MiG-35
MiG-35 (Fulcrum F), em caráter ilustrativo

O site de notícias russo RIA Novosti publicou há pouco um artigo, cujo teor é atribuído ao vice-presidente da RAC MiG, Alexei Beskibalov, que teria afirmado que a agência russa para exportação de armas, Rosoboronexport, assinou um contrato em abril de 2015 para o fornecimento de “mais de 50 unidades do caça multifunção MiG-29M/M2”, que é a denominação interna do fabricante para o MiG-35 (Fulcrum F).

As declarações do dirigente foram proferidas durante a celebração do 84º aniversário da fábrica de aeronaves ‘Sokol’, localizada na cidade de Nizhny Novgorod. Beskibalov não foi específico quanto ao cliente, tendo afirmado apenas que as aeronaves tinham sido adquiridas por uma nação do norte da África. Ainda de acordo com Beskibalov, os dois primeiros exemplares do caça adquiridos no âmbito desde contrato serão entregues até o final do ano.

MiG-35
MiG-35 (Fulcrum F), em caráter ilustrativo

divider 1

FONTE: RIA Novosti

EDIÇÃO: Cavok, com informações de Kuryer, direto de Ulyanovsk, na Rússia

NOTA DO EDITOR¹: Favor acatar como NOTA DO EDITOR o trecho em itálico no final do primeiro parágrafo do texto acima.

NOTA DO EDITOR²: Existem três nações no norte da África que são tradicionais clientes de aeronaves de combate russas: Argélia, Líbia e Egito. Considerando que os argelinos não tiveram uma boa experiência com o MiG-29SMT, é improvável que eles optassem por adquirir o MiG-35, sem falar que eles já operam 44 exemplares do caça Su-30MKA, com 14 unidades adicionais já encomendadas. A Líbia continua mergulhada em guerra civil, que começou antes mesmo da queda do ditador Muamar Kadafi, e o país não tem um governo estável, nem tampouco condições financeiras para uma aquisição deste porte. O Egito, entretanto, é sabido que manteve negociações com a Rússia para a aquisição de aproximadamente 50 unidades do MiG-35. Quem acompanha meus comentários no Cavok seguramente já me viu argumentar a respeito desta aquisição.

Anúncios

57 COMENTÁRIOS

  1. La marca eu nao estou captando, foi mal, o cérebro esta lento.

    O Mig 29 m-m2 é o Mig 35 ??

    Ebntao a wikipedia esta errada, la esta escrito que o Mig 35 é um desenvolvimento a partir do Mig 29 m-m2.

    Nao entendi nada.

    Quem será produzido, o Mig 29 ou o Mig 35 ????

    • Wagner_FSB,

      O MiG-29M/M2 não chegou a ser produzido de fato. Então quando a RAC MiG começou a trabalhar em atualizações para o Fulcrum, ela manteve a denominação interna. Assim como a Sukhoi, por exemplo, fez com o Su-34, que internamente é o Su-27IB.

      A Wikipedia até pode ser usada como consulta, mas não dá para se basear nela como fonte fidedigna de informações, em nada.

      Por fim, vou disponibilizar duas imagens de um exemplar do MiG-35 ainda na linha de montagem. Favor observar a descrição, no rodapé das fotos:
      http://www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2
      http://www.cavok.com.br/blog/wp-content/uploads/2

      Qualquer dúvida, estou à disposição.

      Sds!

    • Poxa, wiki?
      Enfim, provavelmente deve ser a mesma coisa dos Flankers, por exemplo, o outro nome de desenvolvimento do Su-33, é Su-27K, porque o Su-33 teve base no Su-27. Ou talvez eu esteja errado.

      • É por aí mesmo, Ufric…

        Eu até acho que o caça a ser fornecido para o Egito será uma versão downgrade do MiG-35 fornecido à VKS, sem a capacidade de empregar armamento nuclear, por exemplo, assim como a Dassault fez com os Rafale.

Comments are closed.