O Catar assinou um acordo em março de 2018 para compra de 28 helicópteros NH90, mas efetuou o primeiro pagamento neste mês.

A fabricante italiana Leonardo anunciou hoje que tornou efetivo o contrato, assinado em 14 de março de 2018, para o fornecimento de 28 helicópteros militares multimissão médios NH90 para o Ministério da Defesa do Catar e, portanto, registrou o pedido em sua carteira de pedidos e recebeu o adiantamento do pagamento relativo ao contrato.

A Leonardo atua como principal contratante geral responsável pela gestão de todo o programa avaliado em mais de € 3 bilhões para o consórcio da NHI. Os helicópteros serão entregues entre 2022 e 2025.

Dentre os 28 helicópteros, 12 serão da versão naval NH90 NFH e 16 da versão de transporte de tropas NH90 TTH. Além dos helicópteros, o pacote inclui serviços de suporte, treinamento e certa infraestrutura. Helicópteros adicionais poderão ser adquiridos, conforme interesse do Catar.

O helicóptero NH90 NFH, em uso pela Marinha Italiana.

Alessandro Profumo, CEO da Leonardo, afirmou: “Estamos orgulhosos de ter feito este importante contrato eficaz. Continuamos totalmente focados na execução do nosso Plano Industrial com o objetivo de garantir crescimento sustentável de longo prazo para o Grupo, fortalecendo também nossa abordagem comercial”.

As unidades NH90 NFH serão fabricadas na unidade da Leonardo em Veneza, enquanto os NH90 TTH serão fabricadas pela Airbus Helicopters.

O Planejamento Estratégico do Grupo para o ano de 2018 está confirmado, conforme revisão para cima no dia 30 de julho com relação ao aumento de pedidos e refletindo a eficácia esperada do contrato dos NH90 do Catar, que havia sido parcialmente contabilizado anteriormente.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Esses NH90 TTH, a "serem fabricados pela Airbus Helicopters", estão prometidos para nascer em Marignane, França — naquela linha de montagem que levava UM ANO para reunir as peças de cada exemplar encomendado pela Noruega, que inclusive chamou a Flight Global, na época, para reclamar publicamente disso e ameaçar cancelar o contrato.

    E olha que eu simpatizo com esses françolas… 😀

Comments are closed.