Até o momento apenas 36 caças Gripen confirmados.
Até o momento apenas 36 caças Gripen confirmados.

Sobre a matéria divulgada no dia 18 de novembro pelo Cavok, sobre a possível aquisição de 108 aeronaves Gripen pelo Brasil (leia aqui a matéria), o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) respondeu ao nosso site que o número divulgado foi apenas um planejamento, visando um futuro onde as aeronaves A-1M e F-5EM serão desativadas.

Ainda de acordo com a resposta, o contrato assinado com a Saab prevê apenas o desenvolvimento e aquisição de 36 aeronaves Gripen NG.

O site Cavok apenas reuniu informações existentes em conceituados sites da área militar, e trouxe ao nosso leitor os dados até então existentes no meio jornalístico.

Agradecemos desde já a resposta do CECOMSAER e divulgamos abaixo o e-mail na íntegra recebido hoje a tarde:

Prezados,

O contrato assinado com a Saab em outubro deste ano prevê o desenvolvimento e aquisição de 36 caças Gripen NG.

O número divulgado refere-se a estudos realizados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para a renovação gradual e uniformização de toda a frota de aeronaves de caça, à medida que chegar ao fim o ciclo de vida das atuais aeronaves, F-5EM e A-1M. Este estudo, baseado na Estratégia Nacional de Defesa, visa preparar a Força Aérea para os desafios do futuro.

Em decorrência desse planejamento, chegou-se ao número estimado de 108 aeronaves. Mas, reforça-se, este número é apenas um planejamento, sem qualquer relação com o contrato atual.

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Anúncios

45 COMENTÁRIOS

  1. O brasil quando escolheu o gripen nao comprou apenas um caça,comprou um projeto,ele sera financiado e construido em parte por empresas brasileiras,agora que o contrato foi assinado que se começou a desenvolve-lo,o governo ja sabia desde o inicio o precipicio que eles escolheram para se suicidar!

  2. Dois milagres do Papa João Paulo II: Cecomsaer demonstrar ostensivamente que acompanha sites relevantes, como o CAVOK (óbvio: o segredo é a alma do negócio…) e a breve aparição do caro Valduga, mais sumido do que E-99 do Guardião…

Comments are closed.