Um Apache AH1D do Reino Unido pousando em condições de neve.

Os helicópteros Wildcat e Apache do Reino Unido serão implantados na Estônia este ano, anunciou o secretário de Defesa Gavin Williamson.

O Ministério da Defesa disse que as aeronaves fornecerão oportunidades de treinamento de aviação para os aliados da OTAN no exercício anual Spring Store na Estônia, no próximo trimestre, bem como para o grupo de batalha liderado pelo Reino Unido como presença avançada da OTAN.

AW159 Wildcat.

A implantação de helicópteros aumentará o contingente para cerca de 1.000 pessoas nos países bálticos, tornando o Reino Unido o maior contribuinte para a Presença Avançada da OTAN – reforçando ainda mais a postura de dissuasão e defesa da Aliança.

No QG da NATO, o Secretário da Defesa sublinhou o apoio do Reino Unido à posição dos EUA sobre o Tratado INF, na sequência de repetidas violações por parte da Rússia – uma posição partilhada pelos Aliados.

O Secretário de Defesa Gavin Williamson disse: “Sempre que a chamada vem da OTAN, o Reino Unido sempre esteve pronto para alcançar seu espectro completo de recursos e oferecer seu apoio. É por isso que estamos promovendo o treinamento na Estônia, implantando alguns dos helicópteros mais avançados do mundo no país.”

Williamson também discutiu uma série de questões com seus pares – observando o progresso contínuo que está sendo feito pelos aliados em gastos com defesa e encorajando outros a seguir o exemplo estabelecido pelo Reino Unido.

Anúncios