Boeing 787 Dreamliner
Boeing 787 Dreamliner

A Boeing informou que o primeiro voo, do muito aguardado Boeing 787 Jetliner, apelidado de Dreamliner, será feito provavelmente no final de dezembro de 2009, e será entregue para o primeiro cliente no final de 2010.

De acordo com a empresa, o objetivo do primeiro voo do Boeing 787 Dreamliner é aguardado para finalizar a validação dos testes das modificações feitas na lateral da fuselagem. Foram essas modificações que atrasaram o primeiro voo do 787, que estava previsto para o mais tardar em junho de 2009.

Segundo Scott Fancher, vice presidente e gerente geral do programa 787 disse que as soluções encontradas para a lateral da aeronave estão prontas e que o primeiro voo está dentro do cronograma. As preparações para o voo inaugural estão no aguardo agora das validações feitas nos testes estáticos de solo que finalizaram com a aeronave ZY997, de acordo com observadores da indústria aeronáutica.

Mesmo após essas validações, deverão ser feitos novos testes – o órgão FAA e a Boeing vão continuar avaliando os resultados e confirmar se o projeto do Dreamliner está de acordo com as normas e os requisitos propostos.

A janela de tempo prevista para o primeiro voo deve ser entre os dias 17 e 24 de dezembro de 2009. Todavia, mesmo que apareça algum problema, a Boeing aposta que na última semana de dezembro ainda poderá ser confirmada para o primeiro voo do 787.

Enquanto isso, a Boeing está correndo um sério risco de perder um pedido de aeronaves 787 no valor de mais de 1 bilhão de dólares, da Oman Air. A empresa do Sultanato do Omã está aguardando seus pedidos com mais de 2 anos de atraso. Foram encomendados 6 aeronaves 787 Dreamliner, com a primeira devendo ser entreguem em 2014.

Se a Boeing não puder manter esse prazo de entrega, a Oman Air vai optar pelo A330, informou o presidente da Oman Air, numa entrevista.

A Oman Air, baseada em Muscat, já possui 7 pedidos do Airbus A330 – com as primeiras 4 previstas para serem entregues ainda em 2009.

O Boeing 787 Dreamliner uma aeronave wide-body, que possui uma capacidade máxima, com a configuração toda na econômica, entre 290 e 330, dependendo do modelo.

A empresa também informar que o Boeing 787 será mais eficiente no comsumo de combustível que as aeronaves anteriores da Boeing. Também, o Dreamliner será a primeira aeronave comercial que irá usar materiais compostos, pricipalmente fibra de carbono, na maior parte de sua estrutura.

A Boeing apresentou seu primiero 787 Dreamliner numa cerimônia em 8 de julho de 2007, na fábrica de Everett, Washington. A partir daquela data o Boeing 787 se tornou a aeronave de passageiros wide-body mais rápida para alavancar vendas da história, atingindo mais de 600 pedidos.

No dia 28 de outubrodesse ano, a Boeing anunciou que escolhia a fábrica de North Charleston como a segunda unidade final de montagem do 787 Dreamliner. Essa unidade de Charleston será encarregada da montagem e instalação dos sistemas do 787.

Mas recentemente as notícias não estão muito boas para Boeing comparada a sua concorrente europeia Airbus, que anunciou recentemente que nos primeiros 10 meses de 2009 receberam 123 pedidos comparados aos 84 da Boeing. Em contra partida, a Boeing recebeu 111 cancelamentos no mesmo período, sendo que 83 foram do Boeing 787 Dreamliner.

O Boeing Dreamliner 787 é o competidor direto com o Airbus A330 o qual já encontra-se em operação.

Fonte: Boeing

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.