A Bulgária pretende comprar inicialmente 8 caças F-16V.

A empresa de defesa e aeroespacial Lockheed Martin disse na quinta-feira que se chegar a um acordo com a Bulgária até a metade do ano, poderá entregar o primeiro jato F-16 ao país no final de 2022.

Se as duas partes chegarem a um acordo, o treinamento dos pilotos da Força Aérea Búlgara e da equipe de solo começará em 2021, afirmou o gerente sênior de desenvolvimento de negócios da empresa, Jim Robinson, em comunicado.

A empresa deve lançar em duas semanas uma nova fábrica em Greenville, Carolina do Sul, onde os jatos F-16 para a Bulgária poderão ser feitos se um acordo for assinado.

Além disso, como parte de seus compromissos, a Lockheed Martin abrirá uma instalação de manutenção, reparo e revisão (MRO) na Bulgária, onde os engenheiros locais serão responsáveis ??pela manutenção dos jatos F-16 durante sua vida útil de 12.000 horas.

De acordo com a Lockheed Martin, a Romênia também está estudando a possibilidade de adquirir mais jatos, enquanto a Croácia está analisando as necessidades de sua força aérea.

O parlamento da Bulgária mandatou o governo em janeiro para iniciar conversas com os EUA sobre a compra de caças F-16 Block 70.

Em outubro de 2018, a Bulgária disse que os EUA, Suécia e Itália responderam ao seu pedido de propostas para o fornecimento de até 16 jatos para substituir a frota envelhecida de aeronaves de combate de fabricação russa da Força Aérea Búlgara. Os EUA ofereceram novos jatos F-16 ou F-18, a Saab ofereceu novos jatos Gripen C/D, enquanto a Itália ofereceu aviões Eurofighter. Posteriormente, a Saab melhorou sua oferta e ofereceu entregar 10 jatos em vez dos oito inicialmente propostos.

Em junho de 2018, o parlamento da Bulgária aprovou um plano para a aquisição de aviões de combate compatíveis com a OTAN em dois estágios. A primeira etapa prevê a compra de pelo menos oito aeronaves para um total estimado de US$ 1,1 bilhão.


Fonte: SeeNews

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. governo de lá fez uma péssima escolha. esse caça é um perrengue para decolar e pousar em pistas sem detritos. nem pode pousar em estradas. pressão do governo trump fio pesada mesmo

Comments are closed.