Um caça Sukhoi Su-30MKI desapareceu no dia 23 e ainda não foi localizado pela Índia.

Autoridades na Índia não conseguiram localizar o jato Sukhoi Su-30MKI da Força Aérea Indiana (IAF) que desapareceu desde a manhã de terça-feira (23). As condições climáticas estão dificultando as operações de busca e salvamento.

Uma aeronave C-130 com carga útil eletro-ótica, helicópteros ALH e Chetak da IAF foram encarregados das operações de busca e salvamento. A IAF também está usando aeronaves SU-30 com capacidade de reconhecimento para localizar a aeronave desaparecida.

“Além dos ativos aéreos, quatro equipes no solo do pessoal da IAF, nove equipes do exército indiano e dois grupos da administração estadual foram desdobrados em diferentes eixos para pesquisar a área. Até agora nenhum avanço foi feito na localização da aeronave e seus pilotos”, disse um oficial da IAF na noite de quarta-feira.

O jato Sukhoi, com dois pilotos com idades entre 25 e 30 a bordo, desapareceu depois de decolar da estação de Tezpur, situada na região nordeste do país. A aeronave estava em uma saída de treinamento de rotina.

A China disse que não tem nenhuma informação relevante para oferecer no momento em relação à aeronave desaparecida. “Estamos seguindo muito de perto a situação no sul do Tibete (Arunachal Pradesh), em primeiro lugar na parte leste da fronteira entre a Índia e a China, a posição da China é consistente e clara e esperamos que a Índia mantenha os acordos entre os dois países e evite a perturbação da paz e da estabilidade nas áreas fronteiriças”, disse Lu Kang, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, nesta quarta-feira, citado pelo PTI.

A China está desconcertada com a decisão da Índia de implantar seus jatos Sukhoi Su-30 de primeira linha na estação de base aérea de Tezpur, que fica a 172 km da fronteira entre a Índia e a China.

Anúncios

9 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite prezados colegas.
    Independente da aeronave, e pelo histórico de manutenções da IAF (que o digam os pilotos MIG-21), há uma chance de ter ocorrido alguma pane. Vamos torcer para que o piloto esteja bem.
    Se eu estiver errado em minhas considerações, peço que me corrijam e me dêem mais informações, que sempre são bem vindas.
    Um grande abraço.

    • Seria mais fácil terem sido abatidos do que deserdado. Mas isso é só uma brincadeira. A minha hipótese é de que o avião se desligou, fazendo todos os sistemas de comunicação e possivelmente o motor e o sistema de voo pararem. Espero que os pilotos estejam bem e que os bancos ejetaveis tenham funcionado.

      • Se fosse o caso já teriam achado .Mesmo despedaçado ,um Su 30 deixaria bastante rastro.

  2. Não querendo especular nem nada ,mais pelas fotos dos destroços esse avião foi abatido

Comments are closed.