Uma cerimônia na fábrica da Israel Aircraft Industries marcou a entrega da 100ª asa do F-35. Esse negócio pode gerar uma receita de US$ 2 bilhões para compensar a compra do F-35 de Israel – um benefício para os países parceiros do programa do F-35. (Foto: IAI)

A Israel Aircraft Industries (IAI) e a Lockheed Martin marcaram no dia 27 de setembro a entrega da 100ª asa para aeronave de combate avançada F-35, entregue em uma cerimônia realizada na linha de montagem de asas da empresa.

A entrega da IAI contou com a presença dos respectivos representantes da administração da Lockheed Martin, representantes do Ministério de Defesa, SIBAT e Autoridade de Cooperação Industrial do Ministério da Economia e Indústria.

O centro de fabricação de asas da divisão de aviação da IAI foi estabelecido em novembro de 2014 e se beneficia de uma forte reputação internacional graças ao amplo conhecimento e experiência na fabricação de asas para os F-16 e T-38. Agora, espera-se que o centro fabrique acima de 800 asas dos F-35 até 2034. Em dezembro de 2018, a IAI inaugurou uma linha inovadora para produção das camadas externas das asas do F-35, expandindo a colaboração entre as duas empresas.

Joshua (Shiki) Shani, executivo da Lockheed Martin Israel, compartilhou: “A entrega da 100ª asa é um marco significativo para o programa F-35. Aproveitamos esta oportunidade para marcar a ampla cooperação que a Lockheed Martin mantém com as indústrias locais como um todo e com a IAI em particular, que desempenham um papel importante no programa global do F-35. O F-35 é o caça de quinta geração líder no mundo, fabricado com os mais altos padrões da cadeia de suprimentos. Esperamos aprofundar a cooperação frutuosa e forte de hoje e de futuros programas, tanto com o Ministério da Defesa quanto com as indústrias de defesa de Israel”.

Nimrod Sheffer, Presidente e CEO da IAI, disse: “A colaboração da IAI com a Lockheed Martin é um importante negócio e de importância estratégica para nós. Consideramos isso um voto de confiança em nome da Lockheed Martin e do governo dos EUA nas capacidades da IAI como líder global. Estamos empolgados em oferecer a 100ª asa e acreditamos que nossa colaboração se expandirá ainda mais no futuro.”

A inovadora linha de montagem das asas do F-35 está em conformidade com todos os requisitos de fabricação e garantia de qualidade da Lockheed Martin. Desde a celebração do contrato de produção, a IAI investiu vários recursos nos mais avançados sistemas e tecnologias, estabelecendo uma linha de produção caracterizada pela máxima precisão, rigoroso controle de umidade e temperatura e rigorosa garantia de qualidade. Entre outras, essas medidas permitem o desenvolvimento de uma peça composta inovadora e exclusiva para a seção superior das asas.

Anúncios