Ilustração produzida pelo CECOMSAER para divulgar a aquisição do Gripen.
Ilustração produzida pelo CECOMSAER para divulgar a aquisição do Gripen.

Um dia histórico para a Força Aérea Brasileira. Por meio do Programa F-X2, o Governo brasileiro confirmou a aquisição do avião militar supersônico GRIPEN-NG, caça de última geração que atenderá às necessidades operacionais da FAB para os próximos 30 anos e que faz parte do Programa de Articulação e Equipamento da Defesa, da Estratégia Nacional de Defesa, com vistas à defesa da Pátria.

Durante todo o processo de seleção, cujos estudos preliminares remontam ao ano de 1992, o Comando da Aeronáutica (COMAER) sempre se pautou pela busca do melhor conhecimento dos aspectos técnicos, operacionais e logísticos atinentes às aeronaves participantes da escolha.

A nova aeronave multimissão foi projetada para controle do ar, defesa aérea, reconhecimento aéreo, ataques ar-solo e ar-mar. Dentre os requisitos apontados pela FAB, destaca-se a tecnologia de ponta, com avançado sistema de sensores e fusão de dados, características que proporcionam ao piloto um quadro completo e preciso do cenário de emprego.

Para se ter uma ideia do poder de combate desse novo caça, basta dizer que ele permitirá à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas e combustível. A aquisição do GRIPEN-NG proporcionará ao País exponencial poder dissuasório, que resultará na garantia da soberania do Brasil.

A notícia se reveste de relevância porque o conjunto de conhecimentos e capacitação tecnológicos contemplados nessa aquisição contribuirá para que a indústria de defesa nacional se capacite para produzir caças de quinta geração em um projeto de médio e longo prazos.

Conheça o histórico dessa aquisição

A necessidade de reequipar a Força Aérea com uma aeronave de defesa e superioridade aérea compatível com a destinação e importância geopolítica do País configurou-se, definitivamente, no ano 2000, com a denominação Projeto F-X, fruto dos estudos iniciados em 1992, quando a FAB delineou os primeiros requisitos das aeronaves que deveriam substituir os F-103 MIRAGE III, operados, na Base Aérea de Anápolis, em Goiás, desde o início da década de 70.

Em agosto de 2001, o Comando da Aeronáutica iniciou a seleção das empresas ofertantes de equipamentos compatíveis com os requisitos então definidos. No final do mesmo ano foram selecionadas as seguintes aeronaves, apresentadas por ordem alfabética: GRIPEN, F-16, MIG-29, MIRAGE 2000 e SUKOI 30.

No início do ano de 2003, o processo foi suspenso pelo Governo Federal, tendo sido retomado em 1º de outubro do mesmo ano. À época, os participantes reexaminaram suas propostas com a finalidade de apresentar as atualizações julgadas pertinentes.

Em 31 de dezembro de 2004, com o término dos prazos válidos das propostas, sem ter ocorrido a escolha de uma aeronave, o Governo decidiu preencher a lacuna decorrente da desativação dos F-103 MIRAGE III, que ocorreria em 2005, com a compra de 12 Mirage 2000-C usados, fabricados na década de 80 e oriundos da Força Aérea Francesa. Na FAB, recebeu a designação de F-2000. É operado desde 2006 pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea, na Base Aérea de Anápolis, tendo sua desativação prevista para 31 de dezembro deste ano de 2013.

Em 2007, o Estado-Maior da Aeronáutica reiniciou os estudos sobre as necessidades operacionais e características concernentes ao novo avião de caça multiemprego que deveria reequipar a FAB e, em 15 de maio de 2008, instituiu a Comissão Gerencial do Projeto F-X2, com o objetivo de conduzir os processos dessa aquisição, por meio de escolha direta, em consonância com os preceitos da Lei nº. 8.666, visando à seleção da proposta mais vantajosa para o País.

A aeronave escolhida precisaria oferecer condições para atender ao cronograma de desativação de aeronaves de combate da FAB, bem como dotar a Instituição de uma frota padronizada de aviões de caça de multiemprego, porquanto os Mirage 2000-C têm sua desativação prevista para 2013, os F-5EM deixarão de operar a partir de 2025, enquanto que o A-1M deverá ser desativado a partir de 2023.

Assim, inicialmente, seis empresas com seus respectivos produtos foram pré-selecionadas: as norte-americanas BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET) e LOCKHEED MARTIN (F-16), a francesa DASSAULT (RAFALE), a russa ROSOBORONEXPORT (SUKHOI SU-35), a sueca SAAB (GRIPEN NG) e o consórcio europeu EUROFIGHTER (TYPHOON).

No final de 2008, considerando os aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, de compensação comercial (offset) e transferência de tecnologia para a indústria nacional, foram selecionadas três aeronaves para compor uma “short-list” ou lista reduzida para prosseguir no certame, aqui apresentando-se em ordem alfabética: BOEING (F-18 E/F SUPERHORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).
Em 2 de outubro de 2009 os três ofertantes encaminharam suas melhores propostas. Em 5 de janeiro de 2010, o Comando da Aeronáutica remeteu ao Ministério da Defesa o Relatório Final do Projeto F-X2, instrumento de assessoria à decisão do Governo Federal.

As análises prosseguiram e, hoje, 18 de dezembro de 2013, a Presidenta da República anunciou a decisão de adquirir as aeronaves GRIPEN-NG, da empresa SAAB-AB, representando investimentos da ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma que se estenderá até 2023.

A oferta vencedora engloba o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves, logística inicial, treinamento, simuladores de voo e projetos de transferência de tecnologia e cooperação industrial.
A próxima fase do processo consiste nas negociações para a materialização dos contratos de fornecimento de bens, de serviços e os acordos de compensação.

Brasília, 18 de dezembro de 2013.

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

Fonte: Agência Força Aérea

Enhanced by Zemanta
Anúncios

290 COMENTÁRIOS

  1. Pagaram mas não levaram… pois os PeTralhas não cumprem o q prometem, a exemplo de qq líder em regimes de esquerda…

  2. Chora Chico… perdeu o patrocinador… mas pelo menos por enquanto a Índia não desistiu…

  3. Chora Chico… perdeu o patrocinador (brincadeirinha rsrs) … é só fazer mais umas horas extras na gráfica q esta td bem… mas pelo menos por enquanto a Índia não desistiu…

  4. Parabéns ao Governo pela escolha inteligente. O maior erro seria escolher o F-18. Pelos episódios recentes, confirmamos que os EUA são nossos adversários. E no futuro, talvez nossos inimigos. Não podemos depender de material deles. Não podemos confiar. Novamente, parabéns ao Governo Dilma pela escolha.

  5. A FAB capricha no armamento quando é ilustração.Aí Gio pra nós q sempre reclamamos de falta de aviões bem armados.Este Gripen estourou seu peso máximo de decolagem kkk.

  6. Muito bem lembrado.Em nenhum momento ouvi o Ministro falando em armamento.
    Meio nebuloso este contrato,pois se a FAB vai ter parte intectual do projeto,4.5 bi foi muito pouco por 36 caças,treinamento,logistica,sobressalentes ,armamentos e ainda transferencia de tecnologia e ainda ter parte na patente do caça.

  7. Não podemos depender de material deles.
    E daí o governo compra o Gripen????

  8. A segunda pergunta que nao quer calar: vão acabar finalmente com aquela besteira de "Brasil Putenfia" ???

    Os trilogienses vão perder metade do arsenal vocabular.

    Hehehheheheh

  9. Conhecendo a fab, é canhão mesmo ahaha.

    Mas se viesse uns 12 meteor e uns 6 de treinamento e se pousasse pra foto, juro que nós do blog aqui iriamos postar aos montes em algum blog argentino ahahahah

  10. Senhores estou feliz por este processo ter um fim, agora esperem gato por lebre, e isto devemos denunciar. Não temos um povo tão técnico e politizado como o Suíço por exemplo, e qualquer PowerPoint de um japonês de fala arrastada convence até o mais cético dos repórteres e a média do povo. Quero que alguém passe a limpo todos os pontos levantados pelo relatório suíço, onde o Gripen não conseguiu cumprir nenhuma das missões impostas a ele, o mesmo ocorrido na Índia. Estranho, mais estranho ainda são os fatos de corrupção da SAAB na Coreia e África do Sul, mas isso será algo para Edward Snowden denunciar. Temo pelo futuro da FAB com estes vetores, duvido de sua autonomia e capacidades e vejo gastos adicionais vultuosos no futuro para fazer dele algo que realmente possa defender nosso espaço aéreo. Na verdade nós não escolhemos o Gripen, foi ele quem nos escolheu, o vendedor empurrou o produto a um cliente desesperado. Foi uma decisão que levou um tempo enorme e decidiram pelo risco, pela dúvida… Coisa da FAB, coisa do COPAC , algo como uma STJD.

  11. A fab fazendo montagem do Gripen com uma penca de meteor, paveway e RBS furtivo (não tenho certeza quanto ao furtivo), é no mínimo pro JN ahahaha

  12. Bem, até que enfim. Realmente antes tarde do que nunca.
    Agora torcer pela assinatura ocorrer logo dentro do prazo, estimado em dez meses, pois esses dez meses caem justamente no ponto alto do período eleitoral.
    Muita água vai rolar até lá.
    Por enquanto, vamos comemorar o que aconteceu hoje.
    Alguém aceita uma de esfiha de calabresa com catupiry, ou atum coberta com queijo, ou napolitana, acompanha de suco natural de laranja?
    Rs.

  13. Ah! E que comece o "Intense Debate" técnico.

    "Para se ter uma ideia do poder de combate desse novo caça, basta dizer que ele permitirá à FAB enfrentar ameaças em qualquer ponto do território nacional com carga plena de armas e combustível. A aquisição do GRIPEN-NG proporcionará ao País exponencial poder dissuasório, que resultará na garantia da soberania do Brasil."

  14. O Rafale era o mais capaz da lista. Mas a essa altura, o Gripen era o melhor negócio, mais barato e a ser desenvolvido em conjunto, coisa que a industria nacional ganhará bastante.

    A laranja podre da lista era o SH, um caça navalizado, criticado por ser pior que caças dos anos 70 como o Tomcat e, por si só, produto de um lobby bizarro da Boeing dentro dos EUA.

    Sobre o caso Snowden ter influenciado na decisão é óbvio. As repetidas violações (desde o genocidio filipino) dos EUA a soberania de outros países só é ignorada por fanboys.

  15. FAB – D. Dilma, cadê os armamentos, a ToT e os royalties?
    D. Dilma – Vocês não queriam aviões novos?
    FAB – Sim.
    D. Dilma – Pois bem, agora os tem. Não reclame senão vai ficar sem eles também.

    Quero acreditar profundamente que vai ocorrer o contrário,
    Que o Brasil vai ser mais sério no cuidado da casa.

  16. Realmente não podemos confiar neles.
    Mas são um dos nossos maiores mercados consumidores, e também fornecedores de tecnologia de ponta.
    Então, paciência, tem que dar um agrado.

  17. não houve, pois se tivesse ocorrido teriam levado, isso se fossem os tucanos, a Alston e Siemens tão ai de prova não é mesmo?

  18. sinceramente compraram o pior, e em geral o barato sai caro!

    a França porque achou que tinha ganho sentou no preço e não percebeu que os concorrentes não tinham desistido. Além disso tomou atitudes politicas que deixaram claro que não merecia a confiança do Brasil em caso de um crise.

    os americanos com a eficienca comercial de sempre quase levaram, mas fomos salvos pela cavalaria, que no ultimo instante apareceu com as revelações do Snowden, mas somente essas revelações não seriam o motivo, da desistencia do F-18, foi a arrogancia do governo americano, que em solo brasileiro, um alto-funcionario disse que os americanos não iriam parar de espionar, pois era para a segurança dos americanos e dos proprios brasileiros. Perderam ai o negocio que já era deles!

    e os suecos, receberam de bandeja um venda em que entraram apenas para fazer numero!!

  19. 4.5 vi por 36 caças, isso nos da 125 milhões por unidade. Quanto custa um LM F-35 Lightening II? Ou um F-15 Strike Eagle? TCU olho neste negócio! Olho aberto nisso aí…

  20. Parte da nota oficial da SAAB :

    """Caso o Brasil adquira o sistema Gripen, estará se unindo aos seguintes países que já o operam hoje…"""

    """Caso o Brasil Adquira""" … pois é , nem eles estão seguros de nada, na hora do contrato eles não poderão dispor das tecnologias americanas por escrito , lógico, aí velho é que eu quero ver.
    Que a Dassault não dê por perdida essa peleja , muita coisa vai rolar ainda… a decisão de hoje foi enrolation do governo … aliás como tinha dito na outra matéria sobre amorim e dilma :

    "Ele não tem força e ela não tem coragem."

  21. Só se for inimigo seu, eu adoro coca cola, sanduba do macdonalds, internet, usb, iphone e o escambau.

    Meu inimigo é o bolivarianismo e o regime cubano que mata seu povo no "paredon".

    Torci por outra aeronave, mas estou feliz com aquisição, agora creio que terá um novo impulso na industria aeronáutica brasileira.

  22. Vc esta sendo ironico contando uma piada ou esta demostrando que nao entende nada ,nadica sobre a origem e equipagens do gripen $ O bicho possui um dos pares gametoficos americano ,aonde esta a independencia $ DEixa pra la, troll !

  23. Com esse armamento todo ai , e sem tanques extras , só vai até a esquina , tira um METEOR de cada asa , e tiras essas bombas guiadas a laser , e coloca os tanques externos , ai tá blz .

  24. O importante. É que emoções eu vivi……. RSSSSS !!

    Comecemos logo o FX-3…..eu fiquei viciado.

    O pessoal fica falando nas armas….. mas que armas… o contrato nem foi assinado ainda !

    Sds.

  25. Caro Chicão,

    AMRAAMs? O negócio são os Meteors. 😉

    Mas existem comentários que poderemos desenvolver um BVR em cooperação com os Sul-Africanos nos moldes do A-Darter, o que me parece o mais lógico, ou seja ter todo um armamento de origem nacional ou bi-nacional.

    A-Darter
    BVR (Denel+Mectron)
    Acuan
    MANSUP versão air launched
    Versão lançada do ar do missil de cruzeiro sendo desenvolvido pela Avibrás, etc.

    []'s

  26. A COPAC que analisou e avaliou detalhadamente as 3 propostas discorda do Reinaldo Azevedo.

    🙂

    []'s

  27. Escolha inteligente. Melhor opção para absorver tecnologia. Pode não ser o melhor vetor considerando as dimensões do nosso país, mas penso que não temos nenhuma ameaça perigosa na América Latina. Isso poderá fazer com que a Embraer dê novo salto e quem sabe num futuro próximo desenvolvamos aqui um caça com muita competência técnica, coisa que nós brasileiros somos muito capazes. Só nos falta as oportunidades certas.

  28. O Reinaldo Azedo sabe pelo menos o que é eletronica embarcada ???

    Ja sei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Ja sei !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O Reinaldo Azedo tb fez curso de piloto !!!!!!!!!!!!!!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Acertei ????

  29. Que eles chamem o advogado do fluminense para recuperar no tapetão, rsrsrsrs!!!!

  30. KKKKKK!!!!

    Olhando os principais portais de noticias e li os comentários, no uol e folha sp, a maioria fez uns comentários bem cacana e pé no chão, mas no G1 e Yahoo, a maioria estão satisfeitos e dando parabéns a presidente por não terem comprado o avião dus franceses por serem caros e não confiáveis e dus americanus imperialistas!!!

    Alguém tem que avisar para os vermelhinhos sobre os itens americanos no Gripen, vai ser só decepção, igual ao CAM no mundial, KKKKKKKK!!!!!!

  31. Isso foi apenas uma desculpa, a verdade que não tem dinheiro para comprar e manter tanto o SH ou Rafale!!!

    Se tivesse din din teria comprado o Rafale ou SH!!!

    Mas para mim a escolha do Gripen foi a mais pé no chão, pois a chave da vitória foi o código fonte do sistema de armas, onde poderá ser integrado as armas nacionais!!

  32. IIIIIIIIIIIIIIIIHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

    Deu gripen!!! :D: D 😀

    Pensa num piá facero! 😀 😀 ekaheoaiiehoieae

  33. Como pé no chão se o avião não está pronto? Se o avião tem que ser desenvolvido. Vejam os suíços, que compraram por causa do preço e agora estão penando para criar um avião que atenda as necessidades da força aérea. Pô! O Gripen não bateu o Hornet lá! Eu só vou acreditar no Gripen para a FAB quando o contrato for assinado, porque tem tudo para este governo 'melar' a assinatura.

  34. Enfim, compramos um zero quilômetro!
    Mesmo que seja 1.0 com ar, só pra mostrar pros vizinhos.

  35. Desde o início o Gripen foi escolhido pela avaliação dos aviadores da FAB como o melhor cotado em desempenho. Não entendia como nossa escolha recairia sobre uma plataforma cara de se adquirir e de se manter ou sobre outra de origem de um Estado que tem um histórico de transferência de tecnologia mais duvidosa, além de, nos ver como uma ameaça, pois o mesmo NÃO QUER o surgimento de uma nova "potência" nas Américas. Sabotando nossos acordos com os ucranianos no terreno espacial, não permitindo um foguete de combustível sólido mais barato e mais seguro usado no VLS, com medo da concorrência, visitando, acompanhados de pessoal da BLACKWATER e estimulando por meio de ONGs povos indígenas na Amazônia a pensarem em autonomia, não permitindo a entrada em suas terras de forças brasileiras sem uma autorização da justiça…mas isso é outra história! Não é? E por fim nos monitorando E também " sondando informações relevantes e tecnologia secretas" da Petrobrás! Snowden, para os brasileiros é um herói ou pelo menos deveria ser! Parabéns à FAB pela coragem na escolha! Apesar dos itens estadunidenses no pacote e do pouco alcance, acho que deveriam ser incluídos tanques conformais nesse pássaro para que pudesse fazer frente ao nosso extenso território, pelo menos atenuando esse problema.

  36. E o preço da TOT, não é compra de prateleira não!!!! rsrsrs!!!

  37. Ainda não assinaram o papelim, pelo histórico "eles" tem medo!!!!

  38. O Reinaldo Azedo por acaso esqueceu dessa propina????

    pois é…

    mais uma vez, alguns trilogienses enfiaram a lingua no rabo

  39. Sinceramente não estou entendendo vcs!!!! rsrsrs!!!

    O principal requisito era a transferência tecnologia e participação no projeto para adequação as necessidades brasileiras e queriam que isso fosse feito em aeronaves já prontas!!! Aí é muito difícil!!!! By: Magela(ceguinho)

    "Pô! O Gripen não bateu o Hornet lá!"

    Um tem dois motores F404 e o outro tem um (1) F404(Gripen C), Em desempenho, fica muito difícil não é não!!!

    Mas na parte eletrônica os Gripen C são e muito superior aos Hornet!!!!

    Mas os suíços e brasileiros, compraram justamente o Gripen E, mais potente (F414), maior autonomia, melhores armamentos e superior tecnologicamente!!!!

    Por acaso vc não é atleticano não né!!!! Tá muito amargurado desde ontem, kkkkkkk!!!!!!

  40. Uma frase de um cara de confiança do governo dilma :

    """Amorim disse que "não há temor" de que os EUA possam brecar o quesito transferência de tecnologia pelo fato de o Gripen ter componentes importantes norte-americanos como o motor. "A turbina não é tão sensível como outras partes", disse Amorim, …"""

    Quer dizer que vem motor né ???? E quer palminha ???
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasi

  41. Uma frase de um cara de confiança do governo dilma :

    """Amorim disse que "não há temor" de que os EUA possam brecar o quesito transferência de tecnologia pelo fato de o Gripen ter componentes importantes norte-americanos como o motor. "A turbina não é tão sensível como outras partes", disse Amorim, …"""

    Quer dizer que vem motor né ???? E quer palminha ???
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasi

  42. Uma frase de um cara de confiança do governo dilma :

    """Amorim disse que "não há temor" de que os EUA possam brecar o quesito transferência de tecnologia pelo fato de o Gripen ter componentes importantes norte-americanos como o motor. "A turbina não é tão sensível como outras partes", disse Amorim, …"""

    Quer dizer que vem motor né ???? E quer palminha ???
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasi

  43. Uma frase de um cara de confiança do governo dilma :

    """Amorim disse que "não há temor" de que os EUA possam brecar o quesito transferência de tecnologia pelo fato de o Gripen ter componentes importantes norte-americanos como o motor. "A turbina não é tão sensível como outras partes", disse Amorim, …"""

    Quer dizer que vem motor né ???? E quer palminha ???
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasi

  44. Uma frase de um cara de confiança do governo dilma :

    """Amorim disse que "não há temor" de que os EUA possam brecar o quesito transferência de tecnologia pelo fato de o Gripen ter componentes importantes norte-americanos como o motor. "A turbina não é tão sensível como outras partes", disse Amorim, …"""

    Quer dizer que vem motor né ???? E quer palminha ???
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasi

  45. Uma frase de um cara de confiança do governo dilma :

    """Amorim disse que "não há temor" de que os EUA possam brecar o quesito transferência de tecnologia pelo fato de o Gripen ter componentes importantes norte-americanos como o motor. "A turbina não é tão sensível como outras partes", disse Amorim, …"""

    Quer dizer que vem motor né ???? E quer palminha ???
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,brasi

  46. Já fazia algum tempo que o governo indicava que não ia escolher o Rafale, a algumas semanas atrás, o próprio ministro da defesa disse que não ia colocar todos os ovos na mesma cesta!!!

    Para agradar os vermelhinhos (na maioria desavisados como pode ser observado nos comentários nos principais portais de noticias) não escolheram o SH por ser americano

    Mas esqueceram de falar que o Gripen é recheado de itens americanos, quando "eles" descobrirem vai ser aquele quebra-quebra!!! kkkkkkkk!!!!!

  47. Cara, viagem, mas viagem mesmo são as do face…. quer rir é só dar uma lidinha…

  48. Correção Symon: quem inventou a tecnologia 'USB' foi Ajay Bhatt, engenheiro 'indiano'.

    Pesquisei a fundo a tecnologia à época do lançamento ainda nos anos 90.

    Os americanos não são nossos inimigos, bem como não são nossos amigos. Os americanos são amigos dos americanos e o resto é resto, na cabeça deles. Eles estão errados? Claro que não. Este também deveria ser nosso pensamento…. somos amiguinhos demais de todo mundo.

    Se conheço os americanos? Sim, Já trabalhei em empresas americanas e também tenho parentes por lá… já na segunda geração, diga-se de passagem.

    Quem são os inimigos reais do Brasil hoje? Quem Rouba e Deprecia esta nação.

  49. kkkk, que nada a Dassault mandou tudo para o GF… que agora vai pegar um pouco do povo nórdico! kkkk

  50. Caramba, o soco de vcs é só no fígado hein?! kkkkkkk…. O medo é contagiante, não vou pensar que sim e também que não, nem pensarei também no nosso histórico com vetores. Porque senão já viu….. Mas a vida é assim mesmo, quando se depende de terceiros.

    Quando o Brasil entender que nunca jamais pode se depender de terceiros 'para nada', talvez as coisas sejam diferentes.

  51. Blaya, com o COPAC a SAAB não entrou para fazer número… se é que vc me entende… vai ter muita gente, que depois de se "retirar",pegando cadeira de lobista e inflando a aposentadoria… 🙂

  52. Colega, você resumiu excepcionalmente o negócio todo, que de certa forma foi norteado pelo lado político da coisa…. e como está escrito na Bíblia, os últimos serão os primeiros! E tome Saab!

  53. Aff….. de sacanagem, vou postar esta imagem no face pra matar uma meninada lá do coração.

    Precisamos urgentemente substituir estas partes americanas por israelenses! kkkkkk

  54. Aí cancelamos este shit todo e compramos SU-35 sem TOT nenhum e partamos para o nosso 2.0 do zero!

  55. rsrsrs….. é, infelizmente é por aí mesmo, mas tempos melhores virão!

  56. mas a dependencia será menor, afinal o Grippen e o menor dos 03! tem menos peças, um só motor! então nossa dependencia dos americanos será menor!

    isso é pura papagaiada, não vamos entrar em guerra com os EUA, pelo menos não nos proximos 20 anos,

  57. sinceramente o COPAC perdeu o minimo de respeito ao vazar para a imprensa relatorios confidenciais do governo, num claro lobby em prol do caça sueco, como disse seria o caso de abrir o sigilo bancario de seus membros e familiares. Mas fazer o que, em qualquer compra de equipamentos militares, há corrupção.

  58. Gente, nunca fomos nota 10, sempre fomos nota 6,6. Agora que conseguimos um 7 com louvor vcs estão chorando? Só precisamos agora passar de ano, porque não sei se este 7 aí vai resolver… mas pra quem é tá bom.

    Agora, falar que não temos dinheiro pra comprar e manter Hornet e Rafale… me desculpem, não vivemos no mesmo país. Temos dinheiro sim e pra entrar no projeto F-35 Lightning II e Sukhoi T-50 ao mesmo tempo…. a questão é outra. Os senhores por acaso não sabem o que o problema do Brasil é o próprio Brasil? Só o dinheiro da corrupção anual colocaria o país na lista dos que mais investem em equipamento militar.

    O problema é a bagunça que impera por aqui, que abre brechas para roubos e projetos de construções faraônicas.

    Exemplos:

    Fórum Ruy Barbosa. À época foram desviados 1 bilhão de reais.

    Avenida Jornalista Roberto Marinho. Uma avenida de 5 km que custou '900 milhões de reais'. (deve ter sido pavimentada com ouro, um super faturamento que já proporcionou a devolução de valores que foram desviados pelo governo da época, comandado pelo Sr. Paulo Maluf.).

    Escândalo dos fiscais de São Paulo: Pelo menos R$ 200 milhões foram desviados da prefeitura de São Paulo, de acordo com o Ministério Público e a Controladoria Geral do município.

    Vou parar por aqui. Vejam, estamos falando só sobre São Paulo, imagina o resto. E não temos dinheiro? Façam me favor.

    [ ]s.

  59. parece que um F-35 custa 50 mi, em 100 parcelas. sem juros e as parcelas vão caindo conforme vc paga em dia! eles aceitam qualquer cartão, inclusive Hipercard!

    a tenha a paciencia! vai pedir pro TCU parar de sabotar o pais paralizando obras para impedir que o governo conclua hidreletricas e rodovias!

  60. o reinaldo azevedo não sabe a diferença entre peso total e carga paga! esse texto estava pronto a meses, era somente trocar o nome do aparelho, mesmo que fosse o americano o cerne era fazer uma critica a compra qualquer que fosse ela!

    reinaldo e um jornalista de oposição, isso lhe tira a credibilidade para uma analise equilibrada, seus textos são amados pelos que odeiam o governo, o termo e esse mesmo odeiam, não importa o que seja feito.

  61. Luis Nassif
    A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

    Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

    Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

    Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

    Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

    ***

    Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

    ***

    Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

    Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

    Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

    ***

    Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

    Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

    ***

    No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

    ***

    Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

    Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

    Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.

    Luis Nassif

  62. Luis Nassif
    A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

    Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

    Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

    Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

    Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

    ***

    Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

    ***

    Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

    Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

    Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

    ***

    Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

    Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

    ***

    No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

    ***

    Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

    Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

    Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.

    Luis Nassif

  63. Luis Nassif
    A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

    Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

    Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

    Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

    Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

    ***

    Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

    ***

    Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

    Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

    Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

    ***

    Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

    Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

    ***

    No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

    ***

    Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

    Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

    Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.

    Luis Nassif

  64. Luis Nassif
    A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

    Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

    Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

    Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

    Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

    ***

    Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

    ***

    Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

    Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

    Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

    ***

    Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

    Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

    ***

    No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

    ***

    Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

    Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

    Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.

    Luis Nassif

  65. Luis Nassif
    A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

    Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

    Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

    Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

    Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

    ***

    Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

    ***

    Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

    Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

    Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

    ***

    Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

    Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

    ***

    No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

    ***

    Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

    Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

    Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.

    Luis Nassif

  66. Luis Nassif
    A decisão da presidente Dilma Rousseff de optar pelo sueco Gripen, da SAAB-Scania, na licitação FX para os novos caças da FAB, podem ter surpreendido a muitos.

    Mas trata-se do passo mais relevante dos últimos anos, no sentido de consolidação de uma política industrial de defesa – área que avançou com o Inova Defesa, de financiamento de pesquisas para empresas do setor.

    Pelo menos desde 2011, alguns comentaristas do meu Blog (www.luisnassif.com.br) traziam informações relevantes sobre a proposta sueca.

    Enquanto os franceses da Dassault e os norte-americanos da Boeing movimentavam-se no campo político e diplomático, os suecos montaram uma operação técnica invejável.

    Desde o início, a Aeronáutica pendia para o Gripen. Em parte por suas características tecnológicas – com menor alcance e maior mobilidade -, muito mais pela possibilidade das parcerias tecnológicas.

    ***

    Pela proposta, 80% da estrutura das aeronaves poderão ser fabricadas no país. Partes relevantes do processo, como ensaios, testes, homologação,. Desenvolvimento, produção e comercialização terão participação de empresas nacionais. Acenava-se, inclusive, até com uma exportação inicial de 30 células Girpen NG para a própria Suécia.

    ***

    Os suecos dispõem-se também a incluir “o fornecimento e a integração de todos os armamentos pedidos pela FAB com os respectivos custos incluídos na oferta, as armas brasileiras assim como as que já contam no arsenal da força, integradas e requalificadas seu custos adicionais, com a participação da Embraer e da Mectron”.

    Ao se aproximar da Embraer, aliás, os suecos tiraram um dos pontos centrais de vantagem da Dassault – que tem participação acionária na empresa.

    Recentemente, a Embraer associou-se à Telebrás em uma nova empresa para trabalhar a área aeroespacial. E recentemente, o Ministério da Defesa classificou várias empresas fornecedoras na condição de empresas de segurança nacional, com vantagens fiscais.

    ***

    Pela proposta da Gripen, o programa de ensaio de voos será realizado pela Embraer e outras empresas nacionais, possibilitando ao país a participação direta no desenvolvimento, qualificação e homologação da aeronave.

    Haverá participação nacional também na integração do radar das aeronaves, mantida a proposta de uma aviônica 100% nacional.

    ***

    No início, a divisão de trabalho será de 40% no Brasil e 60% na Suécia, com aumento gradativo a partir da segunda aeronave.

    ***

    Não se ficou nisso. Nesse período, além da Embraer e da Mectron, os suecos montaram o consórcio T1, liderado pela AKAER de São José dos Campos, para fabricação de partes do avião. O pacote negociado inclui desenhos e modelos 3D. Mais de 50 técnicos e engenheiros brasileiros foram enviados à Suécia para treinamento.

    Ponto importante, os radares oferecidos são os Raven ES-05 fabricado pela holding europeia Selex-Galileo. E ficou garantia a transferência de tecnologia para a paulista Atmos Sistemas Ltda.

    Enfim, estão na mesa todos os ingredientes para uma política industrial de defesa.

    Luis Nassif

  67. Dor de cotovelo heim!!

    😀

    Assim, enterramos a jaca francesa pra sempre!

  68. "em qualquer compra de equipamentos militares, há corrupção"
    esta é uma verdade incontestável! e é dela que venho falando a muito tempo! o problema de muitos aqui é que eles acham que só há de um lado!
    Portanto, para mim, tomara que seja um sucesso esta parceria Brasil x Suécia, já que está definido, e que os grandes envolvidos pensem um pouco mais num sentido patriótico e econômicos voltado para a nação! que seja uns 20% já tá bom! 🙂
    e que venham uns 72 Gripens E/F bem equipados e bem pintados! pq esta camuflagem da FAB não se faz digna de um vetor moderno! 🙂
    Um Viva aos novos jatos!!!! e que não demorem!!! medo….

  69. ou pior, o carro e sem ar, mas anda com o vidro fechado para impressionar do mesmo jeito!!!!

  70. Você quer dizer transferência interbancária TED ou DOC 😀 ????????
    Olho neste negócio. O barato, nem tão barato assim sai caro. E observem que teremos um referendo em 2014 na Suiça sobre o mesmo tema. Quer dizer, quando a imprensa aqui acordar pra isso, o negocio pode não acontecer. Quando forem ao Google e digitarem SAAB CORRUPTION GRIPEN, terão uma surpresa desagradável.

  71. Cara se vc não liga para como este Governo gasta seus impostos eu ligo. Afinal vc paga impostos? Parece que não? Sim deve investigar e se for o caso impedir o desvio de recursos em negócios pouco claros, obscuros. O valor de um F-15 está próximo de 150 milhoes de dolares, isso para os parceiros da projeto que inclui alguma transferencia de tecnologia. Se vc acha barato pagar 125 milhões por um LIFT, assine o cheque mas não com meu dinheiro.

  72. Boa 😀 quando entrar o primeiro caça em operação o mundo estará operando UCAVs em todas as partes, a FAB, Embraer e o COPAC com os bolsos cheios e todos felizes com o Playstation…

  73. Sem contar os overhaulings da FAB com a Embraer e Elbit… Alguém tem que abrir esta caixa preta… Quer coisa melhor do que um caça inacabado para esta turma???? Acreditem, 4.5 bi é só o começo, como o Giordani já alertou, tememos um novo AMX. Um Gripen com preço de F-22… Quer coisa pior?

  74. Troca o que for necessário por outro francês, russo, chinês ou seja lá de onde for. Só não pode trocar o avião todo.

  75. É legal ver a turma comemorando a derrota dos imperialistas, sem saber que o Gripen tem material ianque até tampa, kkkkkkk!!!!

  76. Parabéns pelo comentário Willian! No mais, é simplesmente ridículo ver um Militante ParTidário vir aqui falar que os EUA são nossos adversários e futuros inimigos. Será que o referido militante se esquece que a imensa maioria dos nossos empregos de alta qualificação são mantidos por exportações para os EUA?

  77. Relojoeiro:

    Você começou bem aqui no CAVOK mas com o passar do tempo você se deixou dominar por um antiamericanismo histérico e hoje em dia você é um cara completamente caricato. Você critica os crimes dos EUA mas ignora, quando não elogia, regimes muito mais assassinos. Até agora você não disse uma palavra sobre os genocídios praticados por Stálin, as milhares de mortes provocadas por Mao Zedong na China sem falar no que o Khmer Vermelho fez no Camboja. Isso para não falar em sua louvação histérica ao regime fascista islâmico de Teerã e ao totalitarismo chinês, que inclusive motivaram declarações suas que denigrem o povo brasileiro e a sua composição étnica.

    Quanto à laranjas podres do FX-2, ela se chamava Rafale afinal é um caça de 4.5G com preços de caça de 5G sem oferecer nada em troca. E sua críticas ao SH apenas revelam desconhecimento quanto ao seu processo de desenvolvimento. Mais uma vez você perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado.

  78. Quem recebe bolsa trollagem não se preocupa afinal somo nós que pagamos impostos para essa turminha ficar aqui parasitando na internet

  79. Faça-se o favor meu caro! Quer dizer que por ser de oposição Reinaldo Azevedo não tem credibilidade? O texto dele foi muito mais autêntico que essa ridícula exposição de motivos do vendido Luís Nassif, que certamente teria esse texto pronto há muito, só que para o Rafale, o queridinho do iluminado. Ele apenas trocou O Rafale pelo Gripen meu caro! Vocês governistas são relamente ridículos.

  80. Caiu do cavalo Rafrutinha! Querendo ou não Reinaldo Azevedo se posicionou. E mesmo não apoiando o Gripen deu um murro no fígado do GF…rs!

  81. a derrota esta em que a linha do F-18 será encerrada mais cedo! um monte de tecnico americano irá perder o emprego e muitos tecnicos suecos manterão o seu!
    se os americanos boicotarem a venda, os suecos mudam de fornecedor, alias todos os demais fabricantes mudam de fornecedor,
    a vitoria está em viabilizar um concorrente real a industria militar americana, que somente vende para paises onde mantem tropas ou conselheiros militares!

  82. Depois de muitos choro e ranger de dentes (kkkk!!!), o Cavok poderia fazer uma matéria (como muitos já sugeriram aqui) sobre as reais capacidades do Gripen E/F, armamentos compatíveis, eletrônica, radar, alcance…etc…etc… para acabar com a desinformação e disse-me-disse!!!!

  83. acho que seu pensamento e o tipico paises não tem amigos tem interesses, mas devem existir limites morais para a defesa de seus interesses, pois passam a ser defesa de interesses e se tornam intervencionismos, ai um pais se torna inimigo de outro. Qaundo por exemplo os americanos são fiadores de golpes de estado na america latina, porque seus cidadãos votam em governantes não seguem a linha de pensamento de Washignton!

    me diga, considere uma ovelha e um leão numa jaula, o leão não é inimigo da ovelha, mas por causa de seus interesses o leão irá matar a ovelha. Vc espera que a ovelha entenda que não foi por inimizade mas apenas por interesses outros?

  84. o Grippen existe, na pior hipotese os suecos nos dão um desconto e entregam os modelo operacional mais eficaz que dispuserem, mas sinceramente não vejo grandes dificuldades de se fazer uma versão para o Brasil. O Avião não é uma revolução tecnologica assim para que no meio do caminho descubram que não se tem condições tecnicas de cumprir o prometidos, alias as promessas dessa caça sem bem pequeninas mesmo!

  85. eu apenas coloquei uma opinião divergente do RA. eu não gostei da escolha mas colocar um texto do RA aqui foi ridiculo, apenas fiz o mesmo, sendo ridiculo também!

    se não gostou não leia"!

  86. Colega, muito bem lembrado, porque o que é neste país pra 6 meses, leva no mínimo 60 meses… e neste meio tempo a torneira fica aberta, À La Vonté, temos que olhar muito de perto este e os próximos investimentos, Prosub, Prosuper, e o que mais vier. Pra não pagarmos picanha e comermos carne moída de terceira.

  87. Rodrigo, primeiro, para acabar o disse que me disse, o avião precisa entrar em serviço, caso contrário é apenas promessa de projeto.

  88. Se colocar um texto do RA foi ridículo, colocar um texto do Nassif foi pior ainda! O que ele colocou nao foi opinião divergente mas sim puxasaquismo de um jornalista chapa-branca cumprindo seu dever de oficio.

    Aliás, você não disse ainda por que motivo Reinaldo Azevedo não teria credibilidade. E por que motivo Nassif teria mais credibilidade que RA então?

  89. Se não fui claro, serei agora, mesmo porque não sou responsável pelo que entendem, mas sim pelo que queria dizer: Eu sou 100% à favor da imparcialidade. Eu não olho EUA, Otan, Russia, China…. para mim tanto faz. Eu olho para o Brasil, sempre. Esta estoria de parceria e amizade é pra quem nasceu ontem. Estou muito velho e conheço o mundo e os homens. Espero ter sido mais claro agora.
    Quer que eu desenhe ou já está bom?

  90. A, detalhe: quem rouba o Brasil e deprecia o Brasil são os brasileiros. Como percebo que você está tendo dificuldade em entender o que escrevo, vou detalhar a partir de agora.

    []s.

  91. Eu sou menos ambicioso que o Francisco AMX, eu quero só uma foto , uma só, essas que estão rolando não dele, falando em AMX, uma reportagem do AMX II né ??? isso que queres ?? .

  92. Caro William, Isso que vc me diz sobre o USB é novidade para mim, pois imaginei que fosse feito por um consórcio de empresas americanas e multinacionais, e que o USB tinha sido aperfeiçoado pelos israelenses através do Weizmann Institute of Science. Estou precisando estudar mais. kkk

  93. Reinaldo Azevedo? Por favor.

    Esse aí venderia a própria mãe pros americanos.

  94. Concordo. E acrescento que quem mais rouba no Brasil são na maioria das vezes os políticos que estão no Poder. Se não existisse esses roubos na cara dura o Brasil seria um Pais de Primeiro Mundo.

  95. O que é moral para uns para outros, como os mensaleiros é jogo de poder. Tudo depende do referencial já dizia um professor de física nos bons tempos de infância no Kibbutz. kkkk

  96. Fizeste a melhor análise do tópico, RRONIN.

    O Rafale tinha o melhor desempenho, mas sabíamos que era caro para o Brasil. A proposta de TOT do Gripen era inígualável. Que incluia ainda uma parcela brasileira na propriedade industrial! Alá China/Paquistão com o JF-17. Claro, no caso da Suécia um caça muito melhor.

  97. "a derrota esta em que a linha do F-18 será encerrada mais cedo! um monte de tecnico americano irá perder o emprego e muitos tecnicos suecos manterão o seu!"

    Além de ser um raciocínio imbecil, não tem conexão alguma com a realidade! A Boeing é um gigante da área de defesa e os técnicos serão simplesmente realocados para outros projetos, lembrando que agora eles estão delineando o F/A-XX, que irá substituir o SH a partir de 2030.

    "a vitoria está em viabilizar um concorrente real a industria militar americana, que somente vende para paises onde mantem tropas ou conselheiros militares!"

    Outra imbecilidade! a indústria de defesa dos EUA é a que mais fatura vendendo para o exterior. Das duas uma: Ou todo mundo tem tropas ou conselheiros americanos em seu território ou os produtos americanos são bons e muita gente quer comprar. Não precisa ser inteligente para saber que a resposta correta é a segunda alternativa. O problema é que vocês esquerdistas vivem em constante negação da realidade.

  98. O SH dispensa comentários. Ele era ridículo. Desempenho inferior ao Rafale, menos furtividade que o Rafale e o NG e já completamente desenvolvido. Seria um caça de prateleira a preço de ouro.

  99. Chicão, eu ia responder que é pelo motor Scania testado nas estradas brasileiras. Mas o Grifo NG vem com um motor americano General Electric F414G turbojato modular.

    Não tem jeito esisamericanus tão nessa tb. kkkkkkkk

  100. Xicão,
    Se fosse promessa de argentino, espanhol ou francês tudo bem, mas é sueco e tem suíço no meio, confio muito mais neles do que nos outros citados e claro não podemos esquecer do GF ahahaha

  101. A melhor coisa que acontece quando assunto defesa se torna público é a cobertura da "imprensa" emissoras e etc.
    Vi na Record que o Gripen atinge 700 Km/h em poucos segundos hahahaha, se vocês vissem a cara da repórter, vocês entenderiam…ahaha
    Ouvi da Globo a palavra precoce, não entendi muito bem mas acho que se referiam ao processo ahahaha, precoce NÃOOOOO, aí não dá.

    Sem contar os comentários dos pops no face e sites em geral.

  102. “Rafrutinha”. Huahahahahaha!

    E eu adorei assistir o especialista William Waaaack, no Jornal da Globo, alternando imagens do Gripen C/D e do Eurofighter Tranche 2, como se fossem o “Gripen NG”. Propaganda enganosa! Exibiram dois, como se fosse um terceiro!

    Será que a emissora pagará a diferença, para a compra do Typhoon, se entrarmos no Procon? 😀

    Tenho lido por aqui que o motor americano do “Griffin” E/F poderia ter seu fornecedor trocado, para evitar embargos e/ou garantir alguma multiplicidade de fornecedores e, assim, suponho eu, alguma economia em peças e manutenção.

    De fato, já em 1997/8, a própria Gripen International (pré-BAe e BAE), anunciava aos sete ventos ESTUDAR a adoção do RR (Eurojet o caramba) EJ-200 ou do Snecma M-88-2, isso para o então JAS 39C/D Gripen.

    Engraçado: passada a época, a campanha do F-X original, ninguém lá dentro, na Suécia, nunca mais quis falar a respeito dessa possibilidade para o motor.

    Lembremos que não existe essa conversa fiada de “plug and play”: os três motores têm tamanhos, pesos, potências e softwares distintos e não é enchendo o avião de lastros e fuçando no FBW, como se fosse simples como guaribar o chip de injeção eletrônica de um carro, que manteriam o centro de gravidade, o “balanço”, do bichinho, além das características de voo e combate.

    Por fim, deviam, todos (Gripen e fãs) esquecerem essa conversa de motor. É só garantir da General Electric um bom estoque e/ou a fabricação de várias peças aqui e tá tudo “tronquilo”…

    • isso mesmo Assante, não dá para compra uma "nega maluca" e querer trocar o recheio de chocolate por abacaxi… rsrsrs, por isso nunca acreditei nesta estória de caça de alta comunidalidade… se for, é pq não voa direito…!

    • Só dá motivo para a GE ou EUA negarem o uso do GE-F414!!!

      Vcs torcedores do Rafale e SH (os russos estão de fora dessa, kkkk!!!!) respondem é um desafio!!!

      Pensa bem na resposta, pois terão que bolar uma que não inclua SH e o Rafale na jogada (EMBARGO)!!!

      Se algum dia, por qualquer motivo que ocorra esse embargo, até a Russia estará proibida de vender armamentos para o Brasil!!!

      O povo chato que não sabe perder, parece até atleticano(CAM) até perdendo é chato KKKKKK!!!!!!!!

    • Caro Armand Assant,

      De fato… Colocar um motor em uma aeronave já pronta é tarefa hercúlea… Iria exigir trabalhos impressionantes no que diz respeito a adapta-lo a máquina, pois a sua adoção certamente iria gerar mudanças de desempenho como um todo, de modo a exigir modificações estruturais, de hardware e mesmo software embarcado…

      Contudo, no caso específico do NG, é uma alternativa, pois o caça sequer está pronto ainda ( não existe nem protótipo; só o demonstrador de conceito ). Uma configuração para o Brasil poderia incluir, portanto, outra motorização… Poderia sair substancialmente mais caro e o desempenho poderia ser bastante distinto, mas seria viável…

  103. Meu filho… Perguntar nao ofende….

    E outra…

    Vc esta em dessintonia com vc mesmo… Pq o Azedo esta criticando algo que vc (pelo menos diz que) defende…

    Então vc esta tendo algum conflito interno ai… Consigo mesmo…

  104. "Aliás, você não disse ainda por que motivo Reinaldo Azevedo não teria credibilidade."

    ….

    Serio que vc quer que a gente responda isso?

  105. Antes de mais nada: FINALMENTEEEEE!!!!!! (desculpem a caixa alta!)
    Uma decisão salomônica: Ganham os suecos com a aeronave, a grana e os empregos; os americanos com a motorização e boa parte da equipagem (hardwares e softwares inclusos); a FIESP (por seu forte lobby); a FAB (por FINALMENTE ter um vetor zero bala); o ministro (por deixar o seu legado); Dilminha (por ter dado ouvidos e acabar com esta pasmaceira. Em 2014, sendo ano eleitoral, poderiam haver entraves políticos para tomar tal decisão). Torço para ser ser esse o vetor ideal para a FAB. Mas, ainda cabe espaço para um caça mais pesado (2 turbinas) para complementar as ações do Grippen. Isso o tempo e a grana vão dizer. Poderiam adquirir uma quantidade menor. Vou sonhando por enquanto.

  106. mas não entro no merito da fé e sim da capacidade certificada Galileu… as vezes nem os americanos conseguem o que se dispuseram a fazer…

  107. Pra trocar o recheio dá sim. Compra-se uma outra torta de abacaxi e recheia-se a nega maluca, porém o custo desta brincadeira será o dobro…olha! Que coincidência! Os custos…

  108. Agora o Governo federal e a FAB já devem começar o FX-3 porque ai só daqui 30 anos vai ser concluído.

  109. kkkk… pois é, vamos comprar, então, 12 SH e tirar os motores, assim os americanos da GE, a Boeing e a SAAB ficam contentes, de quebra compramos o Radar RBE2 e os Micas IR, e os franceses ficam contentes também! 🙂 e nóis? que nos f… kkkk

  110. Blz, escolhemos o novo caça da FAB, mas e o avião de REVO, já assinaram o contrato?

  111. Caro Willian, realmente o Ajay Bhatt foi um dos co inventores do USB, porém, ele trabalha ou trabalhava para a Intel Corporation, com sede em Santa Clara, CA, Estados Unidos. A Intel tem um enorme laboratório de pesquisas em Israel.

  112. Tá… Agora deu Gripen e ta todo mundo contente (SQN) e esqueceram a MB.

    Sério??

  113. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  114. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  115. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  116. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  117. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  118. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  119. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  120. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  121. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  122. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  123. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  124. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  125. Pode ser de fotoshop!!!!! kkkkkk!!!!

    Mas como vc é menos ambicioso, logo logo vc vai ver o 1º protótipo do Gripen E, segundo o cronograma será em Janeiro de 2014, mais precisamente dia 10. E vc pode cobrar depois….

    Claro que da Saab!!! kkkkkkk!!!!!

    "VÍDEO: Saab deve apresentar no dia 10 de janeiro seu novo Gripen NG" http://www.cavok.com.br/blog/?p=59694

    Pelo que sei o AMX foi um projeto começado do zero (0) e o Gripen E é uma evolução do Gripen C e o Gripen C é uma evolução do Gripen A, então não tem essa de AMX-II e caso vier se tornar um Tejas da vida, cobra do seu presidente da republica!!!!! rsrsrs!!!

  126. Poderemos não,já está sendo desenvolvido NIck.O CTA está no desenvolvimento já .

  127. O avião esta´sendo projetado para operar com o motor F 414-400 da Ge.Aí de uma hora pra outra é só colocar outro motor e tá td certo.Não é tão simples assim.
    O ministro quando perguntado deu pouca importancia ao motor.Ele estava preocupado é com a avionica ,integração de armas já ultilizadas pela FAB.Nas palavras dele o motor é uma coisa mecanica e assim de menor preocupação,em outros forncedores,aí até citou a GE ,que é a fabricante original deles .kkk.

  128. Então vc vai concordar comigo que o Rafale F4 também é apenas uma promessa de fabricantel!!!!

    Pois também ainda não entrou em serviço!!!

  129. Olha Rodrigo, tenho serias ressalvas contra o Gripen, principalmente pelas promessas "otimistas"… mas não dá para comparar um AMX com um vetor MAch 2… por nenhum ângulo! a SAAB, já naquela época, poderia fazer um AMX em 2 anos! e certamente ficaria melhor que o nosso!

  130. Creio que o vendedor empurrou o projeto e não o produto,pois ele ainda não está pronto.Nas palavras do Saito,"vamos começar da planta."

  131. Mas o F-3 já conta com AESA e melhorias no sistema de energia e nos motores… produzidos desde o segundo semestre deste ano… se pensarmos que um Gripen E/F entrará em serviço em 2025 (sendo otimista) estamos falando de 22 anos de diferença! é pouco? é uma vida de avião como AMX!
    O pessoal gosta de comparar alhos com bugalhos… ou seja o Rafale já é hoje o que um Gripen promete ser, em termos de modernidade, daqui a 22 anos! isso me entristece um pouco, mas vamos tocar ficha! só não podemos nos deslumbrar e querer tapar o sol com a peneira… e digo mais, em 2015 o Chile já estará comemorando seus primeiros anos de F-35.

  132. e depois o Saito "brilhou" os olhinhos… Licença poetica minha! rsrsrs… para quem queria um avião para ontem, pois nossas defesas estarão prejudicadas, ele está muito feliz… pena que estará de pijama… ou não… pijama de ouro não deverá faltar! rsrsrsrs deboche meu!

  133. Ah, entendi, o maior pais capitalista do mundo tem vagas sobrando para tecnicos da boeing, eles tem 3000 vagas em stand-by para quando a linha parar! realmente sua inteligencia industrial e incrivel!

    sobre a outra imbecilidade de sua resposta, acho que vc não conseguiu entender bem o que eu disse, eu falei em viabilizar um concorrente para a industria americana, não disse que era a que menos ganha ou a mais fraca, disse sim em criar um concorrente real para diminuir seus lucros e novamente gerar mais desemprego entre tecnicos americanos.

    para vc a dificil entender que os americanos podem ser derrotados, que suas empresas podem perder disputas, mas sim isso ocorre!

    e imbecil e aquele pessoa que vc enverga quando olha no espelho de manhã!

  134. Wolf,vc sabe que a conta não é seca assim.
    O F 35 tem o preço em 120 milhões é isso?
    Agora coloca td que acompanha o caça e vc vai ver para quanto vai este preço.

  135. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  136. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  137. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  138. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  139. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  140. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  141. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  142. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  143. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  144. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  145. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  146. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  147. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  148. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  149. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  150. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  151. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  152. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  153. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  154. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  155. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  156. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  157. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  158. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  159. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  160. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  161. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  162. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  163. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  164. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  165. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  166. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  167. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  168. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  169. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  170. Vergonha este banner com o Gripen Ng photoshop repleto de bombas e misseis na matéria…isso ae não é capaz de sair do chão com tanto peso…só nos videogames da Saab…rsss

    E ainda escrevem… ''A aeronave de combate mais avançada do mundo''…(q hilário…kkkkk)
    Qta vergonha… viramos motivo de piada pro mundo com este jatinho que vive de promessas pra tentar ser bom e útil. http://www.gripenng.fab.mil.br/index.php

    Mentira pra convencer o brasileiro bobo e desinformado.
    País banana é assim mesmo…e agora vai defender nosso céu com um jato banana-nanica…rsss
    E perdemos a chance de ter Rafales junto com a India (que terá 180 deles).

  171. mas vc consegue pegar um lapis para desenhar sem se auto-impalar?

    a imparcialidade somente e possivel quando não se tem a temer o outro, o que não é o caso dos paises latino-americanos e os EUA, em função do passado intervencionista dos americanos, graças aos interesses americanos, como da American Fruit, ditaduras foram instaladas em quase todos os paises da america latina, que resultou em milhares de mortes de civis e opositores do golpistas!

  172. Opa!!! estou falando do F4!!!

    Mesmo o F3 ainda não está totalmente operacional(modo esquadrão, eu acho, rsrsrs!!!) e trocar apenas o Radar pesa por aesa e melhorias nos sensores não significa que o Rafale F3 será o Rafale F4, pois no F4 as atualizações serão muito mais porfundas!!!

    2025, de onde tirou isso??!!

    2015 o Chile com o F35, nem se tivesse comprado no ano passado kkkkk!!!!!

  173. eu sei quem rouba e deprecia os brasileiros, a justiça suiça já nos disse, por meio dos processos que move contra a Siemens e Alston, pena que um promotor guardou numa gaveta o processo contra politicos do partido de oposição e esqueceu, mesmo apos 10 (DEZ) solicitações do governo suiço sobre o assunto!

  174. he he, errei os "numbaros" ia escrever 2025… nem os USA terão os F-35 totalemnte operacionais em 2015…

  175. mesmo assim é só futurologia… pois os F-16 ainda vão longe!

  176. Motivo que eles quiserem Rodrigo! é simples isso na política de estado americana, não dançou conforme a música… claro, pode vir com mil desculpas este embargo… até mesmo a falta do produto em estoque! rsrsrs mas como venho dizendo, agora que deu Gripen, que venha completaço! com os motores "fodásticos" americanos e or echeio do tio Sam completo… não sei se a Suécia vai ganhar algo… rsrsrs

  177. Ontem mesmo Suiços e Suecos estouraram alguns espumantes para comemorar. Conseguiram alguém para pagar sua aventura. Como fica o acordo Suécia x Suiça de co-fabricação das unidades Suiças pela RUAG como fica?
    Me ajudem a entender isso:
    Gripen and Switzerland – the ideal partnership – http://www.saabgroup.com/en/Markets/Switzerland/

  178. Ontem mesmo Suiços e Suecos estouraram alguns espumantes para comemorar. Conseguiram alguém para pagar sua aventura. Como fica o acordo Suécia x Suiça de co-fabricação das unidades Suiças pela RUAG como fica?
    Me ajudem a entender isso:
    Gripen and Switzerland – the ideal partnership – http://www.saabgroup.com/en/Markets/Switzerland/

  179. Ontem mesmo Suiços e Suecos estouraram alguns espumantes para comemorar. Conseguiram alguém para pagar sua aventura. Como fica o acordo Suécia x Suiça de co-fabricação das unidades Suiças pela RUAG como fica?
    Me ajudem a entender isso:
    Gripen and Switzerland – the ideal partnership – http://www.saabgroup.com/en/Markets/Switzerland/

  180. Ontem mesmo Suiços e Suecos estouraram alguns espumantes para comemorar. Conseguiram alguém para pagar sua aventura. Como fica o acordo Suécia x Suiça de co-fabricação das unidades Suiças pela RUAG como fica?
    Me ajudem a entender isso:
    Gripen and Switzerland – the ideal partnership – http://www.saabgroup.com/en/Markets/Switzerland/

  181. Ontem mesmo Suiços e Suecos estouraram alguns espumantes para comemorar. Conseguiram alguém para pagar sua aventura. Como fica o acordo Suécia x Suiça de co-fabricação das unidades Suiças pela RUAG como fica?
    Me ajudem a entender isso:
    Gripen and Switzerland – the ideal partnership – http://www.saabgroup.com/en/Markets/Switzerland/

  182. Ontem mesmo Suiços e Suecos estouraram alguns espumantes para comemorar. Conseguiram alguém para pagar sua aventura. Como fica o acordo Suécia x Suiça de co-fabricação das unidades Suiças pela RUAG como fica?
    Me ajudem a entender isso:
    Gripen and Switzerland – the ideal partnership – http://www.saabgroup.com/en/Markets/Switzerland/

  183. Equipe do Cavok, como já era de se esperar, tem gente defendendo a compra e tem gente dizendo que foi um péssimo negocio, mesmo a escolha sendo feita pela FAB.

    Vocês poderiam fazer uma matéria abordando os prós e contras do Gripen na FAB, abordando principalmente os aspectos técnicos.

  184. Chicão vc hoje está de moderador, tá rápido no gatinho!!!, está mais eficiente que o Giordani, kkkkk!!!!

    Mas vamos ver, como a Saab honra seus compromissos, pois já agora em Janeiro, ela tem que apresentar o protótipo do Gripen E, se não apresentar, vcs já tem munição para a zoação!!! rsrsrs!!

  185. Dizem que é mais econômico que o novo Golf, ele tem start&stop no motor, e deve fazer uns 15km/l… brincadeira isso ai… a piada pronta para fechar bem o ano :D, mas vamos ver o desenvolvimento pago pelo Brasil e Suiços e Suecos manterem suas Forças Aereas e doutrina…

  186. Wolf… tu viu, a FAB já tinha até site pronto! kkkk, e tinha gente achando que era SH!… será que tinham 2 versões? kkkk agora só podemos torcer meu amigo, para o negócio ser o mais sério e eficiente possível… foda é esperar até meus 60 anos para ver um Gripen na FAB… melhor seria ver uns P-51 mesmo! ia combinar com a idade!

  187. Incrível é a sua inteligência empresarial meu pobre petralha! Não estamos falando da Dassault, que simplesmente não consegue vernder sua jaca, vive pendurada no tesouro francês e corre reais riscos de falência ou ser estatizada se o Rafale continuar nesse estado letárgico. Estamos a falar do segundo maior conglomerado de defesa do mundo meu caro. Os envolvidos na linha de montagem do SH podem muito bem ser aproveitados em outras unidades do grupo caso a linha do SH seja realmente encerrada. Além do já citado F/A-XX, cabe recordar que a Boeing precisa entregar 179 aviões tanque para USAF e também os novos patrulheiros P-8 para a USN e a Índia. Sem falar dos outros produtos da vasta linha de negócios militares da empresa.Mas a sua limitada inteligência ou a doutrinação ideológica impedem você de perceber esse fato óbvio!

    No mais, a obsessão erótica que vocês pasteis de vento da esquerda Toddynho têm em querer destruir o "Império americano malvado" é absolutalemente risível! Imagino você gritando a plenos pulmões "queremos desemprego na Boeing de St. Louis! Queremos acabar com a cidade", Ainda mais quando sabemos que vocês fazem essa pregação toda tomando coca-cola, usando tenis Nike e comendo Big Mac…..mais patético impossível.

    Por fim, eu não havia lhe chamado de imbecil mas sim a sua resposta. São coisas bem diferentes. Mas se a carapuça serviu, o que eu posso fazer?

  188. "Crianças Diante do Trono"

    O pedido respondido

    Resultou em um menino

    Olha aí que meninão!

    Buá! Buá!

    Muitas fraldas pra trocar

    Há! Há! Há! Há! Há! Há!

    Risadas vamos dar….

  189. Você não responde porque não teria como Rafrutinha! Bastaver o (baixo nível) dos jornalistas governistas senão vejamos:

    PHA: Embora receba 800 mil reais anuais da CEF em patrocínios, seu blog "conversa fiada" é motivo de escárnio, além de não ter nem 10% da influência do blog de RA. Ademais, o referido anão é réu contumaz em processos judiciais das esferas cível e penal. Foi condenado em segunda instância m um processo penal por racismo ao se referir a um colega de profissão como "Negro de alma branca". E semana passada foi condenado a indenizar em R$ 60 mil o Ministro Gilmar Mendes do STF.

    Luís Nassif: Além da irrelevância do seu blog,em que pese o gordo patrocínio estatal, também tem as suas condenações judiciais por atacar a honra alheia.

    Leandro Fortes e Mino Carta: Foram denunciados pelo MPF por calúnia por terem acusado com base em documentos falsos o Ministro Gilmar Mendes de ser beneficiário da lista de furnas.

    E por favor, não insulte a nossa inteligência acusando a VEJA de ser pautada pelo Cachoeira pois um delegado da PF afirmou na CPI que o que existiu fui uma relação entre jornalista e fonte, o que é protegido pela CF/88

  190. Não esquecendo também que quem mais deprecia "estepaiz"está listado como réu na AP 470

  191. Olha Kurti eu não concordo com suas opiniões acerca do Gripen e do SH mas admiro a sua coerência! Mostrou ser muito homemao vir aqui e continuar sustentando a sua opinião, bem diferente de algumas rafaletes que rapidamente mudaram de lado..rs

  192. O que vc chama de governista?

    É ter no blog propaganda do Governo?

    Pq se for assim o Azedo é governista tb…só que tucano

    Muito me espanta uma declaração dele de que "a mídia tem que deixar de tratar os partidos políticos igualmente"

    Ou seja… Pra ele, o PSDB é intocável…

    Eu nao vi uma lauda escrita pelo azedo sobre o caso do Governador Arruda, que foi flagrada recebendo dinheiro e botando no bolso

    Ai eu pergunto: quantos vídeos do Lula tem mostrando o ex presidente recebendo dinheiro?

    Estranho….

    Pra mim o Azedo é tão "plume à gage" quanto qq outro governista….

  193. Isso na planta para entregar daqui a três anos, isso aí é uma piada. E este japa pareçe saído de filme B, um horror, não articula uma frase correta, enrola-se todo, uma piada. Estará bem na aposentadoria.

  194. Esse é o problema Fernando, alguém sabe se acompanha Meteor, Iris-T, AESA da Selex Galileo? Motores extras? HMDs? Nada claro. Concordo que os números, quantidades, são confidenciais e será correto, porém citar os itens adquiridos ou alvo desta opção poderiam divulgar, senão vamos continuar a acha-lo caro demais pelo que oferece. ABS.

  195. E ainda tem a história da Suíça e a RUAG que montará as unidades da suíça como fica esta parceria?

  196. Chicão, agora teremos realmente um caça completo, multirole: LIFT(treinamento e ataque leve), naval, de ataque e defesa aérea além da versão VIP com mais lugares que a FAB irá projetar, silenciosas pois o bonecão de posto anda reclamando do barulho do Airbus glaglaglagla 😀 Eu morro e não vejo tudo nesta vida Chicão, a mulher ficou de bico e escolheu o chevetinho a álcool.

  197. A escolha do Gripen NG pelo Ministério da Defesa, para equipar a FAB foi um erro histórico de proporções gigantescas…

    Das aeronaves que constavam na Short List, é a única não operacional, e vou além, sequer possui um protótipo em condições de voo. Não tem escala de produção, posto que a Suíça encomendou apenas uma vintena, e terá ainda que julgar uma petição popular contra a compra, após ter fracassado em um teste de interceptação, realizada sem problema algum por um F-18A.

    Compramos um projeto caro, sem suíte moderna de contra-medidas eletrônicas e com um radar AESA que sequer começou a fase de testes básicos. Lembro que um radar AESA em geral tem um tempo de maturação de 7 anos…

    Vamos pagar pelo desenvolvimento de uma aeronave, onde aquilo que nos interessa não nos pode ser passado em termos de ToT, pois a Suécia não tem a propriedade intelectual da maioria dos sistemas embarcados. Dobrar chapa, usinar peças e moldar materiais compostos, nós já sabemos fazer…

    O Gripen era a pior escolha possível, e foi a que aconteceu.

  198. Faço minha as suas palavras. A escolha de maior risco, e com custo unitário inicial de 125.000.000,00 de dólares. Uma herança maldita para as futuras gerações. E não adianta o japonês esperto pensar que irá pechinchar com os suecos. Os vikings basearam seu crescimento nos séculos passados na base do negócio, negociando, o Japa louco deve treinar bastante, sueco só tem cara de bobo… É bom observar como eles estão envolvidos em escândalos de corrupção na África do Sul, República Tcheca e Coreia do sul. Tem muita água por passar debaixo da ponte. Este COPAC não me engana e o vazamento de relatório secreta a folha de São Paulo dá o tem destes caras.

  199. Caro Rodrigo DS, eu sou torcedor do Flamengo, caboclo, só dele. A minha preferência, nos FX, escrevia em cirílico.

    Agora, não entendi nada do que você quis dizer, no meio de tanta euforia.

    Que bom ter alguém birutamente feliz — sabe-se lá porque… 😀 😀 😀

    • Então refaço novamente a pergunta sem lhe ofender de atleticano, kkkkk!!!!!(cuidado que o flu, vai que joga o seu time na 2ª)

      Vcs torcedores do Rafale e SH, dá um motivo para a GE ou EUA negarem o uso do GE-F414!!!

      Pensa bem na resposta, pois terão que bolar uma que não inclua SH e o Rafale na jogada (EMBARGO) caso fossem os escolhidos em vez do Gripen!!!

      Se algum dia, por qualquer motivo que ocorra esse embargo, penso que até a Russia estaria proibida de vender armamentos para o Brasil!!!

  200. Caríssimo Francisco AMX, seu “argentino”, bom te ver de volta às plagas férteis do CAVOK! 😀

    • Obrigado Armand! é bom trocar com os colegas novamente… mas eu vinha lendo, ando com pouco tempo de uns meses para cá…

  201. Concordo plenamente com vocês, é pior escolha que podia ser feita, e como disse o Chico AMX , agora vamos pagar o olho da cara ou olho de outro ""lugar"" para desenvolver um jato que ao final será um RAFALE de hoje com a pobreza de uma turbina .
    Lamentável essa. decisão , o que pode dar errado será o não cumprimento do contrato ou a promessa de fazer aquilo que não tem o poder de fazê-lo, a campanha dos concorrentes do FX-2 era a de que haveria a transferência TOTAL da tecnologia, quero ver a SAAB colocar no contrato que vai passara tecnologia da turbina que pertence a GE , quero ver .

  202. Ah sim, mas para excursionar pela Europa, ficar apreciando os cafés de Viena, aí tu tem tempo, né? Hehehe…

  203. primeiro o trabalho, depois o lazer! mas acabou, a Dassault vai cortar meu salário! 🙂

  204. O principal da notícia, penso ser a notícia em si. Finalmente, foi escolhido o caça!!!

    Depois disso, penso que todas as propostas tinham os seus prós e contras.

    Na minha opinião, o Rafale seria a escolha mais arrojada, pelas capacidades do próprio caça, e pelo salto tecnológico que seria dado.

    O Super Hornet era a escolha mais lógica/prática. É um caça tecnologicamente avançado, talvez o mais avançado dos três, com provas dadas, linha de produção aberta e fabricado por uma "major".

    Já o Gripen NG seria a escolha mais económica – penso que a própria FAB o escolheu sabendo que seria o único caça que poderia operar mormente os orçamentos de que tem dispondo, seja o partido A ou B a assinar os cheques -, ainda assim, a menos avançada, e a que mais risco apresenta.

    É uma escolha aceitável, mas que é arriscada, o caça não existe no seu produto final, as performances prometidas não foram testadas – algumas sabe-se que não alcançará mesmo, como o supercruise – e falar em ToT num caça que é um puzzle tecnológico, com componentes de diversas proveniências (todos o são, mas há uma matriz nacional de este não tem) é um exercício de optimismo.

    No mais, penso que finalmente a BAE/SAAB encontrou um parceiro para bancar o investimento.

    Em suma, um Brasil operando Rafale meteria muito respeito, com F-18SH meteria respeito, com Gripen NG mete respeitinho.

  205. Caro Afonso,

    O Rafale era a escolha inicial, antes mesmo da análise das propostas, dentro do contexto da parceria estratégica com a França. Mas eles mesmos eliminaram o caça pelo seus custos e também por não apoiarem o Brasil em várias contendas comercias e diplomáticas. Ou seja, o GF Brasileiro viu que essa parceria não era tão estratégica afinal. E não justificava o preço maior.

    O F-18E SH sempre teve inimigos ideológicos dentro do Governo, mas comercialmente sempre foi uma proposta muito boa. E a Dilmona mais pragmática, estava quase que alinhada com essa proposta, especialmente depois da compra pela USAF do primeiro lote de Super Tucanos.
    Mas o caso Snowden, mais a alergia histórica com os americanos impediram a concretização desse negócio.

    Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro.

    Para a Dilma, pesou também o fato dos M-2000 estarem aposentando, e o mais importante, saindo na MIDIA o tempo todo. Ser responsabilizada como a presidente que deixou Brasilia desprotegida, que deixou a FAB no chão?

    Foi a hora de fechar com o Gripen NG.

    []'s

  206. acho que vc esta falando de varias empresas que a Boeing absorveu com subsidios do governo americano para evitar que falissem como por exemplo a McDonnell Douglas!

    bom os profissionais da Dassult podem tambem ir para a Airbus!

    os tecnicos que perderão o emprego na linha do F-18 não irão para as linhas de montagem dos aviões que citou, porque tanto os tanques como o patrulha naval são aparelhos que já são produzidos, eles sofrem alterações internas para atender as especificidades de suas aplicações!

    portanto tanto o avião de reabastecimento como o P-8 já tem equipes de produção empenhadas! Os tecnicos do F-18 ainda estão na rua!

    seu americanismo e tão intenso que realmente acredita que o fato de comer um hamburguer, que foi inventado pelos alemães, por isso chama-se Hamburger que vem da cidade de Hamburgo o torna um americano! Então se eu comer um frango xadres me faz um chines? seus argumentos são fracos e irracionais, fico pensando se não estou falando com um adolescente que sonha e ir a Disney para tirar uma foto ao lado do Mickey!

  207. T'a chateado porque não se deu continuidade à escolha "político-etílica" de São Lula Ilya?

  208. “Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro. ‘

    Acho que o fator industrial foi o ponto principal caro Nick, (praticamente toda estrutura industrial Sueca está instalada em São Bernardo do Campo) e o Brasil pretende construir/participar da fabricação de caças (na minha opinião, o fator mais importante).

    Foi a escolha mais sensata e a escolha da FAB.

    Pra mim, encerra as discussões. =)

    Abraço amigo Nick.

  209. "Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro. '

    Acho que o fator industrial foi o ponto principal caro Nick, (praticamente toda estrutura industrial Sueca está instalada em São Bernardo do Campo) e o Brasil pretende construir/participar da fabricação de caças (na minha opinião, o fator mais importante).

    Foi a escolha mais sensata e a escolha da FAB.

    Olha o que o Brigadeiro Saito fala: http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/saito-sobre-a-

    Pra mim, encerra as discussões. =)

    Abraço amigo Nick.

  210. "Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro. '

    Acho que o fator industrial foi o ponto principal caro Nick, (praticamente toda estrutura industrial Sueca está instalada em São Bernardo do Campo) e o Brasil pretende construir/participar da fabricação de caças (na minha opinião, o fator mais importante).

    Foi a escolha mais sensata e a escolha da FAB.

    Olha o que o Brigadeiro Saito fala: http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/saito-sobre-a-

    Pra mim, encerra as discussões. =)

    Abraço amigo Nick.

  211. "Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro. '

    Acho que o fator industrial foi o ponto principal caro Nick, (praticamente toda estrutura industrial Sueca está instalada em São Bernardo do Campo) e o Brasil pretende construir/participar da fabricação de caças (na minha opinião, o fator mais importante).

    Foi a escolha mais sensata e a escolha da FAB.

    Olha o que o Brigadeiro Saito fala: http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/saito-sobre-a-

    Pra mim, encerra as discussões. =)

    Abraço amigo Nick.

  212. "Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro. '

    Acho que o fator industrial foi o ponto principal caro Nick, (praticamente toda estrutura industrial Sueca está instalada em São Bernardo do Campo) e o Brasil pretende construir/participar da fabricação de caças (na minha opinião, o fator mais importante).

    Foi a escolha mais sensata e a escolha da FAB.

    Olha o que o Brigadeiro Saito fala: http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/saito-sobre-a-

    Pra mim, encerra as discussões. =)

    Abraço amigo Nick.

  213. "Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro. '

    Acho que o fator industrial foi o ponto principal caro Nick, (praticamente toda estrutura industrial Sueca está instalada em São Bernardo do Campo) e o Brasil pretende construir/participar da fabricação de caças (na minha opinião, o fator mais importante).

    Foi a escolha mais sensata e a escolha da FAB.

    Olha o que o Brigadeiro Saito fala: http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/saito-sobre-a-

    Pra mim, encerra as discussões. =)

    Abraço amigo Nick.

  214. "Restou o Gripen NG, que além de ser mais em conta, tinha o fator industrial a favor, e também diplomaticamente falando, é Neutro. '

    Acho que o fator industrial foi o ponto principal caro Nick, (praticamente toda estrutura industrial Sueca está instalada em São Bernardo do Campo) e o Brasil pretende construir/participar da fabricação de caças (na minha opinião, o fator mais importante).

    Foi a escolha mais sensata e a escolha da FAB.

    Olha o que o Brigadeiro Saito fala: http://www.aereo.jor.br/2013/12/20/saito-sobre-a-

    Pra mim, encerra as discussões. =)

    Abraço amigo Nick.

  215. Realmente o pior venceu no Brasil de novo… como sempre temia!!

    Quem pensa pequeno tem que ser pequeno mesmo!!

    A única opção que não tem praticamente nada de tecnologia própria pra passar… vai entender porque venceu!!

    Pelo menos acabou!!

  216. Caro Rodrigo DS, embargos se dão em situações gravíssimas, advindas de grandes entreveros políticos ou até financeiros (moratórias = calotes), que podem terminar numa situação exclusivamente militar. Quem sabe? Mas também trazem mais misérias, acessórias…

    E como não existe um oráculo infalível, nem aqui nem aí, podemos aventar alguma possibilidade que leve a tal embargo (até porque o ser humano é imprevisível. Ocorrências importantes irrompem e cessam, com grande rapidez ou morosidade quelônica: quem poderia antever os embates equatorianos-peruanos, sobre o Vale do Cenepa, em 1995, com Mirage F-1 abatendo Su-22 e A-37? E o arrefecimento, logo após? A desconfiança persiste, desde muito antes…; a eleição de um Hugo Chávez e a guinada mais do que esquerdista dele? O tal “bolivarianismo”?; os problemas Colômbia-Equador, como o ataque do primeiro a terroristas homiziados em território do segundo? Insuflados, os lados quase iniciaram um conflito — com o possível envolvimento venezuelano, pró-Equador e FARC; e dos EUA, pró-Colômbia…; a doença e a morte do Hugo Chávez, que centralizava tudo — deixando um bozó sem carisma, louco de vontade de aparecer, no poder?; entre outros…).

    Daí, voltemos: se Colômbia e Venezuela, por exemplo, voltarem a se estranhar, gravemente, grande parte da população amazônico-fronteiriça deles pode pular para o lado de cá.

    A ONUzinha, xexelenta, em prol dos direitos humanos e o diabo, inventaria uma tal “zona neutra”, em território brasileiro, para “proteger os refugiados” — onde brasileiro nenhum mandaria, claro. Espaço aéreo fechado.

    Lembremos que em tal leva de pessoas, viriam guerrilheiros-traficantes infiltrados, que fingem estar desmobilizados (mentira. O tráfico de cocaína os alimenta), mas teriam terra-livre para operar, pois os EUA estariam ocupados no conflito.

    De tal decisão das Nações Unidas, viria um protesto brasileiro inócuo, sem efeito, visto como impecilho aos interesses estrangeiros na região ou até apoio velado a venezuelanos e outros bolivarianos (bem pior se o governo daqui for esquerda-caviar…).

    E para coroar o cala-boca, toma-lhe um embargo para materiais de defesa ao Brasil, “provisório e preventivo”, para ficar mais ostensivo quem é o mandatário. Nada de motorzinho americano por ali.

    E aí, perdemos um naco do território para sempre, ganhamos muitos estrangeiros como “visitantes eternos” (refugiados, traficas-comunas, garimpeiros, espiões-falsos doutrinadores-religiosos e tal)…

    Mas ainda há Pré-sal, questões indígenas, um tanto de outras possibilidades…

    Simples. E não existe um vivente que possa dizer que isso é impossível. Se não, tal adivinho estaria agora ocupado marcando cartelas da Mega da Virada. 😀

    • Acho que não entendeu a pergunta que fiz!!!

      O que estou tentando dizer que por acaso o Brasil chegar ao ponto de sofrer algum embargo militar por qualquer motivo que seja, seja ele Gripen, SH ou Rafale que são os finalistas do FX2, sofrerão embargos, então não tem essa de apenas o Gripen ficar no solo pro falta de peças ou manutenção, seja (motorzinho, radarzinho, computadorzinho…)americano, francês, inglês ou sueco!!!

      E dependendo da gravidade do embargo, até os russos ou chineses serão proibidos pela ONU de nos fornecer material bélico….

      Não querem embargos, que desenvolva a própria industria militar, como faz a Russia ou não atrapalhe os interesses de quem lhe estendeu a mão, não tem outra opção!!!! (até rimou no final, rsrsrs!!!)

Comments are closed.