Concepção artística do KC-390 nas cores da Força Aérea Portuguesa.

O Governo de Portugal e a Embraer assinaram hoje, em cerimônia realizada nas instalações da Embraer, em Évora, o contrato para aquisição de cinco aviões de transporte multimissão KC-390, suporte e serviços e simulador de voo.

O contrato faz parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.

O KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. A aeronave cumpre os requisitos da Força Aérea Portuguesa sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais e acrescenta capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.

Legenda (esquerda para direita): Comandante da Força Aérea Portuguesa, General Joaquim Borrego; Primeiro-ministro de Portugal, António Costa; e Presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, durante cerimônia para assinatura de contrato para aquisição do KC-390, realizada nas instalações da Embraer, em Évora, Portugal, em 22 de agosto de 2019.

“Este é o coroamento de um criterioso processo de seleção que nos deixa orgulhosos, representando o ingresso do KC-390 no mercado internacional. O KC-390 atenderá às necessidades operacionais de Portugal, garantindo a capacidade de integração com as nações aliadas pelas próximas décadas”, afirmou Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Este contrato reforça a parceria industrial entre Portugal e a Embraer, contribuindo para o desenvolvimento da engenharia e da indústria aeronáutica em Portugal”.

Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na geração de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.

O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil em 2018 e está em plena produção seriada. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB) e mais entregas esperadas no decorrer do ano.

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15 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns aos Portugas pelo risco de operar algo que não cumpre com todas exigências do projeto como por ex. pousar na Antártica (eu nunca vi foto), além claro do risco de voar um sistema que nem a fab ainda tem. Como os portuga fazem parte do projeto, é compreensível mas pra alguém que vai pagar de prateleira, é arriscado comprar tão cedo.

    • O que tem de mais pousar na Antártica? Até A320 e B737 pousam lá, que eu saiba não tem problema algum, o que não dá é fazer um pouso de risco, em pista pequena, com muita neve e vento… Se por acaso esteja falando isso para superestimar o Hércules por fazer isso a décadas, saiba que na maioria das vezes os voos tem de ser cancelados e o C-130 da FAB retorna para o continente americano e o pouso no continente gelado fica para outro dia.

      • kkkkk essa foi ótima, muito boa e você esta com toda razão uma crítica completamente sem noção.

  2. Explique melhor quais são estas exigências por favor! E que risco é esse jovem?

    • Sempre que eu vejo nas licitações das diversas forças eu sempre vejo os termos "testado e combate", "horas de voo", "numero x de usuários", o KC não está em nenhuma delas pois obviamente é novo, ninguém o usa. Eu como um chefe de uma força jamais usaria o dinheiro do contribuinte em algo que é uma incógnita, uma analogia, você vai comprar uma pickup, quem em sã consciência compraria a primeira da Volks, guardadas as devidas proporções. Como eu disse a fab tem motivo, ela foi a interessada e financiadora mas caso contrário, é risco.

      Sobre as exigências, tem power point da fab mostrando o projeto KC390 para os deputados, tem montagem lá que eu ainda nao vi o KC fazer, como pousar na Antártica e pista semi preparadas.
      Uma curiosidade, fui procurar o power point e postar aqui e so encontrei o mais recente e nele esta atualizado, sem essas exigências iniciais que estavam lá e que mostraram na camara inclusive.

      slide 16 (atualizado): https://www.camara.leg.br/internet/comissao/index

  3. FAP não tem necessidade de operar na Antártida.
    Segue o jogo.

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