Caça Gripen NG, o escolhido da FAB. (Foto: Stefan Kalm / Saab)
Caça Gripen NG, o escolhido da FAB. (Foto: Stefan Kalm / Saab)

i13121815314856605Depois de mais de 10 anos de análises e discussões, o Ministério de Defesa do Brasil anunciou a compra de 36 caças suecos Gripen NG. Avaliado em cerca de US$ 4,5 bilhões, o contrato ainda prevê a transferência de tecnologia.

De acordo com o Ministro da Defesa Celso Amorin, a avaliação se baseou no melhor equilíbrio nos quesitos de performace, transferência de tecnologia, custos de manutenção e de aquisição. A escolha contou com a aprovação da Presidente Dilma Rousseff, que havia informado pela manhã que a decisão seria dada no final da tarde.

O Ministro destacou que agora o governo entra na fase de negociações comerciais com a empresa sueca, incluindo detalhes da transferência de tecnologia. Caso essa venda seja assinada, o Brasil será o terceiro país a optar pelo novo caça Gripen, depois da Suécia e da Suíça. Os pagamentos estão projetados para ocorrer até 2023. Futuros contratos poderão ser assinados, podendo chegar num total de 100 a 120 aeronaves.

De acordo com o brigadeiro Marcelo Damasceno, chefe da comunicação social da Aeronáutica, os caças Gripen “vão atender as necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos próximos 30 anos”.

Ainda segundo o brigadeiro, os caças Gripen permitirão “à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas. O conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológicos contribuirá para que a indústria nacional se capacite para a produção de caças de última geração em médio e longo prazo”.

A versão Sea Gripen sendo desenvolvida pela Saab.
A versão Sea Gripen sendo desenvolvida pela Saab.

A decisão brasileira assemelha-se à da Suíça, com o Gripen E oferecendo a melhor relação desempenho de custo, com muitas vantagens técnicas, tais como radar com 200° de abertura,  ágil arquitetura eletrônica e uma nova geração de aviônica. As opções oferecidas em equipamentos como armas, pods de reconhecimento e designação a laser são amplos. A Saab ainda está desenvolvendo uma versão naval do Gripen, o Sea Gripen, que futuramente poderá ser optado pela Marinha do Brasil.

Desenvolvimento do caça Gripen NG

Até o momento, o Gripen F de desenvolvimento está voando com todos os sistemas de nova geração que serão usados nos caças Gripen E/F. Três Gripen E de série estão sendo montados na fábrica  da Saab, em Linköping , numa taxa baixa de industrialização. O primeiro Gripen E deve voar no final de 2014 e no início de 2015 será acompanhado por dois outros aparelhos. Eles deverão treinar os instrutores suecos e suíços até a chegada das aeronaves de produção seriada.

A encomenda feita hoje permite o lançamento da ampla industrialização do Gripen E , a fim de fornecer o aparelho até 2018 de acordo com o cronograma anunciado pela Saab.

Vista interna do caça Gripen NG.
Vista interna do caça Gripen NG.

“Nós continuamos a construir o sucesso do Gripen . O Gripen é único em sua capacidade de alta tecnologia e desempenho, com eficiência combinada com os custos, e notamos um interesse acentuado no Gripen no mercado de exportação” , afirma Lennart Sindahl, chefe da divisão aeroespacial da Saab.

As 36 aeronaves Gripen visam substituir os atuais Mirage 2000 que serão retirados de operação neste mês. Futuramente, os caças também serão utilizados para substituir os atuais F-5.

O Gripen competia nessa fase final do F-X2 com os caças F-18E/F Super Hornet da Boeing e o Rafale da Dassault. Na semana passada uma comitiva francesa esteve visitando o Brasil, incluindo o Presidente François Hollande. O preço elevado do caça francês foi apontado como um dos fatores por não ter sido escolhido.

Além dos países que adquiriram o Gripen NG, seis países também operam com versões anteriores do Gripen, sendo eles a Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca, Tailândia e Reino Unido.

Histórico do programa F-X

O programa de aquisição dos novos caças da FAB, chamado de F-X, começou em 1998 no governo Fernando Henrique Cardoso, quando estava previsto a compra de 12 caças, incluindo transferência de tecnologia do fabricante para a Força Aérea Brasileira (FAB), podendo chegar a 120 unidades fabricadas no Brasil.

O caça Gripen NG em demonstração na Suíça.
O caça Gripen NG em demonstração na Suíça.

O contrato que era para ser assinado até 2004, quando terminava a validade das propostas, foi adiado para o governo Luiz Inácio Lula da Silva, que, no lugar do FX, lançou o programa FX-2, lançado em 2008. O custo estimado no mercado é de até US$ 6,5 bilhões.

Em 2009, Brasil e França chegaram a anunciar a compra dos caças Rafale, da francesa Dassault. Depois, o governo brasileiro voltou atrás.

Boatos e rumores surgiram nesses últimos anos, mas um deles dizia que a escolha do alto escalão da FAB era pelo Gripen, que acabou sendo confirmado agora.

Nota do Editor: Nosso primeiro post, no dia 3 de novembro de 2011, foi justamente sobre o F-X2, e trazia na imagem do vídeo o vencedor do F-X2. Será que previmos o futuro?

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70 COMENTÁRIOS

  1. Como o F18 nao foi escolhido, quero ver quanto tempo vai demorar la na trilogia pra começarem os ataques manjados de sempre

    – Os sistemas do Gripen nao conversam com os nossos
    – O governo esta recebendo propina da Saab (engracado que o GF sempre recebe propina de empresas nao americanas)
    – É caro pra manter

    E outras tantas

    Hauahahauahauahuahauahauhauahauahauhauahauahu

    Brincadeiras a partes, foi uma boa compra…. Quem sabe o Brasil nao entrara no PAK Fa

  2. Parabéns, show de cobertura! Agora sou Gripen desde criancinha. Pelo menos temos o que debater agora, suas capacidades e limitações. Parabéns.

  3. Perdeu a piada Rafrutinha! Na Trilogia tem um banner da SAAB. Aliás, a imensa maioria dos que lá postam sempre defendeu o Gripen para a FAB. Tanto que sempre tivemos problemas com diversos Trollzinhos Rafalíticos, mas que foram convenientemente expulsos.

  4. Não é o meu preferido, mas se for comprado em quantidades maiores…

    Valerá a pena..

    Só espero que exista um bom senso de sentarem brasileiros, suiços e suecos e criarem um aparelho o mais comum possível.

  5. Considerando a realidade brasileira, sempre achei o Gripen a escolha mais lógica no short list do FX2… não é o melhor dos 3 vetores mas é o que cabe em nosso bolso, assim terá mais chance de estar disponível e em operação…

    Pra mim o melhor vetor em função de nossa dimensão territorial e necessidades seriam os Su30/35… mas os incompetentes russos não souberam vender o peixe deles nem pros cumpanheros PeTralhas…

  6. Tem um "pardalzinho" me dizendo que o principal interesse da FAB na Saab se chama FS 2020 ,já que o prazo de entrega pode ser 2023.

  7. Bem que a FAB podia ajudar a Mectron e já encomendar um lote de A-Darter's!!!

    A Fab ganhará uma aeronave nova, com participação brasileira e de quebra menos custos para implantação do A-Darter.

    Abraço,

  8. Caraca!!!

    O dia foi perfeito, Gripen escolhido e Atlético Mineiro levou um sacode no mundial KKKKKKKKK!!!!

    Opsss… O dia não foi perfeito para todos, muitos agora neste momento estão chorando!!!! HEHEHEHE!!!!

  9. É o caça que cabe no nosso bolso, sendo de performance semelhante aos seus concorrente. Vamos festejar gente, não é hora de ficar blasfemando contra o nosso caça e nem dizendo que preferia esse ou aquele. Merece até aquela passagem bíblica que diz +- assim: "pois este meu filho que estava morto, reviveu".

  10. Me neguei a comentar antes do pronunciamento às 17. Fico muito feliz por termos virado esta página. Vi quase agora em um jornal um cidadão falando de forma irônica sobre a escolha como se defesa fosse luxo.

    Bom, parabéns à SAAB, parabéns ao BRASIL!

  11. Agora é a fase dos termos do contrato a serem definidos pelos comprador e pelo vendedor, esse contrato será assinado talvez daqui 12 meses mais ou menos.
    Quero ver se vão passar toda a tecnologia da turbina( metalurgia, ligas, materiais compostos), se vão passar a tecnologia do radar AESA, se vão passar toda a eletrônica , código fonte e todos os softwares, bem como a tecnologia das armas empregadas nesse negócio, inclusive mísseis e canhões.

    Se tudo isso for PROPRIEDADE INTELECTUAL DA SAAB e da Suécia e eles nos repassarem… até eu sou gripe desde criancinha… mas fazer festinha em cima de 171 e de esperança … me recuso.
    Esperança eu tenho em Jesus que vai perdoar meus pecados .

    Abs.

  12. O F-18 é mais avião, mas o Brasil está bem servido com o Gripen.

  13. O PMGO entrou com uma ação civil pública contra o SIMVE! lol
    Quem ai foi aprovado no concurso da PMGO de 2012/2013 vai entender.

  14. Nada disso a piada foi boa!

    Huhauhauhuahuahuahuhauhauhauha

    ….

    Estou até contente com escolha do Grifo… Nao era meu preferido pq simplesmente o caça nao existe…

    Mas na realidade, por mim, a Dilma teria encerrado esse processo…

    Simplesmente pq quando os caças começarem a ser entregues, os 4,5ª geração ja estarão entrando em desfasagem…..

    Quando nos começarmos a receber esses Gripens, o PAK FA , por exemplo, ja estará provavelmente contando com o novo motor….

    Estaremos recendo algo ja em vias de obsolencia….

  15. Aquela seção de fuselagem atrás do canope do Gripen (nesta foto de perfil traseira) com aqueles buracos, rombos, não parece algo feito em funilaria de quintal? Este LIFT não engana a ninguém, se mudarmos o presidente ele muda isso aí.

  16. Outra coisa… Até o mundo mineral sabe que o Rafale é o melhor dos três vetores da short list do FX 2… Tecnologicamente é mais avançado….

    Eu até torcia pelo Rafale…. Mas torcia em 2009, quando foi anunciado como vencedor…

    Depois de tanto tempo, nao faz mais sentido olhar pros 4ª geração….

    Temos que olhar pro futuro, temos que olhar pros stealth…. PAK fa… Ou quem sabe esse novo 5ª G que a Rússia vai projetar?

  17. Meu amigo, pra quem tem F5 qq coisa ta de bom tamanho….

    Até um Sea Harrier

    Jhueuhuhhuaujujaujaju

  18. O Gripen nunca foi a melhor opção, pois, os incompetentes que tomam as decisões deveriam saber que em matéria de segurança não se economiza, compra-se a melhor opção, pois, a longo prazo ela se paga.

  19. Ou então vcs que provem a existência da suposta propina…. ou então parem com a mania de acusar os outros sem prova

    Pq isso é crime….

  20. O que será de defesa aérea entre o dia 31/12/13 até a chegada dos Gripen? será feita pelos obsoletos F5BR?

  21. Foram três produtos selecionados não por raposas políticas, mas por profissionais tarimbados e calejados na aviação; verdadeiros PHDs no que fazem. Entretanto a decisão do escolhido foi política, já que os três caças fazem o serviço muito bem para o que foram projetados.

    Nosso país não tinha nada parecido nesse campo até a escolha de um deles e, já que o escolhido foi o Gripen NG, saudemos a decisão. Agora é aguardar que todo o processo de ver em operação esta aeronave em nossos céus esteja concluída.

    Os franceses perderam? Não. Ao contrário. Ganharam em algum ponto. Ganharam em experiência, para ter visão de que quem tá pagando tem o direito de exigir: o preço de um produto para um país de terceiro mundo, é algo bem delicado.

    Os EUA perderam? Logicamente que não. Tio Sam não ficará chateado. A compra de peças e equipamentos fabricados na América do Norte irão ajudar a economia deles, quando solicitadas por nós.

  22. Cipinha, pra quem usa f5 recauchutado, qq coisa serve…

    Até um inexistente Gripen NG….

    Hehehhehe

  23. Ganhou o sindicalista do ABC, ganhou o PT e seu modus operantis, ganharam os velhinhos da FAB que adoram um bichinho pra mexer qdo se aposentarem… O TCU deve ficar de olho…

  24. "Agora sou Gripen desde criancinha."
    Boa.
    Prezado WolfpackVF1, pergunto por não saber mesmo.
    Tinha algum preferido?

  25. Fala caro Valduga.
    Anda sumido.
    Agora resolve aparecer justamente nesse momento histórico.
    Foste mexer os pauzinhos pra isso acontecer? Não tem alguma relação oculta nessa decisão?
    Hehe.
    Abraço.

  26. O AESA da Selex Galileo, canhões da Mauser, mísseis da Rayteon e MBDA, assentos Martin Baker, e motores GE F414. O que sobra para transferência de tecnologia que é realmente Sueco? Compramos gato por lebre, como é difícil a FAB admitir que comprou este LIFT pelo preço baixo? O barato pode sair caro, esperem!

  27. Acabou essa novela, virão outras.

    Acredito sinceramente que a proposta do Gripen desde o início foi a mais completa. Agora resta a negociação e detalhamento de contrato.

    []'s

  28. Caros amigos comentaristas, pelo governo que temos, como dizia a minha velha e sábia Tia Maria que esteja no céu, com esse (des)governo que temos, ainda não contem com o ovo no cú da galinha.

    Quem tomou a decisão pela compra dos caças não foram os PTralhas, e sim, Eduard SSSSSSSnowden e Glenn Greenwald. Não duvidem se o pulha traidor vier para o Brasil e virar porcalítico.

  29. Hã ???

    Os caras ainda não conseguiram nem tirar o NG do papel …. quanto mais um 5ª Geração

    esqueça !!!

  30. pois é, mas vamos torcer para que a parte econômica do negócio, justamente os componentes americanos, não nos sejam prejudiciais no futuro… que justamente eles nos façam ter economia de escala… é inegável que se mantiverem o regime econômico sem muitas "comissões", o avião pode ter seus componentes com preços imbatíveis… porém, o que me preocupa é justamente o desenvolvimento conjunto…. este será o calcanhar de aquiles… e par se tornar o AMX II falta quase nada… e não seria culpa dos Suecos, certamente… ah EMBRAER… não judia mais do povo brasileiro!

  31. Como de costume você é incapaz de olhar mais além meu caro Rafrutinha! Se você fosse um pouco mais atento ao noticiário, e não ficasse nutrindo esse seu amor platônico pela trilogia, por mim e pelo Vader (que a propósito vibrou muito com o resultado e disse uns bons impropérios contra o ParTido e o iluminado de Garanhuns), saberia que a SAAB tem estudos para um caça de 5ª Geração chamado FS 2020. Se houver sabedoria aqui no Brasil, é a hora da EMBRAER se juntar à SAAB para esse projeto ser adotado tanto pelo Brasil como pela Suécia.

    E quanto ao Rafale, não vale o quanto custa. É um aparelho de 4.5 G com preço de caça de 5G, especialmente agora que o preço do F-35 está em vertiginosa queda.

  32. Quem está acusando a Dassault do crime de corrupção ativa é você Rafrutinha! O amigo Rodrigo apenas está sugerindo à Dassault que acione o Lula no PROCON pela lambança do dia 07/09/2009. Ou tu já esqueceu?..rs!

  33. A ideologia política não vale na hora de receber propina.

    Nosso ilustre GF recebe, sem problema algum, propinas de empresas Americanas, Russas, brasileiras, etc.

  34. Vai me dizer que aquele anuncio do tresloucado do Rafale em 2009, do nada foi porque o Sarkozi embebedou o Lula ?

    O pior cego é aquele não quer ver…

    Inocente foi a Dassault que acreditou no Lula

  35. Concordo, precisávamos de um novo caça, independente de qual fosse o escolhido.

  36. grande HMS! como vai fera? bem espero!
    olha só, gente acusando o negócio com os franceses de corrupto não falta por aqui… e não digo que não tenham razão… não sei… mas a mesma balança deve servir para todas as situações… político é bixo homem, vem da sociedade… assim como alguns militares, funcionários públicos e da própria “iniciativa privada”… onde tem muitas desta categoria que só iniciam suas atividades com o “apoio” do BNDES e do GF…

  37. grande HMS! como vai fera? bem espero!
    olha só, gente acusando o négico com os franceses de corrupto não falta por aqui… e não digo que não tenham razão… não sei… mas a mesma balança deve servir para todas as situações… político é bixo homem, vem da sociedade… assim como alguns militares, funcionários públicos e da própria "iniciativa privada"… onde tem muitas desta categoria que só iniciam suas atividades com o "apoio" do BNDES e do GF…

  38. Realmente!

    Não dá para comprar caça de 4° geração que custa o mesmo que o F-35.

    Quanto aos anúncios ao referido site, há também banners do Rafale e da Boeing. Eu pessoalmente gosto muito da Trilogia. Oque eu não concordo é em ter que pagar para comentar. Os mais antigos aqui e em outros sites já comentaram muito por lá. O azar é deles que perderam colaboradores, comentaristas e parceiros que hoje comentam/administram outros sites.

  39. Acho alguns comentários muito curiosos.

    Todos não defendiam que tinha de vencer a escolha da FAB? E não foi isto que aconteceu? Tudo bem que não foi diretamente. Tivemos problemas de espionagem, caças Rafales anunciadoe e não comprados, mas no fim, venceu a escolha da FAB. E isto é motivo para comemorarmos. A escolha técnica venceu!!

    Os 3 caças cumpriam os requisitos emitidos pela FAB. Escolher o mais barato é o correto. Mas não se resume somente a preço. O "Pequeno Notável" tem suas qualidades!!

    – Nenhum caça no mundo pode usar tanta variedade de armamentos!
    – Excelente autonomia. Maior que o rafale e um pouco inferior ao Super-Hornet
    – Custo da hora de voo inferior a 4000 dólares.
    – Offset de 100%
    – Possibilidade de se iniciar o pagamento após receber a última aeronave!
    – Entregas devem ter início em fins de 2018 numa cadência de 12 aeronaves por ano!
    – Levando-se em conta as encomendas brasileiras, suissas e suecas (incluindo as conversões), estamos falando de perto de 190 aeronaves!

    É claro que existe a possibilidade de termos um novo AMX. Mas isto também poderia acontecer com o Rafale. Quando começarem a fabrica-los por aqui, todo mundo vai querer "tirar uma casquinha" oque pode encarecer o avião. O Brasil tem uma enorme capacidade já provada inúmeras vezes de estragar tudo aquilo que coloca a mão. Enquanto alguns transformam em ouro tudo que tocam, nós transformamos em ..erda tudo que tocamos.

    Espero que o Gripen NG tenha muito sucesso e que consiga ficar a salvo da incapacidade dos brasileiros.

  40. Que é isso…

    Vcs vão continuar insistindo nisso?

    Mesmo depois do Gripen ter ganho?

    Que é isso pessoal…… Vamo crescer que ta na hora!

  41. Eu sei que eles pretende, um quinta geração…

    Mas quando o 5G da Saab sair do papel, o mundo ja vai estar na 8ª geração…

    Vamos ser realistas…

    Os caras mal conseguem tirar um 4G do papel…

    Eu eim.,.

  42. eu nunca defendi a suposta escolha da FAB Zorann me "inclui fora desta" rsrsrs…

  43. Um asunto me chamou muito a atenção.

    Dias atras o executivo da Dassault veio aqui. Será que eles já suspeitavam da derrota? Deram uma de "Florminense" e tentaram virar a mesa?

    O futuro do Rafale é negro! Eles precisam fabricar e vender 11 aeronaves por ano para viabilizar financeiramente a linha de montagem. A partir de 2017 sobram 11 aeronaves por ano sem compradores. A França receberá os últimos Rafale em 2016 (4 aeronaves). O problema é que as aeronaves a serem entregues a partir de 2017 já estão na linha de montagem e não tem comprador.

    Eles vieram tentar fazer uma oferta de última hora, possivelmente com grandes descontos. Uma tentativa desesperada de manter a linha de montagem ativa. Com a demora na definição da Índia, o Rafale pode ter sua produção encerrada já nos próximos anos. A Índia deve ter sentido que está com "a faca e o queijo na mão" e estar dificultando a parte financeira do negócio.

    É triste ver a Dassault terminar asim. Mas isto parece ser o início do fim do Rafale e de sua fabricante.

  44. Só vc mesmo pra acreditar em todas estas balelas prometidas…
    O seu ''pequeno notável de desempenho duvidoso'' é motivo de chacota pelas forças aéreas de grande porte.

    Quero ver seus argumentos qndo a Fab ficar com os limitados tampões Gripen C por mais de 10 anos, sem capacidade de patrulhar nosso território por ser perna curta…devido o projeto NG sofrer muitos atrasos e custar mais caro que o esperado… pro desenvolvimento somente pro Brasil.!!

  45. Se preocupa não…
    a India receberá 186 Rafales (126+60 adicionais)…qndo o contrato finalmente for assinado ano que vem e vc não precisará repetir mais isso "Suecat"…rsss

  46. Realmente…
    uma proposta completamente ''ilusória'' onde o Brasil e a FAB vai tomar um belo tropeço em gastos no seu desenvolvimento com incertezas de sucesso…rssss

    Já morro de rir qndo vejo o desenho do Sea Gripen pra nossa Marinha tentar engolir…kkkk

    E nem conseguem mostrar o protótipo Gripen E com as quase 100 modificações necessárias pra corrigir as limitações do Gripen C perna curta.

    Quero ver os dados técnicos inventados pela Saab comprovados em voo e não em papel!!!

  47. Festa na Suécia, Festa na Suécia! Finalmente saiu o fx-2.

  48. Deus te ouça e que alguem compre isto aí!! É sempre bom ter opções de fabricantes na hora de comprar alguma coisa. Se a Dassault sair desta ficarei muito feliz.

  49. Motivo de chacota? Quem fez chacota? A França??

    Me poupe!! Podemos ter problemas sim. Tudo que o Brasil põe a mão vira ..erda. Mas os problemas que teremos serão sempre menores do que os que teríamos com o Rafail.

    Os Gripens C/D já são superiores a quase tudo que se voa hoje no continente. Os C/D tem mesmo um alcance reduzido, mas você já viu o tamanho das pernas do F-5??. Este problema foi solucionado na versão E/F.

    Quanto ao NG, as primeiras unidades pré-série já estão em construção. Os testes começarão em breve. Não estamos falando de um caça inteiramente novo. Estamos falando da atualização de um projeto de sucesso. Anteontem mesmo, o govermno sueco confirmou e contratou o upgrade de 60 aeronaves Gripen C para o modelo F.

    Leia um pouquinho. Pesquise. Não há necessidade de ser tão pessimista.

  50. Sempre pensei a FAB e a Marinha com o melhor equipamento disponível dos três da concorrência, portanto o Dassault Rafale. Acredito que o COPAC errou em deixar o Gripen neste certame, um caça inferior ao lado de caças bimotores como Rafale, Super Hornet, Sukhoi Flanker e Eurofighter Typhoon. Um absurdo, pois o Gripen está em outra categoria de aeronaves, junto ao MIG29, F16Blk52, J7, J10, Mirage 2000, Mitsubishi F2. Hal Tejas, etc. Fizeram tudo isso porque? Para enganar a quem? Fica pergunta, mas foi bom ter o FX2 terminado mesmo com o caça menos capaz. Só o história nos dirá se foi uma escolha acertada ou um tremendo engano da FAB. Espero sinceramente estar enganado, torço pra isso, que o Gripen NG surpreenda a todos.

  51. Me poupe vc que está desatualizado e sendo otimista com um jato incapaz.
    Mostro os links pra vc sobre a péssima capacidade e fraca autonomia de um Gripen C e vc ainda deslumbra com esse jatinho perneta sueco.
    Pois então está aqui novamente, pra vc ler já que é cego..

    Gripen C péssimo pra policiamento aéreo. http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Gripen C inferior ao F18 Hornet C em avaliação tendo as piores notas e sendo criticado pelo Comandante suisso. http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Os F-16 chilenos são melhores que um F18 C suiço, portanto, sua afirmação de superioridade é uma cascata, sem contar os Sukhois da Venezuela com grande raio de ação e mais velozes.

    Com quase 100 modificações exigidas pelos suiços que podem desistir da compra de somente 22 unidades, vc ainda chama de projeto de sucesso…rsss (q mico !!!)…estão tentando consertar o fracassado Gripen C inutil em realizar uma missão.
    A Suiça desistindo com o Referendo, o NG complica o Brasil. http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Pré-séries em construção…kd o link ?? Inventa não…rssss
    Quero ver se somente 01 (um) protótipo do Gripen E com 100 modificações irá mesmo voar, pq foi prometido em 2011…2012…2013…2014…agora falam em 2015…2018…kkkkk

    Os suecos vão retrofitar seus velhos Gripens mas não irão comprar Gripens NGs.!!!

  52. Me poupe vc que está desatualizado e sendo otimista com um jato incapaz.
    Mostro os links pra vc sobre a péssima capacidade e fraca autonomia de um Gripen C e vc ainda deslumbra com esse jatinho perneta sueco.
    Pois então está aqui novamente, pra vc ler já que é cego..

    Gripen C péssimo pra policiamento aéreo. http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Gripen C inferior ao F18 Hornet C em avaliação tendo as piores notas e sendo criticado pelo Comandante suisso. http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Os F-16 chilenos são melhores que um F18 C suiço, portanto, sua afirmação de superioridade é uma cascata, sem contar os Sukhois da Venezuela com grande raio de ação e mais velozes.

    Com quase 100 modificações exigidas pelos suiços que podem desistir da compra de somente 22 unidades, vc ainda chama de projeto de sucesso…rsss (q mico !!!)…estão tentando consertar o fracassado Gripen C inutil em realizar uma missão.
    A Suiça desistindo com o Referendo, o NG complica o Brasil. http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Pré-séries em construção…kd o link ?? Inventa não…rssss
    Quero ver se somente 01 (um) protótipo do Gripen E com 100 modificações irá mesmo voar, pq foi prometido em 2011…2012…2013…2014…agora falam em 2015…2018…kkkkk

    Os suecos vão retrofitar seus velhos Gripens mas não irão comprar Gripens NGs.!!!

  53. Me poupe vc que está desatualizado e sendo otimista com um jato incapaz.
    Mostro os links pra vc sobre a péssima capacidade e fraca autonomia de um Gripen C e vc ainda deslumbra com esse jatinho perneta sueco.
    Pois então está aqui novamente, pra vc ler já que é cego..

    Gripen C péssimo pra policiamento aéreo. http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Gripen C inferior ao F18 Hornet C em avaliação tendo as piores notas e sendo criticado pelo Comandante suisso. http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Os F-16 chilenos são melhores que um F18 C suiço, portanto, sua afirmação de superioridade é uma cascata, sem contar os Sukhois da Venezuela com grande raio de ação e mais velozes.

    Com quase 100 modificações exigidas pelos suiços que podem desistir da compra de somente 22 unidades, vc ainda chama de projeto de sucesso…rsss (q mico !!!)…estão tentando consertar o fracassado Gripen C inutil em realizar uma missão.
    A Suiça desistindo com o Referendo, o NG complica o Brasil. http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Pré-séries em construção…kd o link ?? Inventa não…rssss
    Quero ver se somente 01 (um) protótipo do Gripen E com 100 modificações irá mesmo voar, pq foi prometido em 2011…2012…2013…2014…agora falam em 2015…2018…kkkkk

    Os suecos vão retrofitar seus velhos Gripens mas não irão comprar Gripens NGs.!!!

  54. Me poupe vc que está desatualizado e sendo otimista com um jato incapaz.
    Mostro os links pra vc sobre a péssima capacidade e fraca autonomia de um Gripen C e vc ainda deslumbra com esse jatinho perneta sueco.
    Pois então está aqui novamente, pra vc ler já que é cego..

    Gripen C péssimo pra policiamento aéreo. http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Gripen C inferior ao F18 Hornet C em avaliação tendo as piores notas e sendo criticado pelo Comandante suisso. http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Os F-16 chilenos são melhores que um F18 C suiço, portanto, sua afirmação de superioridade é uma cascata, sem contar os Sukhois da Venezuela com grande raio de ação e mais velozes.

    Com quase 100 modificações exigidas pelos suiços que podem desistir da compra de somente 22 unidades, vc ainda chama de projeto de sucesso…rsss (q mico !!!)…estão tentando consertar o fracassado Gripen C inutil em realizar uma missão.
    A Suiça desistindo com o Referendo, o NG complica o Brasil. http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Pré-séries em construção…kd o link ?? Inventa não…rssss
    Quero ver se somente 01 (um) protótipo do Gripen E com 100 modificações irá mesmo voar, pq foi prometido em 2011…2012…2013…2014…agora falam em 2015…2018…kkkkk

    Os suecos vão retrofitar seus velhos Gripens mas não irão comprar Gripens NGs.!!!

  55. Me poupe vc que está desatualizado e sendo otimista com um jato incapaz.
    Mostro os links pra vc sobre a péssima capacidade e fraca autonomia de um Gripen C e vc ainda deslumbra com esse jatinho perneta sueco.
    Pois então está aqui novamente, pra vc ler já que é cego..

    Gripen C péssimo pra policiamento aéreo. http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Gripen C inferior ao F18 Hornet C em avaliação tendo as piores notas e sendo criticado pelo Comandante suisso. http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Os F-16 chilenos são melhores que um F18 C suiço, portanto, sua afirmação de superioridade é uma cascata, sem contar os Sukhois da Venezuela com grande raio de ação e mais velozes.

    Com quase 100 modificações exigidas pelos suiços que podem desistir da compra de somente 22 unidades, vc ainda chama de projeto de sucesso…rsss (q mico !!!)…estão tentando consertar o fracassado Gripen C inutil em realizar uma missão.
    A Suiça desistindo com o Referendo, o NG complica o Brasil. http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Pré-séries em construção…kd o link ?? Inventa não…rssss
    Quero ver se somente 01 (um) protótipo do Gripen E com 100 modificações irá mesmo voar, pq foi prometido em 2011…2012…2013…2014…agora falam em 2015…2018…kkkkk

    Os suecos vão retrofitar seus velhos Gripens mas não irão comprar Gripens NGs.!!!

  56. Me poupe vc que está desatualizado e sendo otimista com um jato incapaz.
    Mostro os links pra vc sobre a péssima capacidade e fraca autonomia de um Gripen C e vc ainda deslumbra com esse jatinho perneta sueco.
    Pois então está aqui novamente, pra vc ler já que é cego..

    Gripen C péssimo pra policiamento aéreo. http://www.cavok.com.br/blog/?p=46211

    Gripen C inferior ao F18 Hornet C em avaliação tendo as piores notas e sendo criticado pelo Comandante suisso. http://files.newsnetz.ch/upload//1/2/12332.pdf

    Os F-16 chilenos são melhores que um F18 C suiço, portanto, sua afirmação de superioridade é uma cascata, sem contar os Sukhois da Venezuela com grande raio de ação e mais velozes.

    Com quase 100 modificações exigidas pelos suiços que podem desistir da compra de somente 22 unidades, vc ainda chama de projeto de sucesso…rsss (q mico !!!)…estão tentando consertar o fracassado Gripen C inutil em realizar uma missão.
    A Suiça desistindo com o Referendo, o NG complica o Brasil. http://www.cavok.com.br/blog/?p=50200

    Pré-séries em construção…kd o link ?? Inventa não…rssss
    Quero ver se somente 01 (um) protótipo do Gripen E com 100 modificações irá mesmo voar, pq foi prometido em 2011…2012…2013…2014…agora falam em 2015…2018…kkkkk

    Os suecos vão retrofitar seus velhos Gripens mas não irão comprar Gripens NGs.!!!

  57. Caro Kurt,

    Tu tens o direito de duvidar da proposta da SAAB, mas a COPAC não. E ela analisou extensamente todas as propostas, e claro o grau de risco embutido nelas. Mesmo assim, classificou a proposta do Gripen como 1º.

    Agora é claro que tudo deve ser garantido em Contrato, e ser cobrado por nós contribuintes. 🙂

    []'s

  58. Zorann,
    Me parece que o fato de ter que pagar para comentar não seja o único problema.
    O que parece haver por lá é um excesso de inteferencia dos seus moderadores nos comentários e outras coisas que particularmente não gosto.

  59. falou tudo! e isso passa por não assumirem o "negócio" com a SAAB, publicamente… seja ele qual for… com dinheiro ou não envolvido… hoje se falar mal do NG lá… em seguida vem interferência dos editores, de forma bem contundente, como donos da verdade… o que não acontecia quando de início do blog e do FX-2… inclusive o "chefe" era um crítico severo do NG, tem até entrevista com audio claro negativando o NG… mas mudou de ideia do dia para noite…, destrataram comentaristas antigos a ponto de vários abandonarem o blog, inclusive eu, fecharam os comentários à não pagantes e depois foi só Jabá… vários comentaristas lá, que defendiam o NG, com direito e propriedade, se viram falando apenas com compadres, uma "xatisse" só… existe um cara que lá comenta e continua batendo no NG e nos americanófilos, o Giba… mas este é um herói, não que eu concorde com tudo que ele fala…

  60. È igual ao A-29.
    A Embraer o projetou com peças de diversas origens.
    O que ela pode passar para outro país em termos de tecnologia é em relação ao projeto e a fabricação/montagem e só.

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