TNI-AU F-16C block 25 (Prefixo TS-1643)
Aeronave acidentada: F-16C block 25, Prefixo TS-1643 (Foto: REUTERS / Rosa Panggabean/Antara News)

Um caça F-16C Block 25F, pertencente à Força Aérea Indonésia (TNI AU), pegou fogo quando estava prestes a decolar, por volta das 8:15 hs de ontem (hora local), na Base Aérea de Halim Perdanakusuma, em Jakarta.

De acordo com as as autoridades indonésias, momentos antes da decolagem, houve uma explosão do motor do caça, causando um incêndio na aeronave.

TNI-AU F-16C block 25 (Prefixo TS-1643) 1
Aeronave acidentada: F-16C block 25, Prefixo TS-1643 (Foto: REUTERS / Rosa Panggabean/Antara News)
TNI-AU F-16C block 25 (Prefixo TS-1643) 2
Aeronave acidentada: F-16C block 25, Prefixo TS-1643 (Foto: REUTERS / Rosa Panggabean/Antara News)
TNI-AU F-16C block 25 (Prefixo TS-1643) 3
Aeronave acidentada: F-16C block 25, Prefixo TS-1643 (Foto: REUTERS / Rosa Panggabean/Antara News)

Apesar das chamas e da fumaça densa, o piloto, que passa bem, conseguiu abandonar o caça em tempo hábil, tendo sofrido algumas queimaduras no pescoço e no braço.

Uma comissão foi formada para investigar as causas do acidente.


FONTE: The Jakarta Post, Antara News – EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Retratam o evento

Anúncios

15 COMENTÁRIOS

  1. Ue, um F-16 tendo problemas? Com certeza foi sabotagem russa, pois esse tipo de coisa jamais acontece com caças ocidentais

    • Quantos acidentes com o F-16 vc ve acontecer em relação aos MIG Indianos?

      • Sua pergunta foi meio simplista, mas vamos lá. Acidentes/incidentes envolvendo F-16 em 2014:

        1 norueguês em 02/01
        2 jordanianos em 26/01 e 24/12
        1 chileno em 08/05
        3 turcos em 03/06, 02/09 e 01/12
        3 americanos em 20/10, 06/11 e 30/11
        1 grego em 04/12

        Acidentes/incidentes envolvendo MIGs indianos em 2014:

        1 Mig-21 em 27/05
        1 Mig-29K em 04/06

        Eu disse que foi simplista, porque é natural que ocorram mais acidentes com F-16. A frota de F-16 voando no mundo é bem maior que a frota de Migs indianos e além disso os F-16 voam mais. O maior usuário de Mig-21 atualmente é a Índia. Estou desconsiderando a China e seus J-7, mesmo porque a China não reporta a maioria dos acidentes envolvendo suas aeronaves militares. A Índia está retirando de operação boa parte da sua frota de Mig-21 e toda frota deve ser retirada em menos de 10 anos. Atualmente eles voam bem abaixo do que seria ideal na frota de Mig-21 por limites de horas de uso da velha e cansada frota e problemas de manutenção, o que reforça o fato da frota de F-16 voar muito mais por aeronave em operação.

        Os acidentes com a Índia acabam por ganhar mais destaque na mídia especializada no mundo e no Brasil, primeiro pelo MMRCA, atal concorrência do século (que foi pro saco), ter colocado os indianos em grande evidência nesses meios, especialmente onde concorrências semelhantes e contemporâneas ocorreram, como aqui. Se falou muito de MMRCA na nossa mídia especializada. Segundo porque se criou um folclore em torno dos indianos. E ao dizer folclore não estou querendo desmerecer a fama, os indianos a merecem, cai muito avião lá de todas as procedências, modelos e idades. Até C-130J cheirando a novo eles já derrubaram… Mas como em todo folclore, mesmo que baseado em eventos reais, há um certo exagero, para a "piada ficar mais engraçada".

        • Eu acho que o F-16 dá menos problema que os Migs e Sukhoi,conforme relatou o amigo mais acima.LEmbr ode muitas noticias de acidentes com Mig ano passado.

  2. O piloto ainda teve o trabalho de se desatar dos pontos do cinto — do assento ejetor… Tá… Fica pensando em equipamento, para ver…
    Se ocorresse uma segunda explosão de hidrazina-querosene nas costas, já era.

    • Aparentemente o avião estava parado. Acho que ele não confiou no 00 do assento.

      • Será que foi na hora de acelerar para a decolagem? Lembra do motor do PAK fa explodindo antes da decolagem?

  3. È possível recuperar um caça nestas condições? A estrutura deve ter sido muito comprometida…

Comments are closed.