Dois F-35C do VFA-147 durante voo de treinamento próximo da NAS Leemore. (Foto: U.S. Navy)

A Marinha dos EUA declarou a capacidade operacional inicial (IOC) de sua frota de F-35Cs em 28 de fevereiro de 2019. O marco demonstra a maturidade e capacidade do F-35C e é um passo significativo no caminho para a primeira implantação programada do F-35C em 2021.

O Comandante, Forças Aéreas Navais e o Comandante Adjunto da Aviação dos EUA para a Aviação Naval anunciaram conjuntamente que a variante de porta-aviões do Joint Strike Fighter, o F-35C Lightning II, atendeu a todos os requisitos e alcançou Capacidade Operacional Inicial (IOC).

O anúncio do dia 28 de fevereiro acontece logo após o esquadrão de F-35C VFA (Strike Fighter Squadron) 147 da Marinha dos EUA ter completado as qualificações embarcadas no porta-aviões USS Carl Vinson (CVN 70) e recebido a certificação Safe-For-Flight Operations.

Para declarar a IOC, o primeiro esquadrão operacional deve ser adequadamente tripulado, treinado e equipado para realizar missões atribuídas em apoio às operações da frota. Isso inclui ter 10 aeronaves F-35C Block 3F, peças de reposição necessárias, equipamentos de suporte, ferramentas, publicações técnicas, programas de treinamento e um Sistema de Informações de Logística Autônoma funcional (ALIS).

Além disso, o navio que suporta o primeiro esquadrão deve possuir a infra-estrutura adequada, qualificações e certificações. Por fim, o Escritório Conjunto de Programas, a indústria e a Aviação Naval devem demonstrar que todos os procedimentos, processos e políticas estão em vigor para sustentar as operações.

“O F-35C está pronto para operações, pronto para combate e pronto para vencer”, disse o Comandante das Forças de Aviação Naval, vice-almirante DeWolfe Miller. “Estamos adicionando um incrível sistema de armas ao arsenal de nossos grupos Carrier Strike que aumentam significativamente a capacidade da força conjunta.”

A Estação Aérea Naval (NAS) de Lemoore é a base da Aviação de Caça da Marinha dos EUA para os esquadrões F-35C da frota e também do Esquadrão de Substituição da Frota (FRS), VFA-125 que treina os pilotos do JSF para Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Para acomodar o programa F-35C em Lemoore, várias instalações foram construídas ou remodeladas para facilitar os requisitos específicos do F-35C no que diz respeito à manutenção e treinamento, incluindo uma Instalação dos Pilotos em Treinamento, Mecanismo Centralizado de Reparo, Centro de Treinamento dos Pilotos e um recém remodelado hangar.

Projetos futuros estão planejados para a transição de esquadrões da Marinha para o F-35C.

“Estamos muito orgulhosos do que nossos marinheiros conquistaram na comunidade do Joint Strike Fighter”, disse o Capitão Max McCoy, comandante da Ala Joint Strike Fighter com a Marinha dos EUA. “Seu compromisso com a missão entregou a capacidade de quinta geração para a ala aérea embarcada, tornando-nos mais efetivos em combate do que nunca. Continuaremos a aprender e melhorar as formas de manter e sustentar o F-35C enquanto nos preparamos para a primeira implantação. A adição do F-35C à capacidade existente da Carrier Air Wing garante que possamos lutar e vencer no espaço de batalha disputado agora e no futuro.”

Enquanto isso, o contra-almirante Dale Horan, diretor do Escritório de Integração da Frota F-35C na Marinha dos EUA, afirmou: “O F-35C revolucionará a capacidade e os conceitos operacionais da aviação naval baseada em porta-aviões usando tecnologias avançadas para localizar, consertar e avaliar ameaças e, se necessário rastrear, travar e atingir alvos em todos os ambientes contestados”, acrescenta. “Essa conquista representa anos de trabalho duro por parte do Escritório do Programa Conjunto F-35 e da Empresa de Aviação Naval. Nosso foco agora passou a aplicar as lições aprendidas deste processo para futuras transições de esquadrão e preparar o VFA-147 para sua primeira implantação no exterior.”

A Marinha agora se une ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e à Força Aérea dos EUA como o terceiro e último serviço dos EUA a declarar sua missão no F-35 pronta e com capacidade de combate. Seis operadores do F-35 estão agora com a IOC declarada, incluindo o USMC, a USAF, a Marinha dos EUA, a Força Aérea Israelense, a Força Aérea Italiana e o Reino Unido.

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5 COMENTÁRIOS

  1. Nae não admite erros. Todo mundo sabia que a USNavy não daria mole para a Lockheed. Com certeza, vão perturbar muito para dar o FOC, o que é bom para o programa.

  2. Se cumpriu os requisitos, é um acréscimo é tanto no poder da frota. A USNavy não tolera ativos ineficientes, não permitiria que um avião que não atendesse plenamente fosse embarcado. Esse avião vai fazer história.

  3. Um avião sem canhão orgânico não é em caça.
    Mesmo assim, creio que será a versão mais interessante do F-35

  4. Depois dos problemas com peso capacete do F-35 no segundo de ser catapultado o F-35C pronto para combate. Onde seria primeiro? voto por Caracas e você ? Pequim, Teerã e o Kremlin podem esperar.

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