A Índia deve adquirir dois novos A330 AWACS.

A Força Aérea Indiana (IAF) deve receber dois novos sistemas de alerta aéreo e controle (AWACS) e aguarda aprovação do Comitê de Segurança do Gabinete para compra.

No mês passado, o Conselho de Aquisição de Defesa da Índia (DAC) aprovou uma proposta conjunta de US$ 1,2 bilhão da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO) e da Força Aérea Indiana para compra de dois Airbus A330 e convertê-los radares de alerta aéreo e sistema de controle (AWACS) de longo alcance com capacidade de 360 ??graus, disseram altos funcionários familiarizados com o desenvolvimento.

A proposta está agora perante o Comitê de Segurança do Gabinete (CCS) e estima-se que todo o projeto leve três anos após a liberação do comitê de pesquisa.

“A necessidade de mais aeronaves AWACS foi sentida intensamente após o ataque aéreo de Balakot, com o Paquistão sendo capaz de implantar suas aeronaves SAAB 2000 AWACS 24×7 nos setores norte e sul e a Índia sendo capaz de cobrir os dois teatros apenas por 12 horas por dia”, disse um dos funcionários das empresas acima.

O DRDO também decidiu entregar um terceiro sistema de alerta aéreo transportado baseado na aeronave Embraer ERJ-145 para IAF aprimorar ainda mais a capacidade indiana no teatro de campo de batalha. A IAF já possui dois radares israelenses PHALCON montados em uma plataforma russa A-50 e dois radares desenvolvidos pelo DRDO montados em plataformas de aeronaves regionais da Embraer.

A Força Aérea Indiana deve receber um terceiro ERJ-145 AEW&C.

De acordo com a proposta liberada pelo DAC, o AWACS da Airbus será uma joint venture 50:50 entre o DRDO e a IAF. Depois que a aeronave for comprada, o DRDO montará um radar de cúpula de rotor de 360 ??graus junto com a capacidade de comunicação de ponta para guiar os caças da IAF e atacar helicópteros em futuros teatros de guerra, disse um dos oficiais citados acima.

O AWACS não apenas rastreia a ameaça aérea, seja um caça ou um míssil, mas também orienta a contra-resposta.


Fonte: Hindustan Times

Anúncios