo com as exigências da Força Aérea Russa em termos de sistema de radar, sistema de rádio e reconhecimento, estrutura de armas, assentos ejetáveis ??e sistemas de apoio.

As entregas de aeronaves Su-30SM para as Forças Aeroespaciais da Federação Russa estão em andamento desde 2012, para a Marinha Russa desde 2014, e para o Ministério da Defesa da República do Cazaquistão desde 2015.

Anúncios