A aeronave A400M Atlas da Força Aérea Francesa em operação de testes na pista de terra de Madama, no Níger. (Foto: Armée de L'Air)
A aeronave A400M Atlas da Força Aérea Francesa em operação de testes na pista de terra de Madama, no Níger. (Foto: Armée de L’Air)

Entre os dias 24 e 31 de agosto de 2016, a aeronave de transporte tático A400M Atlas realizou uma campanha experimental em pistas semi preparadas de terra em Madama, no Níger.

As operações ocorreram no Níger no final de agosto. (Foto: Armée de L'Air)
As operações ocorreram no Níger no final de agosto. (Foto: Armée de L’Air)

Esta campanha experimental foi conduzida por especialistas da unidade da equipe de testes da aeronave de transporte tático (EMATT) do centro de excelência em aviação militar (CESD). Esta fase de testes utilizou um A400M Atlas pertencente a Base Aérea 123 de Orleans, da Força Aérea da França.

O campo de pouso de Madama permite este tipo de testes austero. (Foto: Armée de L'Air)
O campo de pouso de Madama permite este tipo de testes austero. (Foto: Armée de L’Air)

Durante uma semana, o Atlas A400M se multiplicou e foi colocado, dia e noite, com sucesso em diversas configurações de pousos e decolagens. Os primeiros resultados obtidos no local confirmaram que a aeronave estava totalmente capaz de usar este tipo de pista semi preparada, tanto de dia como de noite.

A escolha de campo em Madama não é coincidência. Sua extensão cumpre todos os requisitos, com a qualidade adicional de ser mantida diariamente por equipes do Regimento de Engenharia Aérea 25 (25e RGA).

ob_e266f7_14231415-1654261418221112-201994450471

A operação noturna foi um dos desafios realizado pela Força Aérea Francesa. (Foto: Armée de L'Air)
A operação noturna foi um dos desafios realizado pela Força Aérea Francesa. (Foto: Armée de L’Air)

O Estado-Maior da Força Aérea da França determinou oficialmente experimentar o Atlas da EMATT Atlas na pista de terra em condições de segurança ideais, num quadro de emprego adequado e garantindo a preservação ótima da integridade das aeronaves, tripulantes, passageiros e bens transportados.

O objetivo foi avaliar a operação do A400M em pistas de terra, de acordo com um método incremental. Inicialmente, a equipe de teste conduziu o experimento em um terreno de alta resistência, de dia e noite. O experimento continuou em uma pista com características similares a aquelas no campo de Madama e com as condições de segurança para acesso seguro e fácil para o pessoal de terra.

A França realiza seguidas operações de apoio a suas forças no Níger. (Foto: Armée de L'Air)
A França realiza seguidas operações de apoio a suas forças no Níger. (Foto: Armée de L’Air)

A Força Aérea Francesa tem agora dez aeronaves A400M localizados na base aérea 123 de Orleans, junto ao Escadron de Transport 1/61 “Touraine”. A aeronave de transporte militar tático produzido pela Airbus Defence and Space, o A400M é projetado para transportar até 37 toneladas de equipamentos e realizar todas as missões relacionadas com o transporte, incluindo as conexões entre e dentro do teatro, o lançamento aéreo de pessoal e equipamento, incluindo reabastecimento e evacuação médica.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. será que o KC-390 consegue operar nas condições da primeira foto?

Comments are closed.