Airbus A321XLR nas cores da chilena SKY.

A SKY, uma transportadora low cost e com base no Chile, assinou um contrato de compra com a Airbus para 10 aeronaves A321XLRs.

A companhia aérea expandirá sua rede de rotas internacionais com a nova aeronave.

O A321XLR é o próximo passo evolutivo na família A320neo / A321neo, atendendo aos requisitos do mercado para maior alcance e carga útil em uma aeronave de corredor único. O A321XLR oferecerá uma faixa sem precedentes de aeronaves de corpo estreito de até 4.700 nm, com um consumo de combustível 30% menor por assento em comparação com os jatos concorrentes da geração anterior, permitindo que as companhias aéreas expandam suas redes, tornando novas rotas mais longas economicamente viáveis.

“Essa nova frota de aeronaves nos permitirá expandir nossa oferta de rotas internacionais e de longo alcance, sempre sob o nosso modelo de baixo custo e seus preços extremamente convenientes. Agora, os passageiros podem desfrutar de destinos novos e muito atraentes nos aviões mais modernos do mercado”, disse Holger Paulmann, CEO da SKY.

Arturo Barreira, presidente da Airbus Latin America, disse: “Estamos muito satisfeitos que a SKY tenha escolhido o A321XLR para expandir ainda mais sua frota composta apenas de aeronaves da Airbus. O A321XLR permitirá que a SKY ofereça a seus clientes novos destinos, como voos diretos de Santiago do Chile para Miami nos EUA”.

De acordo com a mais recente previsão do mercado global da Airbus (GMF), a América Latina precisará de 2.700 novas aeronaves nos próximos 20 anos, mais que o dobro da frota atual. O tráfego de passageiros na América Latina dobrou desde 2002 e deve continuar crescendo nas próximas duas décadas. Especificamente no Chile, o tráfego deve aumentar de 0,89 viagens per capita para 2,26 viagens em 2038.

Paralelamente à crescente frota, de acordo com o mais recente GMF da Airbus, serão necessários 47.550 novos pilotos e 64.160 técnicos para serem treinados nos próximos 20 anos na América Latina. Para atender a essa necessidade, a SKY também selecionou a Airbus como seu fornecedor de treinamento de voo, tornando a companhia aérea o cliente de lançamento do novo Airbus Chile Training Center. O centro oferecerá treinamento da tripulação de voo para os pilotos chilenos e incluirá um simulador completo do A320.

A SKY é cliente da Airbus desde 2010 e tornou-se uma operadora aérea totalmente Airbus em 2013. A frota de 23 aeronaves da família A320 da companhia aérea serve rotas nacionais e internacionais que conectam o Chile à Argentina, Brasil, Peru e Uruguai.

A Airbus vendeu 1.200 aeronaves, possui uma carteira de pedidos de mais de 600 e mais de 700 em operação na América Latina e no Caribe, representando uma participação de mercado de 60% da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu quase 70% dos pedidos líquidos na região.

Anúncios