O projeto que deveria ser concluído em 2018 parece estar de volta ao rumo certo, com oficiais graduados dizendo que o porta-aviões operará inicialmente a bordo caças MiG 29K.Os motores do primeiro porta-aviões de concepção e fabricação indiana foram acionados pela primeira vez e a Marinha indiana espera em breve iniciar a próxima etapa de ensaios. A liderança da Marinha espera que o cronograma agora seja cumprido e que o navio esteja pronto para entrar em serviço em 2022.

Oficiais graduados dizem que o porta-aviões operará inicialmente caças MiG 29K. O porta-aviões de 37.500 toneladas é o maior navio de guerra já construído em um estaleiro indiano, está agora em sua fase final de construção e a Marinha pode considerar operar um número limitado da versão marítima do Tejas, uma vez que o modelo esteja apto para o serviço.

No entanto, é improvável que o Tejas Naval atenda aos requisitos técnicos da Marinha e esteja pronto para o serviço operacional antes de 2026, o que poderá sobrecarregar a frota de caças MiG 29K atualmente usados no INS Vikramaditya.

A Marinha indiana tem como requisito essencial o uso de jatos bimotores para garantir a segurança da tripulação sobre o mar.

A Organização de Pesquisa e Desenvolvimento para Defesa (Defence Research and Development Organisation – DRDO) prometeu um caça a jato tecnicamente compatível com o serviço embarcado até 2026. Se isso se confirmar, a Marinha indiana estará aberta para usá-lo no segundo porta-aviões de fabricação nacional que planeja construir. Embora os fundos não tenham sido liberados pelo Ministério da Defesa, a Marinha espera uma rápida aprovação de seu plano de iniciar a construção de um novo porta-aviões, maior, o mais breve possível.

A Marinha acredita que o Tejas naval em desenvolvimento poderia seguir para testes no convés no INS Vikramaditya em breve. Recentemente o avião passou com sucesso por uma bateria testes noturnos e também realizou o lançamento de quatro mísseis ar-ar nos últimos dias.


Com informações do jornal The Economic Times

Anúncios