A fase IOT&E é uma das mais aguardadas no programa do F-35.

O F-35 finalmente iniciou o Teste e Avaliação Operacional Inicial (IOT&E) oficial, que é projetado para medir a eficácia, adequação, letalidade, capacidade de sobrevivência e capacidade geral da missão. A partir desta semana e continuando até o final de junho de 2019, todas as três variantes do Sistema F-35 (A/B/C) serão testadas em campo.

O F-35C (CF-02) do Esquadrão de Teste e Avaliação em Voo (VX) 23.

A Equipe de Teste Operacional do Joint Strike Fighter (JOTT), sob a supervisão do Diretor de Teste e Avaliação Operacional (DOT&E), assumirá o IOT&E formal com a participação de parceiros internacionais do Reino Unido, Austrália e Holanda. O JOTT começou alguns eventos pré-IOT&E, como operações em climas frios, demonstrações de armas, implementações de adequação e missões de menor risco no início de 2018. O oficial IOT&E tem tudo a ver com conjuntos de missões sofisticadas.

“O início dos testes operacionais formais é um marco de mais de 18 anos em formação”, disse o Vice-Almirante Mat Winter, diretor executivo do programa F35. “É a culminação de anos de trabalho duro e dedicação do governo conjunto e da equipe da indústria que completaram o mais abrangente, rigoroso e mais seguro programa de testes de voo na história da aviação. Enquanto as aeronaves estão em teste operacional, o Escritório Conjunto de Programas do F-35 continuará a apoiar a entrega de melhorias de capacidade por etapas e a modernização do sistema embarcado.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelo histórico problemático no desenvolvimento da aeronave é impossível não perguntar:
    Será que agora vai ?

Comments are closed.