A equipe francesa de demonstração aérea, Patrouille de France, chegou nesse sábado nos Estados Unidos, e realizou um sobrevoo em formação sobre a cidade de Nova York. (Foto: Armée de L’Air)

Depois de meses de preparação, a equipe de demonstração acrobática da Força Aérea Francesa, a Patrouille de France, iniciou sua viagem para a América do Norte. O início ocorreu no dia 17 de março, quando 10 treinadores a jato Alphajets e uma aeronave de apoio A400M deixaram a base aérea em Salon-de-Provence, com 52 militares e 25 toneladas de carga, e seguiram para a América do Norte.

Mas antes de chegar na América do Norte, a viagem contou com várias escalas. Primeiramente a equipe fez uma escala na base de Orleans, ainda na França, onde foram ajustados os últimos detalhes. Depois fizeram uma parada em Lossiemouth, base da Força Aérea Real Britânica localizada na Escócia, onde o esquadrão permaneceu durante dois dias aguardando condições meteorológicas favoráveis. Lossiemouth é uma das duas bases britânicas que hospeda o caça Eurofighter Typhoon FGR4.

A partir de Lossiemouth, a equipe também foi acompanhada por um Falcon 50M 24F da Marinha Francesa, que deu o apoio na missão de resgate de ar-mar (SAMAR) ao longo da viagem sobre o Oceano Atlântico. Foi uma espécie de anjo da guarda durante os longos trechos sobre a água. O Falcon 50M precedia os Alphajets em voo, com a tripulação sempre monitorando o clima ao redor e coordenando toda uma cadeia de salvamento (barcos, instalações de busca e salvamento, etc).

No dia 19 de março, a Patruille de France chegou na Islândia, especificamente na base em Keflavik, e no dia seguinte, chegou ao Aeroporto de Kangerlussuaq (Grande Fiorde no idioma local), que é uma antiga base militar localizada em uma pequena cidade da Groenlândia (território dinamarquês) localizado dentro do Círculo Ártico. Nessa base a equipe permaneceu durante dois dias, com as temperatura chegando próxima de -27°C.

No dia 22 de março todas aeronaves decolaram rumo a América. Antes de chegar nos EUA, fizeram uma escala para reabastecimento em Goose Bay, no Canadá, e depois pousaram para pernoite em Bagotville.

A viagem foi então coroada no dia 25 de março, sábado, com um sobrevoo das aeronaves Alphajets na Estátua da Liberdade e na Ilha de Manhattam. A aeronave A400M acompanhou os jatos durante a especial passagem registrando essa espetacular chegada aos EUA.

Hoje (26), a Patrouille de France fará um sobrevoo em Washington, DC, e no dia 1º de Abril fazem uma primeira demonstração em Melbourne.

Para saber mais sobre a agenda de apresentações no tour pela América do Norte, clique aqui.

Anúncios