As primeiras aeronaves K-8 da Bolívia foram recebidas em containers e recepcionadas pelo Presidente Boliviano Evo Morales. (Foto:ImageShack)

Força Aérea Bolíviana recebeu seis aeronaves Chinesas de treinamento avançado K-8 Karakorum. As aeronaves foram entregues parcialmente desmontadas em 29 containers e terão sua montagem concluída na cidade de Cochabamba por técnicos Chineses (CATIC) e bolivianos. As aeronaves foram adquiridas ao custo de US$57,8 milhões.

As aeronaves K-8 da Força Aérea da Bolívia antes de serem colocadas nos containers, ainda na China.

O presidente boliviano, Evo Morales compareceu a cerimonia de entrega realizada na II Brigada Aérea, base do Grupo de caça 34. Os K-8 serão destinados para treinamento de pilotos e para combate ao tráfico de drogas.

Espera-se que ate agosto todos os aviões estejam completamente montados e prontos para uso. Espera-se que os K-8 substituam os derradeiros T-33 em uso pela força aérea da Boivia a pelo menos 30 anos.

Fonte: Defensa.com, via Hangar do Vinna

Anúncios

36 COMENTÁRIOS

      • Você chama o Obama de negro?
        Chamava o Fujimori de 'El Chinito'?
        Chamava o Menem de 'El Turco'?
        Chamava o Bush de 'Wasp'?

        Costuma se referir às pessoas de acordo com a origem delas? Tem noção do que isso significa? Não quero ser chato e eu sei q nem é por mal… mas se acha que isso é 'normal'…

        A figura aí tem orgulho de ser índio e de ser líder cocaleiro (o que não se confunde em nada com a indústria de drogas). Tudo a ver com o contexto em que ele se encontra.

        Confesso que não entendi bem a necessidade de um treinador a jato para a Bolívia… como já disseram, se não houvesse embargo, seria mais um cliente da Embraer…

        E por favor, não fiquem com medo da Bolívia e não esperneiem pq eles recebem doações eventuais do Brasil… se é verdade que nossas FAs vivem na pindaíba, creio que só doamos o que não vamos precisar… peloamor, sejam razoáveis!

        []s

        • Liga não, topboy… E acostume-se: tem um pessoalzinho aqui cuja leitura habitual é o Mídia Sem Máscara, onde tratam o Olavo de Carvalho como se fosse o maior filósofo (sic) de toda a História… O resto? Tudo comunista barato, até Sócrates, Rousseau…

          E vão tratando todos que não acham que "o que é bom para os Estados Unidos, é bom para nós", como se fossem idiotas…

          Mas seja bem-vindo, é bom ter alguém sensato aqui, pra contrabalancear os trolls!

          • E você acredita que tem pessoas cuja leitura habitual é o conversa afiada?

            • Mas o pessoal que lê o Conversa Afiada não fica de plantão aqui, que nem tropa de choque pra defender o Tio Sam…
              Já está enchendo as paciências dos leitores que aqui vem pela qualidade do blog, e se deparam com pessoas que pensam que ganham algum trocado do Clifford Sobel…

        • É como você disse Top. A figura aí em cima tem orgulho de ser índio e líder cocaleiro. Então não vejo problema em chamá-lo de índio cocaleiro. Mas o problema dele é ser bolivariano afinal errar é humano! persistir no erro é americano! vangloriar-se do erro é bolivariano!

  1. é a cara dos xavantes.
    bom, agora é hora da fab [sic] adquirir ou um hawk modernizado, ou o m-346,
    ou um yak-130.

    mas na boa, pera operacionalidade,
    custo beneficio, prefiro o ingles.
    é hora de sermos realistas.

    abraços.

  2. Uma coisa é verdade!
    Eles estão comprando algo novo!
    Moderno para sua estrutura.
    Nós só estamos aqui na praça jogando milho aos pombos…

  3. Gostei do " aqui na praça jogando milho aos pombos…", Zé Geraldo é muito bom.
    Mas até a Bolívia comprando aviões, e nós…….

  4. Já que o BRASIL , não quer adquirir jatos de treinamento avançados multifuncionais de última geração , como os M-346 , YAK-130 ou TA-50 , por serem caros , podia adquirir pelo menos umas 15/20 unidades de K-8 , para serem utilizados como treinadores avançados para novos cadetes , coisa que a FAB não tem , principalmente depois da aposentadoria dos XAVANTE , já que os SUPER-TUCANOS não são aeronaves ideais para esse tipo de tarefa , lembrando que os aviões chineses são bem mais baratos que outras opções , européias, americanas e russas , tanto na aquisição , como em manutenção .

  5. KKKKKKKKKKKKK , não aguento olhar pro rosto do EVO , sem ficar sem vontade de dar uma boa risada , é como que ele olha-se para os novas super-maquinas chinesas de ultima geração , e disse-se : AGORA SIM EM , AGORA SIM , kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .

    • O Brasil que tem orsamento 50 veses maior não compra nem unzinho pra nós.

      Meu deus, custaria o Brasil compra pelo menos uns 12 caças novos em carater de urgencia, pra não ficar tão feio.

      Pode ser até 11 Gripen C mesmo, seria melhor que ter comprado 11 radares Grifo com alcance (38km) igual ao meu binóculo usado para os f-5.

Comments are closed.