Um jato Alphajet francês voa junto a um PC-9M do esquadrão acrobático “Wings of Storm” da Força Aérea Croata. (Foto: HRZ i PZO/ M.Kara?i?)

Três aviões de treinamento a jato Dassault Alphajet da Força Aérea Francesa, no dia 2 de março de 2017, completaram uma visita de intercâmbio de dois dias ao Esquadrão de Asa Fixa da 93ª Base da Força Aérea e Defesa Aérea da Croácia, junto aos quartéis “Pukovnik Mirko Vukuši?” em Zemunik.

Essa foi a primeira visita de aeronaves militares francesas à Croácia, abrindo o caminho para uma cooperação reforçada na formação de pilotos.

A atividade foi organizada dentro do programa de treinamento, planejamento e condução de sobrevoos internacionais em aeroportos estrangeiros e para os respectivos procedimentos, que é um programa de treinamento de rotina para os pilotos militares franceses.

Os pilotos do Esquadrão da Asa Fixa da 93ª Base Aérea e os pilotos franceses realizaram um treinamento conjunto com voos em formação entre os jatos Alphajets e turboélices Pilatus PC-9M, enquanto os pilotos do Esquadrão de Asa Fixa da 91ª Base Aérea praticaram interceptação aérea e identificação de alvos voando nos aviões de caça MiG-21.

O vice-comandante do esquadrão de asa fixa e do grupo acrobático “Wings of Storm”, o tenente-coronel Damir Bariši?, apreciou a oportunidade de acolher os pilotos da Força Aérea Francesa e trocar experiências relacionadas com a educação de pilotos militares. “As atividades de formação deste tipo são uma prática comum na maioria das forças aéreas europeias e uma valiosa oportunidade para que os jovens pilotos aumentem o conhecimento, a experiência e a auto-confiança”.

Anúncios