Modelo em escala do CR929 durante testes de túnel de vento na Rússia. (Foto: UAC)

Em Moscou, a primeira etapa dos testes do túnel de vento foi concluída no âmbito do programa de aeronaves comerciais de longo alcance da China-Rússia (LRWBCA) CR929.

O projeto está sendo desenvolvido em conjunto pela PJSC “United Aircraft Corporation” (UAC) e a Commercial Aircraft Corporation (COMAC) da China”.

A simulação de túnel de vento do Modelo Padrão de Alta Velocidade (HSM), projetada em conjunto pela equipe de aerodinâmica da COMAC e da UAC e fabricada na China, feita em escala de 1:39 na configuração “fuselagem mais asa”, foi colocada no túnel de vento T-128. O teste foi realizado em uma semana pelos especialistas do TsAGI – Instituto Central de Aeroidrodinâmica (parte do Centro Nacional de Pesquisa “Instituto Zhukovsky”), com a participação conjunta de especialistas da UAC e da COMAC.

Testes semelhantes foram realizados em conjunto pelas partes russas e chinesas no âmbito do programa CR929 na China e na União Europeia durante este ano.

“Uma série de testes em diferentes países nos permitiu coletar dados, com base nos quais podemos realizar uma comparação correta dos resultados. As informações obtidas nos permitem prever com mais precisão as características aerodinâmicas das aeronaves CR929 nas condições de vôo em grande escala”, explica Maxim Litvinov, designer-chefe do programa CR929 do lado russo.

Além do valor prático para o programa CR929, os resultados dos testes do modelo HSM como um todo são de grande importância para o desenvolvimento da indústria nacional de aeronaves civis.

“Poderemos comparar os resultados de testes do mesmo modelo padrão em instalações aerodinâmicas de vários países. Isso acontece pela primeira vez em nossa prática”, diz Anton Gorbushin, chefe do laboratório do complexo de pesquisa em aerodinâmica de aeronaves e dinâmica de voo do TsAGI.

A futura aeronave widebody sino-russa CR929.

Os especialistas realizaram uma análise expressa dos dados obtidos. Atualmente, especialistas chineses e russos estão realizando uma análise detalhada de todo o ciclo de testes e estão gerando um relatório, cujos resultados serão levados em consideração no trabalho de engenharia no âmbito do programa CR929.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Uma bela aeronave! Tecnicamente não há dúvidas que terá boa qualidade técnica, porém quanto ao sucesso nas vendas, por ser do oriente, obviamente que terá um obstáculo sério a vencer. Vamos aguardar as conclusões do senhor mercado, que não falha nunca.

Comments are closed.