O interceptador endo-atmosférico TWISTER da MBDA.

No dia 12 de novembro, o Conselho da União Europeia deu luz verde ao projeto de capacidade TWISTER (Timely Warning and Interception with Space-based TheatER surveillance) para implementação no âmbito da cooperação estruturada permanente (PESCO).

Este projeto internacional de defesa antimísseis, que já inclui cinco países europeus, busca desenvolver, com o apoio do Fundo Europeu de Defesa, um interceptor europeu multifuncional para enfrentar ameaças emergentes e entrar em serviço até 2030.

Ao abordar esta lacuna de capacidade, o componente interceptador do projeto TWISTER acabará por se tornar um elemento-chave na contribuição dos países europeus à missão de defesa territorial, populacional e das forças armadas da OTAN, atendendo ao nível de ambição da União Europeia no campo da defesa antimísseis. Ao racionalizar e agrupar as capacidades, os Estados Membros da PESCO se beneficiarão de uma capacidade operacional de classe própria e garantirão sua autonomia estratégica e liberdade de ação.

Esse novo interceptador endo-atmosférico abordará uma ampla gama de ameaças, incluindo manobras de mísseis balísticos com alcance intermediário, mísseis de cruzeiro hipersônicos ou de alta velocidade supersônica, planadores hipersônicos e alvos mais convencionais, como aeronaves de combate da próxima geração. Este interceptador integrará sistemas terrestres e navais existentes e futuros.

A MBDA está comprometida em atender a essa necessidade por meio de tecnologias e arquiteturas da próxima geração, baseadas em estudos nacionais e financiados por empresas que foram realizados nos últimos cinco anos. A MBDA também se baseará em sua experiência de cooperação industrial em nível europeu, em sua longa herança de programas de defesa aérea complexos e em suas sólidas relações industriais em todo o cenário europeu para estabelecer uma equipe liderada por habilidades e capacidades.

“A MBDA saúda com entusiasmo a decisão do Conselho”, disse Éric Béranger, CEO da MBDA, “e comprometerá toda a sua energia e ampla experiência em defesa de mísseis em futuras atividades colaborativas e internacionais de P&D. Este projeto interceptador de próxima geração oferece uma oportunidade única para os europeus convergirem seus esforços no campo da defesa antimísseis e garantirem a soberania em uma área vital para sua autonomia estratégica. Esses interceptores de ponta são tecnologicamente exigentes e seu desenvolvimento representará um salto qualitativo em todo o setor de mísseis da Europa. Nosso modelo industrial como campeão europeu nos dá a massa crítica necessária para entregar esse projeto desafiador através da cooperação com nossos parceiros industriais europeus.”

O projeto TWISTER é o segundo projeto de sistemas de mísseis a ser apoiado no âmbito da nova agenda europeia de defesa após o programa de capacidade Beyond Line Of Sight (BLOS), que se tornou parte do PESCO em novembro de 2018 e para o qual a MBDA apresentou seu sistema de combate terrestre de 5ª geração, a única solução sob autoridade européia de projeto que oferece às unidades de combate da linha de frente a capacidade de disparar além da linha de visão direta, mantendo a tomada de decisões em campo.

Anúncios