Um HH-60W do 413º Esquadrão de Teste de Voo fica pendurado na câmara anecóica da Base Aérea de Eglin, na Flórida. O Whisky entrou na câmara por aproximadamente sete semanas de testes em sistemas defensivos. (Foto: U.S. Air Force / Samuel King Jr.)

O mais novo helicóptero de resgate da Força Aérea dos EUA, o HH-60W foi suspenso em uma câmara à prova de som para testes de sistemas de defesa no mês passado.

O HH-60W do 413º Esquadrão de Testes de Voo (FLTS) entrou na unidade de Integração de Comprovação de Munições e Sistemas Eletrônicos (J-PRIMES) em meados de novembro, durante aproximadamente sete semanas de testes de sistemas defensivos.

Esses sistemas são uma atualização significativa do legado HH-60G atualmente pilotado pelo Air Combat Command.

A instalação J-PRIMES tem a capacidade exclusiva de capturar dados de alta qualidade nesses sistemas defensivos, isolando a radiação eletromagnética dentro da câmara anecóica da instalação. A câmara é uma sala projetada para parar reflexos de ondas sonoras ou eletromagnéticas e isolada de fontes externas de ruído.

O teste do HH-60W no J-PRIMES caracterizará o desempenho dos sistemas do helicóptero antes do teste de voo de guerra eletrônica. Os testes garantem que ele é capaz de derrotar ameaças hostis enquanto executa sua missão de busca e resgate de combate designada.

A nova aeronave chegou à 96ª Ala de Testes no início de novembro. A Força Aérea dos EUA está programada para comprar 113 helicópteros HH-60W para substituir sua frota antiga de helicópteros HH-60G Pave Hawk.

A instalação J-PRIMES hospeda missões de teste semelhantes ao longo do ano. A instalação fornece um ambiente para facilitar o teste de sistemas de munições ar-ar e ar-superfície e eletrônicos em aeronaves e veículos terrestres em larga escala antes dos testes ao ar livre.

Os dados do teste J-PRIMES serão usados para dar suporte à conformidade com as especificações e verificar discrepâncias ou preocupações defensivas do sistema.

Este é um passo inicial, mas crítico, no processo de desenvolvimento do novo HH-60W. Após o teste na J-PRIMES, esta aeronave em particular começará o teste de voo para seus sistemas defensivos.

“Os testes de desenvolvimento começaram a sério”, disse Joe Whiteaker, comandante de voo do helicóptero de resgate do esquadrão. “Todo novo evento nos aproxima de levar esta aeronave para o guerreiro, e é nisso que estamos realmente focados”.

Anúncios