Nesta quarta-feira (19), o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), responsável pela agenda de demonstrações, divulgou o primeiro calendário de 2020 do Esquadrão, para os meses de março e abril.

A temporada 2019 da Esquadrilha da Fumaça foi encerrada com 63 demonstrações aéreas em sete estados brasileiros e Distrito Federal, somando um público presencial de aproximadamente um milhão de pessoas. Após o período de férias coletivas, a equipe retornou às suas atividades de rotina, manutenção e treinamentos no final de janeiro e finalmente se reencontra com o público a partir da primeira semana de março.

A Esquadrilha da Fumaça participará mais uma vez da FIDAE no Chile.

Ao todo, estão previstas 19 demonstrações aéreas nos estados de Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. Além dessas três localidades, destacam-se as apresentações internacionais, como a participação na maior feira aeronáutica da América Latina, a 40ª Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), em Santiago, no Chile, onde estão planejadas a realização de quatro apresentações. Assunção, a capital do Paraguai, e as cidades argentinas Mendoza, Córdoba e Santiago del Estero também terão a presença da Esquadrilha da Fumaça no mês de abril.

“É missão da Esquadrilha da Fumaça divulgar a Força Aérea Brasileira (FAB) e a presença, portanto, em grandes eventos internacionais, cumpre um importante papel de fortalecer os laços de amizades com os vizinhos, projetando a FAB nessas regiões. É uma excelente oportunidade de trocarmos experiências e aprendermos com as Forças de países amigos”, comenta o Tenente Coronel Marcelo Franklin, no comando do Esquadrão desde o último dezembro.

A abertura da temporada 2020 acontece numa sequência de quatro demonstrações em Minas Gerais, nas cidades de Guarani, Carandaí, Barbacena e Varginha, respectivamente nos dias 05 a 08 de março.

Confira a agenda completa de março e abril

05/03 – Guarani/MG
06/03 – Carandaí/MG
07/03 – Barbacena/MG
08/03 – Varginha/MG
27/03 – Foz do Iguaçu/PR
28/03 – Assunção – Paraguai
02/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
03/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
04/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
05/04 – Santiago – Chile (FIDAE)
07/04 – Mendoza – Argentina
08/04 – Córdoba – Argentina
09/04 – Santiago del Estero – Argentina
11/04 – Campo Mourão/PR
12/04 – Bela Vista do Paraíso/PR
18/04 – Ituiutaba/MG
19/04 – Uberaba/MG
20/04 – Sacramento/MG
21/04 – Brasília/DF

As agendas da Esquadrilha da Fumaça são divulgadas a cada um ou dois meses, sendo necessária a solicitação formal com a antecedência mínima de quatro meses ao CECOMSAER. Todos os custos de material, logística e pessoal são cobertos pelo Comando da Aeronáutica.


Texto e Fotos: EDA / Tenente Marcus Lemos

Anúncios