Caça UCAV X-47B
Caça Northrop Grumman UCAS X-47B da U.S. Navy

O primeiro voo do X-47B ‘Unmanned Combat Air System Demonstrator’ da U.S. Navy deverá ocorrer apenas no segundo trimestre do ano fiscal de 2010, na Base Aérea de Edwards, na Califórnia. Os planos anteriores eram para ocorrer no final de 2009.

O escritório do programa UCAS-D da Naval Air Systems Command (PMA-268) e a indústria parceira Northrop Grumman continuarão os testes pré-voo da aeronave, para garantir que o sistema esteja 100% pronto para voar no início de 2010.

“Essa não é em qualquer sentido uma aeronave derivada,” disse o Capitão Martin Deppe, gerente do programa em Patuxent River, Maryland. Durante as recentes atividades de verificações do sistema X-47B, foram levantadas dúvidas quanto a propulsão acústica e sequência de acionamento dos motores que não atingiram os níveis requeridos de desempenho, necessitanto ajuda dos engenheiros para resolver os problemas, fazendo ajustes e efetuando testes adicionais, tanto no laboratório quanto na aeronave, antes de seguir em frente, de acordo com Deppe.

Adiando a data do primeiro voo, permitirá efetuar as modificações necessárias e então prosseguir com o primeiro voo, juntamente com a equipe da NAVAIR e da Northrop Grumman, enquanto os primeiros voos a bordo do porta-aviões permanecem previstos para 2012, diz Deppe.

Testes de taxiamento são umas das principais fases da operação pré-voo. Táxi em baixas velocidades são esperados para começar não mais tardar do que dezembro, de acordo com Deppe.

UCAS-D X-47B, apresentado ao público em dezembro de 2008, em Palmdale.
UCAS-D X-47B, apresentado ao público em dezembro de 2008, em Palmdale.

O X-47B será o primeiro avião não-tripulado a jato operado a bordo de um porta- aviões. É também a primeira totalmente nova aeronave de qualquer tipo a operar num convés de voo em mais de 30 anos.

O X-47B demonstrará as capacidades de voos de longo alcance e furtividade, de uma asa voadora não-tripulada de combate, que pode operar de porta-aviões e reabastecer no ar para poder permanecer voando em períodos de ultra-longa duração durante as missões.

Estabelecido em 2007, o programa UCAS-D tem a intenção de reduzir os riscos de investimentos e determinar os requerimentos para uma potencial sequência no programa de aquisições de aeronaves não-tripuladas.

Fonte: NAVAIR – Naval Air System Command

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