A Leonardo informou que uma aeronave de patrulha marítima turboélice ATR, semelhante a este ATR-72 MP da Força Aérea Italiana, conseguiu com sucesso uma demonstração lançamento de paraquedistas, comprovando assim a flexibilidade operacional da aeronave à procura de novos mercados. (Foto: Leonardo)

Recentemente, a Leonardo realizou uma atividade experimental em voo demonstrando a adequação da aeronave ATR MP para implantar missões de salto de paraquedistas, usando uma porta instalada na parte traseira da cabine.

Os testes, realizados com sucesso no final de julho, incluíram o lançamento de paraquedistas e manequins, além de demonstrar a eficácia dos procedimentos de recuperação durante uma emergência.

Com este teste, o ATR MP confirma sua versatilidade, já tendo sida escolhida por muitos clientes, pois pode ser reconfigurada rapidamente para realizar missões significativamente diferentes, mantendo os baixos custos operacionais e alta confiabilidade, originados no modelo de plataforma de turboélice civil ATR 42/72-600, líder no mercado civil.

O ATR MP está equipado com os mais modernos sistemas de missão, comunicação e sensor, que permitem adquirir, processar e transmitir ou receber informações em tempo real de centros de comando e controle em terra, no ar ou no mar, para garantir a coordenação e a eficácia das operações.

O coração do conjunto de missões é o sistema ATOS da Leonardo (Observação e Vigilância Tática Aerotransportada), que gerencia a vasta gama de sensores com os quais a aeronave está equipada, combina as informações coletadas e apresenta uma situação tática geral (fusão de dados), proporcionando excelente percepção situacional aos operadores (o ATR 72 MP pode embarcar até 4 estações de última geração).

A aeronave, que realiza missões de até 10 horas, também pode ser equipada com um sistema de autoproteção, totalmente integrado ao sistema de missão e aviônicos básicos.

O ATR MP é operado, em suas diversas configurações, pela Guardia di Finanza, pela Guarda Costeira Italiana e pela Força Aérea Italiana, para patrulha marítima, busca e identificação de navios de superfície, SAR (busca e salvamento), monitoramento e intervenção de atividades ecológicas, ajuda em desastres, proteção das águas territoriais e prevenção do tráfico de drogas, pirataria e contrabando. O ATR MP também é operado por vários clientes estrangeiros.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS