O jato JF-17 é fabricado no Paquistão, que também possui os caças F-16.

A China está trabalhando para tornar a versão Block III de seu caça JF-17 com uma capacidade semelhante a versão mais recente da aeronave F-16V dos Estados Unidos, que se tornou um enorme sucesso de vendas em um período relativamente curto de tempo.

O JF-17 é fabricado no Paquistão com tecnologia fornecida pela Chengdu Aircraft Co., da China. A versão Block III, que está em desenvolvimento há mais de 2 anos, é caracterizada por um radar de varredura eletrônica ativa (AESA), display montado no capacete (HMD), um pod designador avançado, links de dados e armas além do alcance visual.

“Espera-se que o JF-17 seja equipado com um radar AESA, um display montado no capacete e um sistema de visão avançado”, disse Wei Dongxu, um especialista militar chinês na segunda-feira.

O desenvolvimento da aeronave e a produção já estão em andamento.

Imagem conceitual de caças JF-17 com tanques conformais.

Com menos da metade do preço do jato F-16V de última geração e características semelhantes às do venerável avião dos EUA, a China espera que o Bloco III do JF-17 atraia países com orçamentos de defesa apertados. O JF-17 já foi vendido para a Nigéria e Mianmar.

“Muitos países vieram para comprar. Você assina um contrato para o JF-17, você se beneficia”, disse Yang Wei, um legislador chinês e chefe-executivo do jato de combate.

A Malásia selecionou o jato paquistanês-chinês para o programa de compras Light Combat Aircraft (LCA). Está em competição contra os Tejas feitos na Índia e o F-50 sul-coreano. Com uma compra inicial de 12 unidades, a Malásia também está procurando uma opção para mais 24 unidades no futuro.

Anúncios

7 COMENTÁRIOS

  1. Terão tanques conformais ? Não tem nada no texto mas a imagem conceitual ficou bacana. É um candidato a ser utilizado em combate, dando a China alguma "experiência" em campo para melhorar suas armas.

  2. Pois é vieram para lutar e tentar prevalecer. Se conseguirão é outra história.

    NOTA:
    Apesar do desdém do Assante, o desenvolvimento do JF17 desde seu protótipo até a versão Block II não está deixando a desejar em nada (exceto e bem provavelmente a qualidade) ao desenvolvimento de programas do ocidente (leia-se EUA, França e UE). O desenvolvimento em si mesmo está acelerado.

    CM

  3. De zzz em zzz os chineses avançam em todas as áreas fortemente e merecem créditos.

  4. Pode ser um bom caça. Nada mais que isso.
    E o F-16V é bem mais que isso.

Comments are closed.