No dia 6 de janeiro, a SpaceX enviou para a órbita da Terra 60 satélites Starlink, marcando o primeiro lançamento da Força Espacial desde que o novo serviço militar dos EUA foi criado, em dezembro.

Este é o terceiro lote de satélites Starlink (destinados a internet de banda larga) enviados para o Espaço até agora, totalizando 180 em órbita. O foguete reutilizável Falcon 9 da SpaceX carregou as cargas úteis.

A rede de satélites Starlink fornecerá internet rápida e confiável para locais onde o acesso não é confiável, caro ou completamente indisponível“, afirmou a empresa. “Durante as operações de voo, a SpaceX compartilha dados de rastreamento de alta fidelidade com outros operadores de satélite através do 18.º Esquadrão de Controle Espacial da Força Aérea dos EUA“.

A Starlink também faz parte do projeto “Global Lightning“, onde o objetivo é avaliar é ‘pegar carona nos satélites de Internet de banda larga da indústria comercial’ para que os aviadores possam se comunicar de maneira mais rápida e barata enquanto estiverem no ar.

Nos próximos anos, o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA planeja instalar terminais de comunicação em aeronaves como o C-12, AC-130 e KC-135 para ver quão bem eles compartilham dados com satélites e suas estações terrestres associadas. A USAF também está estudando a possibilidade de alugar espaço comercial na Internet como serviço, em vez de comprar grandes quantidades de equipamentos.

A SpaceX, que promete implantar o sistema de Internet de banda larga mais avançado do mundo, é uma parte essencial desse experimento de várias empresas.

A empresa confirmou que seus satélites foram implantados com sucesso no dia 6 de janeiro. Nos próximos quatro meses, os satélites Starlink subirão de 290 para 550 km acima da Terra para iniciar operações regulares.

A base aérea de Patrick, na Flórida, administrou o lançamento a partir do Cabo Canaveral, sob a direção da Força Espacial, o sexto serviço militar dos EUA e que foi ativado em dezembro de 2019.

Durante 2020, serão realizados ao todo 11 lançamentos sob responsabilidade da Força Espacial.

Anúncios