Um caça Super Hornet fabricado pela norte americana Boeing. (Foto: Australia MoD)
Um caça Super Hornet fabricado pela norte americana Boeing. (Foto: Australia MoD)

F-X2_logoAo deixar o comando da Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate (COPAC), nesta quinta-feira, o brigadeiro Carlos Baptista Júnior defendeu a necessidade de o governo decidir pela compra dos caças, cujo processo se arrasta há mais de 12 anos. De acordo com Baptista Júnior, “o ponto crucial do problema” a ser discutido pelo País é “a falta de uma capacidade operacional” da Força Aérea hoje, “e não qualquer outro aspecto”.

Com esta fala, ele expõe uma insatisfação da Força Aérea pelo fato de o governo ter adiado, mais uma vez, a compra dos caças. Em dezembro, em Paris, a presidente Dilma Rousseff afirmou que a compra dos aviões dependerá da retomada do crescimento da economia “a taxas maiores”, acrescentando que isso poderá “levar ainda algum tempo”, sem precisar quanto.

“Como comandante da Defesa Aeroespacial do Brasil, cargo que assumi há três dias, ratifico a importância de priorização deste tema, não apenas por vislumbrar os grandes eventos que ocorrerão em nosso País, mas por julgar que nosso povo merece um adequado nível de segurança, todos os dias, independente do que uma competição esportiva possa significar de exposição ou de ameaça”, disse ele em discurso, na presença do comandante da Força Aérea, brigadeiro Juniti Saito.

Baptista Júnior destacou que o ponto a ser tratado, no momento, é a falta de capacidade operacional da Força Aérea e não qualquer outro, em resposta às últimas discussões sobre a compra dos caças, que se concentrava na questão da transferência de tecnologia. Na FAB, no momento, o desejo dos militares é que se opte por algum modelo, qualquer que seja.

“À guisa de exemplo, identifico, com tristeza e preocupação, que as possibilidades de transferência de tecnologia para nossa indústria – verdadeiras ou não, praticáveis ou inviáveis – assumiram posição de destaque no processo de seleção do Projeto F-X2, e que em muito contribuíram para que a decisão final ainda não tenha sido tomada, e que a necessidade operacional ainda não tenha sido atendida”, prosseguiu o brigadeiro citando que não estava culpando a indústria pelo atraso. Para ele, a capacidade operacional, que destaca ser o foco do problema, “será trazida por um sistema de armas, e todo o resto, inclusive lucro e transferência de tecnologia, serão consequências”.

Histórico

A novela da compra do FX começou em julho de 2000, quando o então presidente Fernando Henrique Cardoso deu o primeiro passo para a compra de 24 caças ao custo de US$ 700 milhões. Entre idas e vindas, o projeto agora chamado de F-X2 prevê a compra de 36 caças e tem custo da ordem de US$ 4 bilhões. Os Mirage 2000 que hoje fazem o papel de segurança do espaço aéreo começarão a serem desativados no final de 2013.

FONTE: FAB, via NOTIMP

NOTA DO EDITOR: Qual será a próxima desculpa? Independente de qualquer decisão, o que parece óbvio agora é que o Tempo se esgota. Não haverão aviões novos para a proteção aérea durante a Copa do Mundo. Ao que tudo indica, mais tampões estão por vir…


Enhanced by Zemanta
Anúncios

94 COMENTÁRIOS

  1. E o brigadeiro está corretíssimo!

    As necessidades operacionais da FAB é que devem estar em primeiro lugar. É claro que barganhar pela melhor proposta tem sentido ( principalmente por causa do bolso do contribuinte ), mas isso nunca deve prejudicar a capacidade de operação da própria força aérea. E o fato é que já podem ter sido causados danos a essa capacidade… Aeronaves M2000 logo serão desativadas e os caças F-5 serão obrigados a voar fora do que estava previsto, provavelmente tendo que esgotar suas horas de voo antes…

    Uma capacidade de defesa não é somente comprar um equipamento. É necessário ganhar proficiência naquilo que se adquire, e isso leva tempo. E nenhuma força armada que se preze vai esperar um adversário ficar pronto para atacar… Por tanto, mais importante que qualquer ToT, deve-se pensar no curto prazo. De nada adianta querer projetar uma capacidade de defesa de longo prazo, com industria forte e tudo o mais, se não se pode garantir a defesa por agora… É como disse acima. O adversário não é obrigado a esperar…

    • “a falta de uma capacidade operacional” da Força Aérea hoje, “

      Com esta frase, proferida por um Brigadeiro da Força, precisa comentar algo? Dinheiro para coisas sérias não tem, mas pra gastar com estádio de futebol…

  2. O Brasil poderia ver com bons olhos a compra de armamentos russos e chineses que estão ganhando muito mercado no mundo inteiro. aliás. li reportagem que dá conta que a China já é a 5ª maior exportadora de armas, ultrapassando a Inglaterra: Algumas frases da reportagem:

    'A China tornou-se, entre 2008 e 2012, no quinto maior exportador de armas convencionais do mundo, sendo apenas ultrapassada pelos Estados Unidos, Rússia, Alemanha e França, refere um relatório divulgado no domingo.

    De acordo com o relatório, as exportações de armas convencionais pesadas chinesas subiram 162 por cento no período 2003-2007.

    Os EUA continuam a liderar a lista dos maiores fornecedores globais nos últimos cinco anos, com 30% das exportações, seguidos por Rússia (26%), Alemanha (7%), França (6%) e China (5%).

    Esta é a primeira vez que o Reino Unido não consta da lista desde 1950."

    É sinal de que o mundo está mudando mesmo.

    P.S. Importante notar que a Rússia já está muito perto dos EUA.

    • Fora alguns armamentos russos como SAMs, a hipótese de comprarmos porcarias xing-ling é absolutamente risível. Quem compra armas xing-ling é que tomou um embargo americano como é o caso da Venefavela da múmia Chávez, ou então países que não tem dinheiro para comprar boas armas como é o caso dos Zimbábues da vida. Sua apologia aos armamentos da sua pátria amada P.R.C não resiste a um sopro!

      • Os números não mentem. Não produzi a reportagem e a julgar pelas últimas notícias,são factíveis os avanços russos e chineses no mercado mundial. E a boa notícia é que essa tendência deve se acentuar.
        Lembre-se. Cada avião ou helicóptero russo ou chinês vendido é menos um americano ou europeu. Com isso, as vendas caem, o faturamento também e …….

        Em tempo, os dados são do prestigioso Instituto Internacional de Estudos da Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês).

      • o motivo do desenvolvimento do F-22 foi o aparecimento do Flanker, não se discute a qualidade dos aviões russos, tem problemas de reposição, mas isso decorre da limitação comercial que tinham da epoca da guerra fria, e a redução de despesas militares apos o final da mesma.
        a venezuela possue caças russos e não xing-ling, Também tem sistemas anti-aereos russos, e tanques T-97 russos, eles compraram pouca coisa da china, e principalmente material de apoio.

        já o Brasilzão compra F-5 da Jordania, para aumentar os lucros da Embraer, compra tanque leopard para ajudar o orçamento alemão. Os unicos aviões que tem prioridade são os usados no transporte de "Otoridades"!

        • MJ,
          Não é bem assim. Existe uma cultura na USAF de que assim que uma nave é liberada para o serviço, começam os estudos para uma nova, capaz de suplantar a versão atual. O programa que levou ao F-22 tem suas origens no final dos 70, quando o Eagle foi declarado operacional!
          O Flanker o Fulcrum foram as respostas soviéticas ao F-15 e ao F-16.

          • meu caro,

            sem duvidas que os americanos apostam na supremacia tecnologica, no que estão certos, mas se o F-15 não tivesse oponentes a altura, certamente o F-22 teria demorado um pouco mais para ser introduzido, a "pressa" foi tanta que pequenos detalhes até hoje não foram totalmente resolvidos!

            • Os pequenos detalhes são só uma tecnologia nova. Não existe essa de pressa. O F-22 entrou na hora que tinha de entrar. Assim como o PAK FA e o J-stealth entrarão.

              • Giordani,
                o primeiro voo do F-22 foi em 97, já são 16 anos e o sistema de regeneração de oxigenio não e confiavel, e sua tecnologia e mais sentida no design, seus avionicos hoje não assustam tanto quanto no passado. E tenho a impressão que russos e chineses não se impressionam mais com esse aparelho!!!

                eu sinceramente não acredito em armas definitivas, já fomos apresentados a centenas delas de o inicio da industrialização, com a exceção das armas nucleares nenhuma delas realmente se mostraram como tal.

                • MJBlaya,

                  Se russos e chineses não se impressionassem com o F-22, então não creio que estariam tão preocupados em desenvolver seus próprios meios de quinta geração…

                  É bem verdade que a história registra diversas armas que prometiam ser o "ás na manga" e se revelaram ineficazes. Contudo, o emprego dos meios corretos e da tecnologia permitem que um conjunto de armas torne possível moldar táticas e estratégias que permitam constituir um meio definitivo de garantir supremacia. Foi assim com os panzers, aviões e a blitzkrieg no inicio da Segunda Guerra Mundial e hoje isso pode ser mais sentido no poderio aéreo massivo combinado com armas de precisão.

    • A Russia esta muito perto dusisteitis soh no Alasca que tem o Estreito de Bering dividindo os dois, o resto é fantasia dos esquerdopatas brasileiros hugo-chavianos da vida… kkkkk

      Quanto a comprar coisas da China, os brasileiros vão a Miami e trazem as malas superlotadas de muambas chineses ateh chinelo imitando as havaianas comprom por lah… kkkk

    • Antoniokings1,

      Realmente o armamento chines não é um dos melhores, e como o colega TIRELESS disse, quem compra essas armas geralmente são nações que sofrem embargos ou simplesmente são nações muito pobres que não podem nem mesmo comprar dos russos (que vende armas de muito mais qualidade também não embargam mas são mais caras).
      Com tudo, poderíamos até adquirir algumas dezenas de JF-17 com aviónicos e armamento ocidentais ou russo (o bom dos equipamentos chineses é que tem fácil adaptação já prevendo a insatisfação dos clientes), para substituírem os F-5 e A-1, mas definitivamente esses aviões seriam apenas para missões menores. A defesa aérea do Brasil, obrigatoriamente deve ser feita por um caça de alto desempenho.

      *O J-10 é apontado como meramente equivalente ao F-16A atualizado. O que é muito pouco para o nós.
      **O J-11 é uma imitação sem vergonha do Su-27, ou seja muito atrás dos Su-30 ou Su-35 russos.
      *** Sobre os caças russos, nada contra principalmente em relação aos Su-30/35.

  3. Então a Culpa do Lengua Lengua do FX2 não é da FAB…. e nem da Industria… seria só do governo federal mesmo…

    DUVIDO ABSOLUTAMENTE!!!

    • Caro Francoorp,

      Mas quem tem a caneta, é a dona Dilma. Aliás a mesma caneta que o Lula não usou durante 8 anos, e o FHC antes dele.

      []'s

      • Caro Nick-Fry

        O amigo está enganado se acha que a coisa é tão simples, que bastaria somente assinar o cheque com a caneta presidencial… não é assim que o mundo estatal funciona, existem lobbys internos, lobbyes externos, consequências na sociedade e tudo mais… não é como ir na padaria comprar pão!

        Então não desviar o assunto pra foco no tema politico por cortesia… oposição se faz com propostas!!

        O Brigadeiro disse que é a Politica a culpada, eu não acredito, todos tem culpa nesse atraso ai, TODOS… seja FAB, que GF, Empresas e Lobbys… a culpa não é de um só como o oficial tenta vender ao publico!

        Valeu!!

        • Caro Francoorp,

          Não estou dizendo que é simples. Mas em qualquer país sério, existe uma data-limite para as coisas acontecerem. Lobby existe em qualquer lugar, mas um governo que se preze, não vai deixar isso tomar conta ao ponto de atrasar o processo todo, e é isso que acontece aqui. Um governo que não quer decidir porque é mais cômodo, dinheiro não falta, já que estão inaugurando estádios de R$1 bilhão, e serão vários deles.

          []'s

    • Pleno acordo Francoorp, tenho a mesma impressão. Tanto os políticos, industria como os militares contribuíram para o estado que a FAB se encontra hoje.
      Se não fosse aquela palhaçada dos militares da FAB quando o ex-presidente tinha escolhido o Rafale (que, aliás, era e é um dos três caças que a própria FAB, disse que era apto para a defesa do território), já teríamos o avião, mas… Tenho serias duvidas sobre a honestidade de alguns homens de fardas.

      • Todos tem culpa! O Governo, por não se interessar pela Defesa; A Sociedade Civil pelo simples fato de desconhecer o sentido da palavra "Defesa"; E por fim os militares, ao meu ver, o principais culpados. Falem o que quiserem, mas o NJ pressionou mais o governo em 1,5 ano de mandato do que os militares em 15 anos…

        • Verdade, o Jobim sempre fazia pressão… e o galo só cozinhava, nunca ficava pronto!!!

        • Gio, tem muitos foristas por ai que acham que os militares são uns coitados.

    • bom, quem foi que vazou para a imprensa um certo relatorio interno da FAB dizendo que os pilotos preferiam o F-18???

      esse vazamento deu munição para a oposição insinuar corrupção na negociação, e a coisa parou de vez. então pergunto novamente, quem vazou um relatorio CONFIDENCIAL da FAB?

      alias, o relatorio nunca foi confirmado, mas também não foi negado!!! as vezes a esperteza engole o esperto!!!

      • E fica também a pergunta: Por que o nosso Ex- Rei Sol fez sa fatídica escolha político-etílica antes da entrega do relatório pela FAB, violando escandalosamente o disposto na Lei 8.666/93 e o decreto regulamentador da dispensa de licitação para aquisição de material de defesa? O fato que eu ora citei, e não o suposto vazamento de relatórios pela FAB, é que levaram o FX-2 a estar como está.

        • há uma certa opção de sua parte de politizar todos os seus comentarios. eu particularmente entendo que a decisão final pertence ao presidente, a questão politica relacionada a alianças comerciais e militares entre os paises devem ter sim um peso nas negociações. O pessoal da FAB pode ter ficado ressentido por não terem o poder final da negociação. O relatorio desqualificou tecnicamente o avião frances? que eu lembro isso não ocorreu.
          antes os franceses estavam muito desesperados para vender o seu avião, agora com a venda para a India, a pressão ainda existe, mas diminuiu, basta ver que os arabes re-abriram espaço para o eurofighter justamente apos o fechamento do negocio da Dassault com os indianos, eu acho que nessa postergação o Brasil perdeu o poder de barganha!

      • MjBlaya,
        Oposição? Acho que o colega não mora no mesmo Brasil que eu, ah, a não ser que a oposição que você se refere seja a dos blogs defesa ahahahahah

    • Ué…

      Mas os militares segundo você mesmo não são pessoas que não metem porque são honradas ?

      • Não disse que não metem, disse que são mais creditadas…

        Alias os militares merecem mais crédito do que um comentarista que diz que tudo ficou parado por 6 meses sem que tenha nada a respeito disso na internet… e o ainda diz pra não confiar nos miitares!

          • Rodrigo,

            Na Revista Aero Magazine de março..

            A fissura aconteceu na engrenagem cônica do eixo principal, responsável pelo acionamento
            das bombas de lubrificação.

            O Sistema tem um outro de lubrificação de emergência com Glicol. Nas duas amaragens houve o alarme para pouso imediato, o que foi feito pelos pilotos em água.

            Mas segundo a revista quando acionado o sistema de glicol o Heli
            ainda pode voar seguramente por 30 minutos no máximo.

            Procura-se agora a causa da fissura e dos dois falsos alarmes de pouso emergencial.

            ENTÃO…. NADA DE ALARMISMOS BARATOS E DIFAMATÓRIOS..OK !!!

      • Alias seria impossível ser militar e não mentir… como enganar o inimigo mortal sem mentir, sem enganar???

        Obvio que militares mentem quando é necessário para a segurança nacional…

        e você deveria saber disso, está em fórum que tem muito sobre defesa, e até mesmo antes de vir com esses argumentos desviantes e ridicularizantes do que eu disse antes!!

        E ainda não vi nada que prove a suas palavras rodrigoferreira sobre todos os EC725, EC-225 ou outros modelos da Eurocopter estarem parados e groundeados por 6 meses no mundo inteiros… no site da EASA não tem nada a respeito, seja no ramo civil que militar… se tiver eu não achei.. favor dar outra fonte..

        O que o amigo afirma sem provas pode ser derrubado também sem provas, ninguém é o dono da verdade… só os fatos são relevantes!!

          • Problemas todos viram que tem, não servem esses links pra constatar que o problema existe.. não era que pedi… o amigo falou claramente que esta TUDO PARADO A 6 MESES GROUNDEADOS E NÃO ENCONTRO PROVAS DISSO…

            Não vejo EM NENHUM DESSES LINKS QUE PASSOU onde está escrito que ainda estão paradas até hoje, TODOS FALAM D E INVESTIGAÇÃO E QUE TEM PROBLEMAS.. NÃO DE GROUNDEAMENTO FORÇADO!!

            O MESMO que até a Eurocopter já falou… alias a Eurocopter até falou qual era o problema, é usinagem ou metalurgia que gerou fraturas internas nas peças… e é questão de alguns lotes e não é todas as frotas com o amigo disse!!

            Alias, o link que passou da Flightglobal diz claramente que este "é o maior problema dos últimos 20 da Eurocopter"… veja quanto os Produtos da Eurocopter são confiáveis, um problema grave em 20 anos com esses modelos…

            Não, o amigo ainda não deu nada que serve. pra comprovar…

            Link pra conferir resposta da Helibras- Eurocopter:
            http://www.planobrazil.com/exclusivo-resposta-da-

            Valeu!!

  4. O mais importante agora é colocar novamente a Aviação de Caça do Brasil pelo menos em igualdade de condições em termos tecnológicos, com as FAs mais bem equipadas da América do Sul. Sem isso fica difícil fazer qualquer planejamento. A FAB vai ter novos transportes, tankers, AEW&C modernizados, tem os A-1M com boa capacidade, mas os F-5EM não podem continuar como espinha dorsal da Aviação de Caça. Não dá.
    Seja F-18E ou Rafale, que saia algo logo, o apagão de caças já começou.

    []'s

  5. O ex-copaco líder, evidentemente, não vai falar nesses termos, mas a culpa dos sucessivos fracassos da siglinha F-X é única e exclusivamente desse governo RUIM, em todos o sentidos imagináveis (pior até que o 2º mandato do FHC, de longe, outra marmota para a FAB).

    Por mim, sem intermediários picaretas e terceiro-mundistas, o fabuloso Sukhoi “Su-35SBR” seria o gargalhante coveiro dessa grande palhaçada com a defesa aeroespacial…

    • Sem atualizar o orçamento da Força de forma "séria", pode comprar até Gripen que vai voar menos que F-5…imagina então um Su-35, só para encher o tanque já se vai a verba do mês…

      • Caro Giordani, mas esse governinho não é o bambambam dos estádios monumentais (“não serão usados recursos públicos”: mentirosos), dos aeroportos de eficiência japonesa (onde posso rir sem vomitar?), dos portos modernos (o Popeye e o Brutus são estivadores mais reais que essa balela), do futuro trem-bala RJ-SP-Campinas-Caburaí (só tem tiburón aguardando outra “licitação”) entre outras “histórias que o povo conta”?

        Bom assim, já já aparece a planta da tubulação do “pós-sal” direto para os tanques dos ansiados Su-35…

        Eles pensam em tudo.

        • Viu que ele já se explicou, né? Não foi bem isso que eu quis dizer…hehehe…quem está na chuva é pra se molhar!

          • Caro Giordani, fica frio: essa rajada de GSh-30 não chegou nem chegará sequer perto do teu velame… 😀 😀 😀

            • Nem me fala! Que amanhã é dia de "pegar" umas nuvens…hehehehe… 😉

      • Aumentar orçamento??? Com qual justificativa??

        O orçamento da FAB é enorme. A questão é que são 77.000 militares e 7000 civis para voar menos de 500 aeronaves.

        Se voarem pouco é por culpa da FAB. É um cabide de emprego do inferno!!!

        Antes de aumentar as verbas deve haver uma reforma, demissão de militares para trazer a FAB para a realidade.

    • Que eu saiba todas as copas do mundo tiveram no minimo 90% dos estadios com dinheiro publico…

      E vendo o nível de desemprego no Brasil e o crescimento econômico quem dera todos os governos do Brasil fossem assim!!

      Tem que ter é orçamento fixo com numero máximo de gasto com folha e minimo de soldados por % de habitantes, e deixar os militares fazerem o resto, com aval da geopolítica do Itamaraty é claro!!

      E sim, seria o SU-35 com preparação ao PAK-FA, se fosse so uma questão de comprar de prateleira pra ter operatividade… MAS O COPACO CORTOU DE INICIO NO FX2… alegou que era projeto… e outros dizem por ai que o COPAC prefere o Gripen NG, que também é projeto… quanta contradição!!

      Valeu!!

      • Grande Francoorp,

        "Que eu saiba todas as copas do mundo tiveram no minimo 90% dos estádios com dinheiro publico…
        "

        Enquanto tem gente que fala sem saber de porcaria nenhuma, – e eu não to falando dos colegas, estou falando de jornalistas que tinham como #obrigação# procurar a verdade e espalha-la, vem você e manda essa. É verdade esses eventos exportivos são financiado pelo governo, e nesse momento delicado da economia está gerando milhares de empregos e colocando bilhões de reais no mercado interno. Mas você, eu ou nossos colegas aqui, nunca vamos ouvir ou ler uma matéria dizendo isso.
        E por um acaso mostrarmos essa visão, esse outro lado da situação, em uma radio, em um jornal, uma emissora de TV seriamos ridicularizados; 1 porque não existe o menor compromisso de se falar a verdade, já que a mentira escandalosa vende mais; 2 simplesmente porque existe muita gente burra nesse mundo que só sabe criticar!

        Parabéns

  6. Ta´bom ! gastar dindim comprando de eslavos e hans podiiii ,mas se for americano a turma rasga a calcinha dizendo que seremos sabotados,mas qual seria a garantia deque os citados nao fariam o mesmo ? os arabes nao tiveram boas experiencias, e a china ainda exporta porcaria, se for pra comprar material RUSSO que seja por sua qualidade tambem na TOT,nao em troca de carne de porco,e olha eu que adoraria ver os SUs voando com o cocar da FAB, mas ha pessoas mais capacitadas para decidir quem sera o caça ,levando em consideraçao um ganho tecnologico importante e uma posiçao isenta de ideologia baseada em conceitos da decada de 70 !

  7. Moçaaada…. vcs tem muito ânimo pra comentar qlq coisa sobre o F-X2 ou caças da FAB….. Como pode!

    • Caro andrebacha, comentar o F-Xinfrim2 é terapêutico: mocinhas fazem as unhas quase todos os dias, vovós fazem pulôveres de tricô, vovôs fazem jogos intermináveis de dominó, o Kim Jong-un faz m…s diariamente na Coréia do Norte e nós fazemos força para passar mais raiva lembrando dessa porcaria… 🙂

    • Prezado andrebacha, eu realmente sou "moço", em relação aos demais, e não tenho ânimo pra comentar o FX-2.
      Sobre os "cacas" (não menosprezando o F-5, mas a posição que ocupa) da FAB, faço alguma piada de vez em quando.
      Também ajuda o fato de meu conhecimento ser pífio na área.
      Mas o FX-2 encheu mesmo.
      Será que essa tal de ToT vem da maneira que é quista pelo governo? E realmente vai ser usada?
      Pela demora, deve valer muito a pena.

    • Falando um pouco mais sobre FX, quando levei meu filho pra ver os F18 falei pra ele: "filho, estes aí devem ser nossos próximos linha de frente", tô preocupado em meu filho alcançar a maioridade e me lembrar desta história… mês que vem ele já faz 14 anos.. será que ele chega nos 18 sem termos finalizado este assunto? Corremos (eu) perigo disto acontecer, com certeza…. fala sério…

  8. Aposto com qualquer um aqui que o Brasil se quiser conseque F18E/F via FMS com usamericanos com melhor preço que qualquer Su35 da vida. Basta querer e colocar a ordem. FX2, FX1 é uma piada, como tudo neste país. Agora estão caindo na real que a violência urbana nestebpaís saiu do controle faz tempo. FX para este Governo deve ter a mesma prioridade do que a eleição do sindico do apto da filha da PresidentAAA… Estes que estão no Governo não entendem nem como lidar com a inflação, hora tiram IPI dos carros, hora barganham para voltar, como o coreano louco de cabelo esquisito. Não sabem o que fazer com coisas sérias, imagine com a compra de caças? Até agora os 10 anos de Governo PT vieram surfando em conquistas e fundamentos deixados pelo Governo FHC! mas agora que se encontram em uma situação inédita, o que fazem? se enrolam.

  9. Essa foto do vespão ficou muito legal…
    Alguém sabe se esse efeito só é visível quando se quebra a barreira do som?

    • Caro Edson,

      Isso tem mais a ver com efeito da condensação do ar. Não necessariamente na velocidade do som. E muitos shows aéreos vemos isso, com o F-22, Mirage e outros. Agora não me pergunte como isso acontece. 😀

      []'s

      • A temperatura dentro do "bolsão" de baixa pressão cai drasticamente e o vapor d´agua, então, condensa. É um efeito relativamente comum. Se notares, até carro de fórmula 1 produz esse "vaporzinho", mas isso é mais visível em aeronaves com boa área alar, apesar de que eu já vi, ao vivo, o F-5 com seu "vaporzinho". Lembro ( dos meus tempos de ficar na cabeceira da pista do aeroporto Salgado Filho) de um Airbus da VASP que era lindo de ser ver chegando, toda a extensão da asa criava esse efeito! Muito bacana!
        O rompimento da barreira do som, quando em baixa altitude, na parte mais densa da atmosfera, também produz o "vaporzinho", mas como podem notar, ele se assemelha a um cone.

        • Obrigado pelas explicações Nick e Giordani…

          A propósito Giordani, vejo q vc posta boas matérias sobre aviação e agora fala sobre tempo em q ficava na cabeçeira da pista… vc trabalhou ou ainda trabalha com aviação?

          Abç.

          • Tô fora! Aviação pra mim hoje é só Hobby! Viver da aviação, não paga as contas!

  10. Essa estória de ToT e dinheiro já deu o que tinha que dar. Não tem dinheiro pros caças mas tem sobrando pra futebol e carnaval. Dizem estar tão preocupados com a ToT mas se estão mais de doze anos pra comprar 36 aviões, fico imaginando quando é que a ToT (mesmo que venha a ser repassada como sonhamos) será efetivamente aproveitada em algum novo projeto. Se compramos aviões usados Pra usar 20, 30 anos, quando o governo vai pensar em substituir aviões novos? Daqui a 50-60 anos? Melhor parar com a palhaçada e comprar de prateleira mesmo. Vai sair mais barato e talvez de tempo de não ficarmos na mão. ( como se segurança nacional fosse prioridade desse governo )

    • Tchê,
      Eu vi o Cometa Halley em 1986 e espero viver o suficiente para vê-lo novamente. O que me entristece é que além de ver o Cometa, lá em 2061, vou é ver o Forevis-5MMMMM voando… 🙁

      • Boa lembrança… também vi…. na verdade havia uma expectativa tremenda sobre o assunto.
        Espero não ver F-5 voando em "61". Veja bem, espero estar vivo e vê-lo em museus. Afinal, na casa dos 70 eu espero ainda estar batendo pernas por aí…. tem um cara aí do interior que nasceu em 1887 e ainda está lucido… (e andando!).

  11. Eu não entendo esse governo, diz que não pode comprar os caças nesse momento porque depende do crescimento do Pais, “as taxas”…Então pode- se dizer que o governo é mentiroso, porque entra ano e sai ano, e a ladainha é sempre a mesma, “ O BRASIL ESSE ANO TEVE UM CRESCIMENTO ESPERADO” …é o que sempre diz os ministros da DILMA…O governo acostumou ver o povo Brasileiro submisso as falcatruas e roubalheiras de Brasília, enquanto isso aqueles que defendem verdadeiramente nosso Pais , já estão há 12 anos se humilhado para ter uma decisão, que sempre é cancelada!

    • Na verdade não tem nada a ver com a economia ou taxas de crescimento. Veja o caso da proposta do Gripen: o PRIMEIRO pagamento seria feito no OITAVO ANO, depois da entrega da ultima aeronave do lote de 36 caças! E se estenderia pelos outros 15 anos. Tem lógica para um país que se diz a 6ª economia do mundo, tem uma das maiores reservas de petróleo e quer se entitular “potência”? Com um prazo tão longo (Pra míseros 36 avioes) já to achando que quem vai dar a canetada no contrato não vai ser a Dilma mas sim a mãe Dinah. Ou vamos esperar a bola de cristal do PT descobrir quando a economia do Brasil finalmente ” vai melhorar”.

  12. "Comissão Coordenadora do Programa de Aeronave de Combate" ahahahhaahah o sujeito deveria ter vergonha de ser membro dessa comissão aliás o sujeito deveria ter vergonha de ser comandante de alguma força no Brasil, ou faz a diferença ou sai fora, e eu só vejo político vendido no comando, militar de culhões esse país não tem faz tempo!

    Vocês querem que eu acredite que a culpa dessa penúria de décadas é culpa do GF? ahahaha Quem tem que lutar por melhorias em sua força é o comando militar, se ele não luta por isso, não dá o mínimo de capacidade para o soldado lutar numa possível guerra, faz festa buffet e tudo mais pra lançar "meia dúzia de carroça reformada, então ele é inútil! Outro dia eu comentei, comandante no brasil vira homem quando se aposenta, e parece senhores que o inimigo das forças é a comissão da verdade ahahahha

    Deveriam encher vários C130 e mandar pro pentágono aprender a ser comandante e não uns políticozinhos vendidos inúteis.

  13. Como disse por aí AGORA a FAB tá preocupada com o operacional ???

    Onde estava esta preocupação ENORME há uns 2 ou 3 anos atrás quando um presidente TINHA VONTADE POLÍTICA E DECIDIA construir submarinos convencionais, retomar o programa nuclear da Marinha e autorizou A CONSTRUÇÃO DE UM SUBMARINO NUCLEAR, autorizou o programa KC-390, consolidou o processo de integração da Forças Armadas e do Ministério da Defesa, Estratégia de Defesa, Livro Branco, Compra dos Leopards, Adoção do fuzil IA2 e etc, etc, etc…

    Tivemos no Brasil por 8 anos sentado na cadeira da Presidência da República um político de Esquerda, odiado por mais de 80% dos militares e que fez pelas Forças Armadas mais que todos os Presidentes anteriores na história do país. Tinha vontade de fazer.

    Por motivos que já expliquei dezenas de vezes o Comando da Aeronáutica no caso específico do caça FX-2 empacou CONTRA a escolha do presidente anterior pelo Rafale.

    TODOS os outros programas da FAB seguiram e seguem seu curso normal sem retaliação do governo, o único problema é o FX-2…

    Programa P3-AM, F-5M, A-1M, helicópteros, tanques, Astros 2020, IA2, misseis A-Darter, Avibrás Matador, anti-tanque do exército, VANTs, soldado do futuro e a lista não está nem perto de esgotar pois nem comecei a falar nos programas em andamento na MB.

    TODOS seguiram nos 8 anos primeiros e seguem neste governo.

    Aí um monte de abobadinho viúva da direita fala um monte de bobagem e impropérios por causa do aviãozinho do FX-2 dizendo que a culpa é do governo feio e etílico do PT.

    Vão ao supermercado para comprar uma garrafa de suco Maguary sabor CAJU e tomem ela INTEIRA sem ÁGUA. BEM CONCENTRADO…

    A CULPA no caso do FX-2 é UNICAMENTE do comando da Aeronáutica e de seus líderes que por não concordar com a decisão política pelo Rafale do Presidente anterior decidiram postergar a decisão apostando na eleição de um candidato pró-americano de carteirinha. SE QUEBRARAM e agora choram as dificuldades operacionais que eles mesmo criaram.

    REPITO o que já disse por aí, ENTENDO o ponto de vista da Aeronáutica, mas reputo que a situação atual é fruto das escolhas passadas da força.

    POR EXEMPLO que retirou do Short-List para evitar que um governo vermelho e esquerdista do PT pudesse ter a opção de escolher o SU-35S que está aí voando e sendo introduzido na Força Aérea russa e recebeu, por ser um projeto novo, parte dos avanços tecnológicos destinados ao T-50 PAK FA, em favor da miragem de papel sueca que até mesmo agora tem seu futuro dependente da aquisição Suíça.

    Hoje o Brigadeiro defende que se desconsidere ou se baixe a prioridade da TOT para atender o requisito operacional e a defesa da nação, argumento HIPÓCRITA pois foi justamente a alegação fundamental feita PELA FAB e pela COPAC de então de que os russos não garantiam a transferência de tecnologia que o SU-35 foi retirado da lista quando era e é CLARAMENTE superior (pelo menos) operacionalmente ao Gripen NG.

    • Excelente a primeira parte… ma sabe com oé né… tem que desviar a responsabilidade e escolher um cristo pra ser crucificado.. e a imprensa golpista gosta é disso, polemica e difamação sem provas, só no Gogó!!!

      Excelente Giba, vamos à segunda parte…

    • Outro motivo "e talvez o principal" pela exclusão do Su35 do FX2 foi a decisão russa de desenvolver o programa SSJ100 que seria um concorrente direto da Embraer, fato que irritou governantes e militares brasileiros…
      No fim o programa SSJ100 esta sendo um fiasco e a FAB perdeu a oportunidade de ter o melhor vetor do grupo o Su35 no short list…

    • Dizer que a demora no FX-2 é culpa da FAB é no mínimo ridículo.

      Quem deve escolher o melhor vetor para determinada função é quem vai utiliza-lo. A FAB é que deve escolher o caça que deseja utilizar e que cumpre as missões que julga necessárias de acordo com sua missão constitucional.

      Não dá pra dizer que a escolha do futuro caça da FAB, num país sério, possa ser responsabilidade do presidente da república baseada simplesmente em fatores políticos (isso para não dizer que é baseado em propina)

      A FAB é que deve escolher o vetor que julga necessário para o cumprimento de suas missões constitucionais. Obviamente que devemos levar em conta a verba disponívela para tal programa.

      Vale lembrar que nunca foi requisito da FAB a transferencia de tecnologia. Isso foi uma imposição do Governo Federal que inclusive, através do antigo MD Nelson Jobim, mudou os pesos dos diversos fatores na licitação, para colocar o Rafale como vencedor, mudando o peso do fator "transferencia de tecnologia".

      Na verdade não houve mudança na opnião da FAB. Simplesmente o Brigadeiro teve coragem de abrir a boca e falar a verdade.

      Vale lembrar que os principais contratos assinados na área de defesa nos últimos anos, beneficiaram empresas francesas. Os submarinos faraônicos (pelo preço de 13 submarinos alemães novos com AIP, compramos 4 subs e um casco) e os helicópteros caríssimos (custam mais caro que um F-18!! E que possuem problemas que restringem seu voo) são bons exemplos de compras políticas, que dizem favorecer a transferencia de tecnologia e que merecem investigação.

  14. segunda parte:

    Não vou nem qualificar o que penso da divulgação do short list pela COPAC da época com o apoio do Comando da Aeronáutica quando AMBOS estavam mais que cientes que o Ministro Mangabeira Unger negociara meses antes com o governo russo de um acordo militar onde justamente processos de transferência de tecnologia estavam incluídos. E que foi assinado em 12/04/2008 pouco mais de 7 meses antes do anúncio do short list do FX-2 em 21/11/2008. E mantiveram o argumento MAIS QUE FURADO que os russos não garantiam a TOT, mas tá legal eles tinham CERTEZA que os americanos com todo seu histórico com a FAB e legislação TIAR e etc bem conhecida, eles os yankees podiam garantir…
    BLZ… MUITO CIENTÍFICA a análise da COPAC. Pecou um pouco na análise histórica…

    AGORA quem está sentadinha na cadeira da Presidência é uma moça que tem pouco interesse nos assuntos militares e não tem nestes problemas o mesmo grau de prioridade. Era o grau de megalomania do presidente anterior (tão criticado), que via seu país sentado no CS da ONU e sendo um player mundial respeitado que impulsionou muitas das iniciativas dele na área militar, uma visão de ESTADIASTA.

    Dona Dilma é acima de tudo uma economista e uma política voltada mais para os assuntos INternos que para a visão grandiosa EXterna do seu mentor-antecessor.

    Os que desprezam o Presidente anterior ridicularizam a sua visão chamando de delírio etílico de um torneiro bêbado e inculto, mas se a visão (e principalmente a ação de governo) partisse de um sociólogo concorrente a Academia Brasileira de Letras como o FHC (mesmo que IGUALMENTE etilicamente impulsionado por alguns litros de whisky Jonny Walker Green Label ou Champanhe Don Perignon) seria a uma visão de ESTADISTA um Farol da Alexandria dos tempos modernos… E se desmanchariam em elegias e em culto a personalidade…

    Pois é, a mulher em COMANDO tem OUTRAS prioridades orçamentárias e assuntos militares não estão na alta hierarquia dos seus interesses políticos. Resta aguardar PACIENTEMENTE que o Pre-Sal entre em produção PLENA e produza a sobra orçamentária suficiente para convencê-la que está chegada a hora conveniente da compra dos caças FX-2 para o Ministério da Defesa que os alocara a FAB e a MB.

    Esta é a REALIDADE DA HORA e ao que vestem azul e que foram responsáveis DIRETOS pela não finalização do FX-2 no governo Lula com a escolha do Rafale; que se deitem a noite em seus LEITOS e reflitam sobre o TAMANHO do dano que infligiram a sua amada força por teimosia nas suas convicções aviadoras e torçam para que este sofrimento termine o mais breve que POSSÍVEL.

    • Caro Gilberto,

      É sua opinião, eu respeito, mas… discordo.

      SU-35S: Saiu porque não transfere tecnologia, palavras do próprio Jobin. Jobin era o CA da FAB? 🙂

      Um link com a declaração do Jobin, Jobin então MD, e não a FAB.
      http://noticias.terra.com.br/brasil/tecnologia-af

      Não culpo exclusivamente o ex-presidente. Na verdade, são 2 ex-presidentes e a atual, que não tem coragem de fechar com uma das 3 propostas. O porque? Não sei. Mas sei que o ex-presidente Lula fez um pronunciamento em 07/09/2009, anunciando que iniciaria tratativas com a Dassault sobre o Rafale. Ou seja ele anunciou mesmo. Todo mundo contente, inclusive eu. 🙂

      Mas depois voltaram atrás. O que aconteceu? No meu entender? O ex-presidente estava entusiasmado demais naquele momento e não foi devidademente assessorado pelo MD, para soltar uma declaração daquelas, sem nem ao menos estar EMBASADO com o Relatório Técnico do FAB, e muito menos o do MD. Claro que a Boeing e a SAAB ficaram sem entender nada. Como o presidente pode anunciar sem ao menos saber o que a FAB pensa, quais os prós e contras de cada proposta? Passou por cima disso tudo em nome da "amizade" com Sarkozi, que meses depois lhe enfiou uma "faca nas costas". 🙂

      E por fim a dona Dilma. Trocou o MD, manteve o CA da FAB, e postergou ad infinitum o FX-2, mesmo sabendo que a FAB necessita dos mesmos com urgência. Mas ao mesmo tempo, financia Estádios de Futebol com dinheiro do BNDES….. ok.

      E a FAB? Que viu tudo acontecer, viu o FX-1 ser cancelado em nome do combate à fome, que viu a chegada de 12 M-2000 saindo dos estoques da AdlA, que viu seu Relatório Técnico ser IGNORADO pelo ex-presidente, que viu o MD anunciar que não era bem assim, que viu promessas de ToT Irrestritas, que viu o MD mudar o PESO do seu Relatório, que viu F-5E perder canopys em pleno vôo. E por fim, que vê 2013 com os M-2000 saindo da ativa.

      E a FAB é culpada. Ok.

      []'s

    • Giba, essa parte do Lula é perfeita… foi sua megalomania internacional que tocou os programas militares dos últimos anos.. e são muitos esses programas… se fosse um FHC da vida não tinha tocado adiante nem mesmo um décimo dos programas militares que o Lula fez nos 8 anos dele… isso aí é uma verdade, é mérito mesmo, não é fazer propaganda politica… é a realidade que muitos não querem ver ou entender, fecham os olhos, ouvidos e mente!!

      Realmente amigo, a hora do FX2 era com o Lula mesmo, com a Dilma se tiver mais 4 anos ela não vai querer saber de nada disso, vai somente tocar o que é urgente, como a defesa aerea, ou o que já está encaminhado como os programas do antecessor que não podem mais ser parados como o Sub.Nuclear… o FX2 pode esquecer, a presidenta não é mesmo uma "Poderosa Internacionalista", vai ficar comprando só caminhão pras três forças mesmo… e só caminhão com minimo de 65% das partes fabricadas aqui!!

      Perfeito e muito realista sobre a realidade Giba… e alias.. derrubando a retorica politica da operatividade… não era a ToT que a FAB sempre procurou nos últimos 50 anos, com programas como o Xavante, AMX, Tucano e Super Tucano e não menos importante o KC-X??? E agora não é mais a ToT, mas é a operatividade??? Onde é que a FAB mudou, alias, quando foi que a FAB Mudou o Foco??

      Valeu e muito bom o comentário, eu mesmo não tinha ainda visto essa "Megalomania Internacional" do governo anterior como a fonte dos programas militares dos últimos anos… e realmente foi assim pensando melhor sobe o assunto!!

      Muito bom Giba, Fui!!

        • Uma coisa que nunca fiz foi puxar saco… se fala de politica… eu das ultimas eleições votei nulo, e vou continuar assim… depois que eu votei no Demóstenes em 2010 e fui enganado por mais um politico CORRUPTO e de direita…

          Se fala do comentário do Giba, bem não é puxar saco, é reconhecer que tem razão… eu ao contrario de outros procuro reconhecer os méritos quando são justos… pois sei o quanto importante isso é para o ser humano!

          Os demais que não reconhecem méritos e só reconhecem o rotulo politico, de raça, crença, religião, escolha, ou rótulos de opinião como por exemplo: "É só um puxa saco, o que ele disse é tendencioso", não devem ter seus próprios méritos NUNCA reconhecidos… pois esses não reconhecem pessoas, somente rótulos, pois é mais fácil e não deve ficar pensando sobre o que escutou, basta rotular e pronto… é muito mais fácil assim…

          Esse tipo de gente nunca deve ter seus méritos reconhecidos, seja na vida, na família, no trabalho, na amizade… pois eles mesmos nunca reconhecem os méritos dos outros…. e … etc

          • Sua tentativa de explicar misturando mérito no assunto e tirando o foco do mesmo só piorou sua situação… típico de quem gosta de enrolar…

            • Eu fui claro na explicação… o ARGUMENTO DO GIBA FOI PERFEITO… E MERECE MEU RECONHECIMENTO…. mas muito no Brasil so conhecem suas crenças e não o mérito de fato… entendeu agora?? Ficou claro?? Sabe que quem segue a imprensa nacional perde capacidade de interpretação de texto!

              Enrolar é vir taxando e rotulando os outros de "Puxa Saco" ou disso ou daquilo.. e isso sim que piora a situação do elemento…

              Então, seus argumentos aqui foram todos vazios e sem substancia amigo.. todos!

    • Que vergonha Gilberto! Mais uma vez você vem escarnecer da inteligência alheia e vem culpar a FAB fracasso do FX-2. E você o o faz no intuito de desqualificar o trabalho profissional e isento da FAB, mormente do COPAC, com o único propósito de isentar o verdadeiro culpado, que é o teu querido, amado e idolatrado iluminado ex-Rei Sol, Guia dos Povos e Sol da Humanidade, que com a sua infeliz escolha político etílica simplesmente "matou"o FX-2. Não vou me perder na sua malfadada verborragia eivada de ressentimento ideológico mas vou me ater aos pontos principais da farsa que mais uma vez você tenta nos impingir senão vejamos:

      "Tivemos no Brasil por 8 anos sentado na cadeira da Presidência da República um político de Esquerda, odiado por mais de 80% dos militares" E qual a sua solução para o problema meu caro Giba? Efetuar um expurgo em massa nas forças armadas? Intervir nas academias militares e introduzir aos cadetes a leitura de Marx e disciplinas de doutrinação socialista? colocar em cada academia um "cúmpanhêro" petralha para ser o oficial político e o dedoduro do lugar? Dissolver as Forças armadas e no lugar criar o exército lulista, a marinha lulista e a aviação militar lulista? Por favor! Mais coerência e menos nhém-nhém-nhém-nhém…

      "A CULPA no caso do FX-2 é UNICAMENTE do comando da Aeronáutica e de seus líderes que por não concordar com a decisão política pelo Rafale do Presidente anterior decidiram postergar a decisão apostando na eleição de um candidato pró-americano de carteirinha. SE QUEBRARAM e agora choram as dificuldades operacionais que eles mesmo criaram."

      Aqui você revela uma desonestidade intelectual sem par, mas coerente com o seu "dever" partidário de livrar a cara do seu ex-rei sol afinal, como diz um amigo nosso lá da trilogia, além de inimputável ele nunca sabe de nada. Ocorre que os fatos, a cronologia e a legislação são contundentes em desmascarar a farsa quixotesca que você tenta aqui montar. Como é de conhecimento de todos o ex-rei sol fez sua escolha político-etílica no dia 07/09/2009 quando a FAB sequer havia enviado ao NJ o relatório final, peça imprescindível para a condução do processo nos termos da legislação pertinente. Ou seja: quem melou o programa foi o iluminado, quem lançou suspeita sobre o Rafale não foi ninguém senão ex-rei sol. E antes que você volte com essa lenga-lenga de que de que o Lula era o presidente e comandante em chefe das forças armadas cabe refrescar a sua memória recordando que a despeito dos esforços do seu partido, o Brasil ainda é uma democracia e ainda não é a Argentina e tampouco a Venezuela.

      " Era o grau de megalomania do presidente anterior (tão criticado), que via seu país sentado no CS da ONU e sendo um player mundial respeitado que impulsionou muitas das iniciativas dele na área militar, uma visão de ESTADIASTA. "

      Vou lhe contar um segredinho: sabe quando o Brasil vai ocupar uma cadeira no CS da ONU e ser um player mundial de respeito? NUNCA, enquanto estiver em vigor aquilo que o NJ cunhou muito bem como a política externa dos atabaques. Você e o seu partido adoram falar do episódio onde Celso Lafer teria sido obrigado a tirar os sapatos mas omitem que por culpa da diplomacia megalonanica (megalo como se enxerga, nanica como realmente é) , totalmente apartada dos interesses nacionais do Brasil e ideologicamente a serviço do partido no poder, o Brasil foi objeto do ridículo e do escárnio internacional quando aquele farsesco acordo nuclear de Teerã foi solenemente reduzido à condição de papel higiênico usado pelo CS da ONU, inclusive por Rússia, China e França. Sem falar do notório apoio à pior escória do mundo como Coréia do Norte, Síria e o Zimbábue de Robert Mugabe.

      Outro aspecto interessante de notar é o rosário de mentiras e falsas promessas feita pelo fabricante do escolhido pelo Iluminado. Prometeram "ToT Irrestrita"quando os fatos na Índia estão demonstrando o contrário e o tal auxílio no desenvolvimento dos caixões das asas do KC-390 quando a empresa tampouco tem experiência com aeronaves de grande porte e tranportes militares.

      Como se vê meu caro Giba, sua farsa ideológica encontra adeptos apenas naqueles que comunga da mesma ideologia falida. Pena que os fatos sejam impiedosos em desmontar o seu teatrinho.

      • Realmente, a diplomacia brazileira pagou um mico histórico com aquele absurdo e rídiculo acordo nuclear redigido por Teerã. Vergonha histórica. Humilhação!

        • Engraçado que quem redigiu o acordo foi Washington, pra formar um banco de urânio na Turquia… alias Washington até disse que o acordo com o Brasil e Turquia seria a "Ultima possibilidade" para o Irã… isso vocês esqueceram né!

          Vocês realmente exageram na politicagem sem propostas!

      • Excelente resposta HMS… a atual politica externa brasileira de cunho esquerdista atrapalhado me da vergonha… apoiar aquele regime bolivariano da venefavela é de chorar…

    • giltiger,

      Não sei se vc é um partidário do PT ou um agente comunista de "Marte" ou mesmo outra coisa, mas sei que eu não sou e sei também que concordo com você em cada linha. O que vc disse tem logica, mas se tem gente que gosta de se iludir então fazer o que? Deixa.

    • Gil, palavras de conteúdo. Obrigado. Independente de 'querer ou não' defender partidos, seja de direita ou de esquerda, vale mais o interesse comum. Vale também dizer que nas ultimas eleições presidenciais eu não votei no PT, mas preciso admitir que algo 'mais' tem acontecido. Eu me lembro ainda da época em que nosso trigésimo presidente estava no poder (João Baptista de Oliveira Figueiredo). O Brasil (apesar de não parecer) progrediu de lá pra cá, mas principalmente depois que o dito megalomaníaco assumiu. Devemos lembrar também que, apesar de nossa muita cultura, o que é importante para o pessoal aqui do Blog (me incluo) não faz a menor diferença pro povão, que está sim mais preocupado com a cena dos próximos capítulos das novelas. Se isto é ou não relevante o fato é que certas 'prioridades' não serão atendidas. Fala-se mais na TV sobre futebol do que qualquer outro assunto.
      O que se vai fazer?
      Queremos um desenvolvimento e investimento de 'primeiro mundo'? Eu quero.
      O povo sabe a quantas anda nossa defesa e o quanto isto é sério? Nem em sonho. O povo vê que segurança pública está às traças e mesmo assim aceita de bom grado, imagina se você perguntar sobre compra de caças.
      Se o povo não sabe, os partidos políticos sabem que o que 'importa' é a felicidade, dentro do possível, do povo (pão e circo), e é também o que garante voto.
      Bom, se deixar eu escrevo até amanhã…. fui.

  15. Finalmente alguem com coragem de dizer que transferência de tecnologia não é o mais importante.

    Precisamos de caças. Caso o preço seja de compra simples (sem esta besteira de transferencia de tecnologia, compra de prateleira) os preços caem para 1/3 do que foi anunciado/vasado até agora!!

    Quanto ao aumento de verbas para as Forças Armadas, eu sou absolutamentecontra! O orçamento militar brasileiro é o 8° maior do mundo!! Isso mesmo!! Se vc não acredita, faça uma pesquisa rápida e descubra!!!

    As nossas Forças Armadas são inchadas e mal administradas. A relação entre o número de oficiais e praças é 3 vezes maior que nos EUA!! É muito cacique para pouco índio. O Efetivo da FAB em 2011 era de mais de 77.000 militares. Isto para menos de 500 aeronaves em serviço (isso se contarmos tudo que voa). Fora isto, há ainda mais de 7000 civis trabalhando na FAB. Além de tudo, tem pensionista que não acaba mais!!

    De que adianta ter Forças Armadas inchadas e mal equipadas?? Não adianta nada, mas ninguém quer largar o osso!!

  16. As vezes sinto que nós estamos exagerando, como nós podemos esperar por algo de novo se a fab mesmo sempre viveu de tampax. Eu digo nós pois a fab não espera por nada, seu comando está muito feliz por ter o que tem, é só ver algum vídeo em seu canal no youtube, e claro, o silêncio de seu comando pra mim significa que estão satisfeitos.
    Logo logo ela receberá algumas duzias de forevis5 ou mirages e nós pararemos com esse chororô, eu particularmente acho que está de bom tamanho pra uma "força" criada as pressas…

  17. Camaradas,

    O governo anterior teve todo o tempo que quisesse para decidir pelo que quer que fosse. Negócios como os dos submarinos e dos ECs foram decididos sem que houvesse qualquer oposição significativa.

    Houve uma oportunidade de ouro para que se decidisse a compra logo após as eleições, com o governo sucessor eleito e uma oposição enfraquecida, além da alta popularidade. Por tanto, não havia qualquer obstáculo político. Mesmo no começo do mandato do governo que se sucedeu, o negócio poderia ter sido fechado sem qualquer problema maior com a oposição.

    Se a FAB fizesse oposição ou não, isso pouco importaria. Ela não tem o direito de opinar sobre uma decisão do seu comandante-em-chefe. Por tanto, se a decisão é mesmo política bastava simplesmente o GF dizer "vamos comprar este" e fim de papo! Até onde sei ( os amigos me corrijam se eu estiver errado ), a FAB somente poderia recusar a voar um equipamento que ela mesma não considerasse seguro, o que não é o caso de nenhum dos concorrentes finais do FX-2. E logo, descreio que a FAB tenha feito alguma oposição séria a uma aeronave que ela mesma incluiu na short-list.

    Por fim, o militarismo não se enquadra na cultura do povo brasileiro. E isso se de uma tal maneira que não há qualquer discussão mais forte em torno do assunto; não é uma prioridade ao brasileiro comum, mais preocupado com segurança pública e saúde do que com uma improvável disputa militar com qualquer país… Por tanto, o que seria uma compra dessas? Uma matéria de uns 3 minutos em um telejornal noturno, se muito… Logo, não haveria nenhum "levante social" por conta disso… E mesmo que houvesse qualquer manifestação, bastava justificar a compra como sendo uma prioridade de substituição de equipamento ou coisa assim e pronto! Depois de um mês o assunto já não estaria mais sendo discutido…

    Por tanto, a ideia de que haveria oposição forte de qualquer lado por conta da compra de 36 aeronaves de caça simplesmente não se sustenta.

    Se a compra ainda não foi decidida, só podem haver quatro motivos ( opinião minha ):

    a) Haveria realmente uma escolha já definida após uma avaliação, mas esta sairia mais cara que o esperado.

    b) Assumindo que já se havia feito uma escolha, os pacotes de ToT do preferido não foram aquilo que se esperava…

    c ) Alternativas "a" e "b"…

    d) Um novo alinhamento do GF, que já não considera as propostas como sendo de todo proveitosas, e poderia ter franca intenção de optar por uma compra de prateleira e fazer um novo certame…

    • Olha a perola:

      "Se a FAB fizesse oposição ou não, isso pouco importaria. Ela não tem o direito de opinar sobre uma decisão do seu comandante-em-chefe

      A FAB existe pra isso, pra opinar sobre defesa aérea e contestar decisões… SERIA ASSIM SE O BRASIL FOSSE UMA DITADURA… na administração publica de cunho democrático, onde existe o tão famoso e desconhecido pelo amigo "Direito Administrativo" o chefe decide, mas somente se o órgão que operará os meios estiver de acordo, pois é o orgão que terá o encargo técnico de usa com fim especifico, no caso os caças…

      Sem isso, se o órgão fizer muro e disser claramente que não quer ou ainda não encontrou uma opção que ache valida, ela realmente não deve acatar a decisão politica, tem até lei sobre isso no código do "Direito Administrativo" que citei antes… e o governo não pode sair por ai atropelando a oposição da FAB pois isso daria inevitavelmente em um processo disciplinar interno por "Improbidade Administrativa"… mas isso todos sabem…

      A FAB não deve acatar decisão forçada do governo, se ela faz oposição por alguma razão, mesmo que seja um motim politico no seu alto comando que quer sempre uma Força Aérea Submissa aos interesses dos USA ou outras nações, ela pode sim impedir o governo democrático de fazer uma decisão, pois pode dar em processo real nos tribunais que julgam a administração publica!

      A Decisão do governo só será feita se a coisa for negociada com a FAB, como foi com todas as outras forças, mas vemos que a FAB não quer acatar nada que não seja ideologicamente correto pra si e sua mentalidade dos anos 60-70 de plena guerra fria!!

      Então já parei de ler por ali pois vejo que somente opinião politica sobre as coisas não resolve nada na realidade dos fatos, principalmente nos fatos LEGAIS DA JURISDIÇÃO BRASILEIRA… se o governo eleito atropelar as instituições fixas pode sofre processo por improbidade administrativa… o inteiro argumento já parte viciado do erro de que a FAB não pode impedir uma decisão da administração publica… no Brasil existem leis que devem ser cumpridas, não e assim como o jornalzinho de opinião prega não, o funcionamento do processo administrativo púbico é mais complicado e muito detalhado!!

      MAS CONCORDO QUANDO AFIRMA QUE ERA A HORA CERTA… pecado que a FAB não viu assim… decidiu fazer beicinho… agora a atual situação também é culpa dela… a FAB não é a virgem inocente violentada pelo grande vilão vermelho com a estrela no peito peludo…. A FAB TAMBÉM ERROU!!

      E o Lula também ERROU COMPLETAMENTE EM NÃO DECIDIR.. falei isso até naquela época, no fim do segundo mandato, quando ele disse que passava a responsa para a próxima administração, qeu seria imprudente deixar uma divida grande assim para quem fosse assumir o Planalto, e repito agora, ele também errou….

      E a sociedade também errou por ser desinteressado pelo tema… pior se deixou levar por propagandas, algumas até infames dos lobbys interessados no negocio… se fosse em país sério o povo já teria pressionado pra se sentir "mais seguro"… se interessasse ao povo teria uma atenção maior do governo, e já teria saído uma decisão!!

      Valeu!!

      • Se tivesse lido todo o meu comentário, veria que disse acima que a FAB tem o direito de recusar a operar um equipamento se este não se mostrar adequado.

        A FAB tão e somente estabelece os requisitos. Por tanto, nesse caso, a FAB somente teria o direito de questionar a decisão ou mesmo recusar o equipamento se houvessem argumentos de ordem técnica em que se embasar. Ou seja, uma vez a decisão tomada e não havendo argumentos técnicos contra ( com relação as aeronaves ou legislação ), não há mais o que opinar. Se o governo quisesse comprar, poderia faze-lo quando bem entendesse e comprar qualquer caça dentro do FX-2 ou mesmo fora dele, observada a legislação e os requisitos da FAB.

        Por fim, gostaria de saber em que o amigo se embasa para tecer as suas opiniões acerca da FAB? Ora pois… A FAB recebeu Iglas, salvo engano vai receber uma bateria de Pantsir, opera Mi-35, selecionou uma aeronave francesa, uma sueca e outra americana para seu short-list… Se fosse como diz, teria corrido atrás de Stingers e teria selecionado somente o Super Hornet e o F-16…

        • RR,

          Se tivesse lido todo o meu comentário, veria que disse acima que a FAB tem o direito de recusar a operar um equipamento se este não se mostrar adequado.

          Não é o que esta escrito no seu comentário anterior… que recoloco abaixo com as tuas próprias palavras de novo:

          "e a FAB fizesse oposição ou não, isso pouco importaria. Ela não tem o direito de opinar sobre uma decisão do seu comandante-em-chefe "

          Claro que tem o direito de opinar na decisão,até deve fazer isso obrigatoriamente, como também pode barra- la, além dos conceitos técnicos, os conceitos técnicos são a base, mas não são a única razão… como disse antes existe o direito administrativo, coisa que não existia no governo militar, que deve ser seguido… não é assim simples como o colega diz, ou como a imprensa diz, isso ai é superficial, e eu já detalhei os pontos!

          Então não sabe no que embaso acerca da FAB… veja os documentos da Wikileaks onde vemos oficiais com relações muito suspeitas com diplomatas e nações estrangeiras, até com informações sobre transferencia de tecnologia que os USA não passarão como os codigos fonte e que os oficiais da FAB parecem não se importar… Lembra, senão está o link pra refrescar a memoria,
          http://wikileaks.org/gifiles/docs/971109_re-insig

          O melhor entendimento sobre o assunto na minha opinião, mas se quiser posto o original, e veja bem, os documentos do Wikileaks são verdadeiros, existem mesmo, é fato:
          http://panoramaglobal-estrategia.blogspot.com.br/

          E tem outros, basta procurar ai no Google, senão fica link demais e o anti-virus do Cavok pode bloquear:

          Reference id: 08BRASILIA1061
          Reference id: 08BRASILIA1589
          Reference id: 09BRASILIA216
          Reference id: 09BRASILIA659
          Reference id: 09BRASILIA1130

          E o mais vergonhoso de todos:

          Reference id: 09BRASILIA1124

          ou ainda que tal as ultimas declarações em blogs do nosso caro Brigadeiro, Ex-Copac, que além de ignorar a existência do CECOMSAER e fazer declarações diretas acerca de questões internas e de bastidores, ainda simplesmente desacatam o estatuto militar, que os próprios militares impuseram em 1980, conferir os artigos:

          Art. 28, X, XI, XVI,
          Art. 31, IV,
          Art. 42, § 1º
          Art. 43,
          Art. 44, § 1º, a, b, c,
          Art. 45

          Link pra ir lá conferir:
          http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6880.h

          A FAB recebeu isso tudo que disse sim… mas a vida não é assim CLARA E DIFINIDA como a revistinha prega não… não é tudo 8 ou 80

          Recebeu alguns componentes não americanos, mas isso não quer dizer que deve receber tudo da Rússia… ou tudo dos USA, ou tudo da China… eu não sou anti ninguém, somente quero que o comando da FAB faça o melhor pro Brasil ser independente e não alinhado ou aliado com ninguém, e tenha sim um pouco de cada um!

          E por fim, com todo o respeito é claro, não reconheço a autoridade do amigo quando diz o quanto se deve opinar sobre um tema… não há mais o que opinar

          Valeu!!

  18. Minha opinião, o Governo atual está perdido na administração pública, está muito enrolado, o Mercado está com medo do autoritarismo e intervenção continua do Governo em assuntos caros a manutenção da estabilidade econômica, ex: preço do combustível, IPI de automóveis, numerous dos resultados econômicos mascarados. A instabilidade já se instalou, a inflação cresce, o Estado CRESCE e não para de CRESCER, a carga tributária se agiganta e este ciclo não é contido. As ferramentas para conter esta situação utilizadas pela atual administração são básicas, primárias, e com falta de criatividade/inovação. Este caos faz de assuntos de DEFESA mero passa tempo para quem está atolado na lama. Não adianta mais colocar a culpa para administração passada, a tal da herança maldita, pois a mesmo turminha de sindicalistas já estão no poder por 11 anos. O maior periodo de um mesmo grupo politico no poder já experimentado pelo Brasil em sua história. FX, esqueçam.

  19. A Cantilena de querer imputar a culpa do malogro à FAB pela lambança política etílica do iluminado presidente emérito de nove dedos já perdeu consistência faz tempo, se é que teve um dia. Na verdade a trágica declaração movida a etanol, efetuada antes que o responsável pelo certame (O Comando da Aeronáutica) enviasse ao titular do MD o relatório final, violou completamente a legislação pátria no que tange à dispensa de licitação para a compra de material bélico. E ainda teve dois efeitos colaterais. O primeiro foi ter eivado de suspeição o próprio Rafale.O segundo foi ter virtualmente "matado" o FX-2;

    Superada a tragédia alcoólica, ainda assim o Rafale poderia ter sido escolhido. Bastava, após enviado o relatório, que o ilumino convocasse o Conselho de Defesa Nacional e justificasse a sua escolha. Mas literalmente entrou areia no negócio. Mais precisamente areia iraniana. Após celebrado o farsesco acordo nuclear de Teerã, a dupla dinâmica iluminado-megalonanico acho que iria levar no bico a votação no CS da ONU já que a França é parceira estratégica e a Rússia e China são "duzbriqui". Ocorre a astúcia da referida dupla não contava que a França fosse votar de acordo com seus interesses nacionais e geopolíticos, dando a sua contribuição para sepultar a farsa. Uma vez que não aceita ser contrariado, o iluminado resolveu chutar para as calendas gregas qualquer decisão.

    Quanto ao suposto confronto entre comando da aeronáutica x iluminado de nove dedos, quem defende que a FAB seja "punida" por isso talvez vislumbre como modelo ideal o que aconteceu na Venezuela, onde as marionetes de farda juraram "patria, socialismo ou morte" para a múmia bolivariana. Ou seja, entendem que as forças armadas não devem se submeter ao povo e à Constituição mas sim ao caudilho da vez…..

    Por fim, e quanto ao KC-390, é sempre bom lembrar que o projeto está contando com valiosa contribuição da megacorporação má, feia e boba de Seattle…..

  20. Gostaria de dizer que, para mim, tem mais caroço neste angu do que imaginamos. Informações que desconhecemos. Os dados fornecidos para 'não' finalização do FX (em suas várias versões) não são muito digeríveis. Pode realmente serem forças lobistas se contrapondo criando um equilíbrio entre vitória e derrota, mas é tudo muito estranho.

Comments are closed.