Foto da inundação na Base Aérea de Offutt da conta oficial no Facebook.

A inundação do Rio Missouri danificou dezenas de edifícios em uma base da Força Aérea em Nebraska. Um aumento nos níveis de água devido a queda de neve recorde neste inverno, além de uma enorme queda na pressão do ar no início da semana, gerando muita chuva, inundou o lado sudeste da base com água do Rio Missouri e do Riacho Papio.

Há relatos que cerca de um terço da Base Aérea de Offutt está debaixo de água. A porta-voz da base disse que 60 prédios, a maioria na extremidade sul da base, foram danificados, incluindo 30 completamente inundados com até 2,4 metros de água.

A única pista da base está parcialmente submersa.
Vista geral da Base Aérea de Offutt.

Entre os prédios danificados estão o prédio da sede e um hangar.

A única pista de Offutt deve permanecer fechada até a tarde de terça-feira.

 

Imagens mostram grande parte da base inundada.
A única pista de Offutt deve permanecer fechada até a tarde de terça-feira.

“A equipe Offutt fez um trabalho incrível trabalhando juntos para combater essa enchente histórica da melhor maneira possível”, disse o coronel Michael Manion, comandante da 55ª ALA. “Não temos palavras suficientes para agradecer aos nossos parceiros de missão na base pelo seu apoio, bem como às autoridades da cidade de Bellevue, da cidade de LaVista, do condado de Sarpy, do estado de Nebraska e do distrito de poder público de Omaha.”

Funcionários da base trabalharam 24 horas por dia para fortificar instalações com mais de 235 mil sacos de areia e 460 barreiras contra inundações para minimizar o dano tanto quanto possível.

A Base Aérea de Offutt é uma instalação da Força Aérea dos EUA perto de Omaha, e fica adjacente a Bellevue no Condado de Sarpy, Nebraska. É a sede do Comando Estratégico dos EUA (USSTRATCOM), da 557ª ALA Meteorológica e da 55ª ALA (55 WG) do Comando de Combate Aéreo (ACC).

As operações em Offutt começaram em setembro de 1918, durante a Primeira Guerra Mundial, como campo de balão do Serviço Aéreo do Exército. Originalmente chamado Fort Crook, foi renomeado em homenagem ao piloto da Primeira Guerra Mundial e primeiro-tenista de Omaha Jarvis Offutt em 1924.

O legado da Offutt AFB inclui a construção do Enola Gay e Bockscar, as 2 B-29s que lançaram Little Boy e Fat Man sobre Hiroshima e Nagasaki na Segunda Guerra Mundial. Offutt serviu por mais de 40 anos como sede do antigo Comando Aéreo Estratégico (SAC) e abrigou os centros de comando terrestre e aéreo dos EUA em caso de guerra nuclear durante a Guerra Fria.


FONTE: FOX32, edição CAVOK

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Que tipo de corpo de engenharia constrói uma base, numa planície, do lado de um rio que todo mundo sabe que vai alagar no final do inverno desde que a Marcha para o Oeste começou?

    Senador do Estado deve ter escolhido o local…

    • Uma rápida pesquisa no google: a parte sul/sudeste está distante cerca de 1,22mi do Rio Missouri, o ponto mais alto da base tem uma elevação de cerca de 300m ao nível do mar. Há um pequeno “córrego” ao sul da base, que provavelmente transbordou, colaborando para a enchente. O texto fala ainda da enorme quantidade de neve e de muita precipitação na região, fatos que contribuíram para inundação. http://offutt-history.tripod.com/id15.html Este site conta um pouco da história do local, iniciada ainda no século 19. É bem interessante e conta muita coisa bacana!
      Abs.

      • Interessante o site, agradeço a dica!

        Irônico que o referido riacho – Papillion – se encontra mais próximo à porção ao norte da instalação, que não foi alagada com as imagens.

        Quando falei em planície, busquei indicar o trecho de relevo às margens, menos acidentado, comum de rios caudalosos, que possuem muitos tributários.

        O EUA, como o Brasil, já chegou naquele momento em que nada mais é inédito. Se muito, quebra-se recordes. Enchentes no Missouri não são novas.

        Abraço e uma boa semana!

    • Voce leu pelo menos o primeiro paragrafo? Voce e seus seguidores de like…

  2. Me pareceu que os dois quadrirreatores são os RC135 RJ. Será? Do celular não consigo amplicar muito a imagem.

    CM

Comments are closed.